Ir ao conteúdo

Me ajudem a entrar no mundo linux!

Rodrigo M Ramos

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá pessoal,

Resisti o quanto pude, mas finalmente pretendo entrar no mundo Linux. :) Gostaria de saber qual distribuição é a melhor da atualidade. Pelo o pouco que vi por aqui, acho que o RedHat 9 é a melhor escolha...

Atualmente eu tenho um HD de 30 GB particionado em 3 com os seguintes sistemas: 2000 Server, XP Pro e 2003 Server. Como eu faço para instalar o Linux no meu computador, mantendo os outros sistemas seguros e selecinando no startup em qual será feito o boot? Gostaria de instalá-lo num outro HD.

Aguardo as dicas!

Um abraço

Postado

É isso aí: KURUMIN LINUX!

Para você que está inicinado ele é a melhor opção. Você pode testá-lo sem instalar rodando através do próprio CD...

Visite o site e saiba mais: http://www.kurumin.org

Pra instalar, você precisará particionar o HD em EXT2 e na hora da instalação escolha o sistema de arquivos REISERFS, que na minha opinião é o melhor sistemas de arquivos. Você pode usar o Partition Magic 8 para criar a partição...

Só uma perguntinha: Pra que você usa 3 Windows?

• Membro VIP
Postado

Só uma perguntinha: Pra que você usa 3 Windows?

Hahaha! Eu sabia que iam zoar... Eu concluí a minha certificação MCSE e preciso estudar... Portanto preciso dos Wins...

Mas sem preconceito nenhum, o XP e o 2000 me atendem perfeitamente bem, sem prolemas, acontece que agora decidi expandir meus horizontes no mundo do Pinguim!!

Postado

Não sei quanto à distribuição Had Hat, mas, eu instalei o Mandrake 9.1 e estou admirado com a facilidade da instalação, em como reconheceu todo o hardware e que a interface gráfica realmente funciona.

Tenho o Windows98 e WindowsXP e não houve problema no gerenciamento da inicialização.

Não foi preciso nem o Partition Magic, pois, o programa de instalação tem um aplicativo de particionamento, onde você pode redimensionar as partições, sem perda de arquivos, excluir e criar novas partições.

Leia este guia aqui do Carlos Morinoto:

http://www.guiadohardware.net/e-books/linux.asp

É muito bom para um começo :**

Postado

E ai Rodrigo beleza

estava demorando pra se render ao Pinguim  :P  :)  ?.?.?

------------

A primeira questão é qual seu nivel de dificuldade com SO's.

(Pra quem é MSCE e analista de Suporte da Apple), sua dificuldade com o novo deve ser pequena.

Kurumin Linux atualmente (na minha opinião) pra quem nunca teve contato com o Linux é uma boa escolha, distribuição brasileira - e de fácil operação a atual versão (2.02) é tão simples quanto o Windows XP. E Graficamente muito bonita.

Se você já tem uma base sobre sistemas operacionais, mais ainda é meio verde no Linux --> Mandrake 9.x é uma distro fácil e um pouco mais completa. Vai te dar novas opções e visões do linux.

Mas se você for partir logo pra uma coisa mais "Geek" - ai o leque de possibilidades é grande.

RedHat ( A famosa distro Linux - cheio de recursos e bem completa. Pode dar certo trabalho o início pra rodar uma coisa ou outra e as famosas dependências de pacote e tal) Mas logo você fica crack :D Tem duas das Interfaces mais usadas (KDE3 e Gnome2) -- Padrões em quase todas as distros (PS: O Kurumin só usa o KDE3 ou IceWM & outros mais simples pra micros mais lentos).

E no campo das mais completas e complexas :D

SlackWare - famosa distro (ainda não me arrisquei nela - é pra "BÃO" no assunto)

SuSE - outra distro conhecida :) (mas não tenho muitas info sobre ela e não tive oportunidade de ver rodando).

