Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante em programação


Irlando Santos

Posts recomendados

Olá pessoal como vai ?  :)

Eu trabalho com manutenção de micros mas agora pretendo iniciar na programação e gostaria que vocês me tirassem algumas dúvidas. Qual a melhor linguagem de programação Delphi, Clipper ou Visual Basic ? Qual a mais complicada ? Qual a principal diferenças entre essas três ? Quais as principais vantagens e desvantagens entre essas três linguagens ? Que livros vocês me recomendam ? Adianto-lhes que não sei nada sobre programação !!!

desde já agradeço pela atenção !!!  :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte

Clipper - esqueça. Não é usada em quase nenhum projeto novo.

Para começar, sugiro ou o Delphi ou o VB.

Delphi usa Pascal, que é uma linguagem melhorzinha, com mais possibilidades e um compilador melhor. Entretanto, Visual Basic oferece mais segurança (tipo verificação de limites de Matrizes, etc) e o IDE "ajuda" você a escrever o código (embora acho que Delphi também tem isso já)

Começaria por Visual Basic, mas Delphi é uma boa pedida também.

Quanto a livros, infelizmente não conheco nenhum. Tente buscar um tutorial na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, como você disse que quer iniciar em programaçao, aconselho a você ler algum livro sobre Algoritmos ou Logica de

Programaçao para você poder ter uma visao sobre o raciocinio que se tem quando se esta programando, que é o mais importante, pois a linguagem de programaçao não é nada sem o raciocinio logico do programador, ok.

E depois sim, partir para uma linguagem, pois o algoritmo serve para qualquer linguagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo com o colega acima, e ainda acrescento que seria interessante você investir em um bom curso numa boa escola, se isso for possível e se a cidade onde você mora dispuser de tal curso.

É muito difícil para quem nunca trabalhou com desenvolvimento aprender à lidar sozinho com a sintaxe das linguagens e as ferramentas. Se você pretende aprender atraves de apostilas, seu aprendizado vai ser falho e baseado na maioria das vezes em mitos e maus hábitos do "autor" da "obra".

Já os Fóruns servem para tirar as dúvidas de quem já está entrosado na área, se for para aprender vai ser bem difícil por esse meio.

Mas se não puder fazer um curso, procure bons livros de programação partindo do básico e, à medida que você se aprimorar, vá partindo para o intermediário e avançado.

Os sites de distribuição de código-fonte (como o Planet Source Code) são excelentes pra você "garimpar" exemplos pro seu aprendizado.

E nunca pare de estudar e se atualizar, que é o mais importante. Depois de 9 anos na área, eu continuo à estudar e estou sempre aprendendo!

Boa sorte e bem-vindo ao time!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal muito obrigado pelas dicas e pelo incentivo que estão me dando. Gostaria muito se possível que vocês que já tem esperiência na área me indicassem um bom livro de algoritimos para que eu possa iniciar meus estudos nessa nova área. Acrescento-lhes que acabei de comprar o livro "Delphi 6 a Bíblia", para me dá uma ajuda no aprendizado.

muito obrigado  !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se for porque as universidades aqui ensinam "algoritmos"com uma linguagem pseudo-pascal e pedem pra completar as lacunas.  :tantan:

exemplo

de x = (complete) ate 10

(complete)

escreva x

fim

Poderia se argumentar que uma linguagem para aprendizado teria que ser em modo console (com começo e fim, não um negócio distribuído), mas acho que hoje não é tão necessário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!