E o Debian -- É eleita pelo Linus a distro Padrão do Linux - a que melhor segue a ideia do Linux e incorpora os projetos e etc. (Ainda vou me arriscar a colocar o Debian Aqui (PS: o Kurumin é baseado no Debian) - estou doidinho pra usar ele :)

-----

Dos bem próximos a ideia do Linux também tem:

FreeBSD -  Super conhecido em servidores :D Estou querendo testar também - só não sei se tenho coragem :D

OpenBSD --> Este é muito usado pela turma da Apple serve de base pra coisas que são adicionadas ao MacOSX

NetBSD -- > Também conhecido em servidores - primeira distro a participar do desenvolvimetno do x86-64 (AMD Opteron e Afins) - tem versões experimentais do NetBSD para o processador faz algum tempo.

E também é nele que foi feito o Sonny Linux - usado no PlayStations 2 e superiores. (Na pagina oficial do NetBSD for PS2 - tem até pacotes de desenvolvimento - openoffice e etc etc pra PlayStation).

-----

E se tiver um MAC sobrando por ai - pode tentar o YellowDog Linux (feito pra PowerPC).

----

Devido a sua experiência - brincaria um pouco com o Kurumin só pra pegar uma basezinha rápida. E mudaria pro Mandrake (só pelo fato de ser uma distro maior e com mais coisas que o Kurumin) e depois de aprender umas coisas - mergulharia no RedHat.

Depois disso as outras distros você vai pegar com mais facilidade.

Abraços

Neo

• Membro VIP
Postado

Fala Neo!

beleza cara, recebi algumas dicas legais do pessoal aqui, mas estava faltando a sua dica!

Infelizmente quando. eu comecei a brincar com o modo terminal do Mac OS X, infelizmente tive que vender o iBook... Lamenntável... Eu até queria colocar o Yellow Dog, mas... vida que segue...

Agora decidi, vou arrumar um HDzinho de 10 GB e finalmente instalar o Linux!!

Vou seguir a sua dica e pegar o Kurumin e o Red Hat. O lance de rodar o Kurumin a partir do CD é show, lembra o Macintosh, que dá boot por qualquer bagulho! E o Red Hat eu vou instalar direto no HD e começar a bater cabeça!

Daí partimos p/ o segundo problema: eu já tenho um HD de 30 GB particionado em 3 com o 2000 Server, XP Pro e 2003 Server, como eu faço p/ instalar o Red Hat no meu novo HD de 10 GB e conciliar o boot "quádruplo" entre os SOs?

Grande abraço meu irmão!

Postado
Postado Originalmente por Rodrigo M Ramos@05 Set. 2003,23:57

Agora decidi, vou arrumar um HDzinho de 10 GB e finalmente instalar o Linux!!

Vou seguir a sua dica e pegar o Kurumin e o Red Hat. O lance de rodar o Kurumin a partir do CD é show, lembra o Macintosh, que dá boot por qualquer bagulho! E o Red Hat eu vou instalar direto no HD e começar a bater cabeça!

Daí partimos p/ o segundo problema: eu já tenho um HD de 30 GB particionado em 3 com o 2000 Server, XP Pro e 2003 Server, como eu faço p/ instalar o Red Hat no meu novo HD de 10 GB e conciliar o boot "quádruplo" entre os SOs?

Grande abraço meu irmão!

:D

Nas distros maiores - como é o RedHat você não vai ter problemas com o seu booting.

Já fiz até com mais SO's sem dificuldade :D

O LILO ou Grub (eu particularmente acho o Grub mais "Bonito") mas o LILO é mais maduro, lida com booting sem dificuldades.

Ele vai identificar as partições e carregar pra você :D

Na instalação você vai definir qual SO quer iniciar por Default (exemplo: o Windows)

E definir o tempo de escolha - exemplo 15 segundos pra trocar o SO antes que o Windows Carregue.

(No seu caso como você está com 3 SO's NT5.x ai)

Um deles ta gerenciando o Booting do boot.ini (na sua MBR)

O menu do windows se encarrega de te dar as opções pra iniciar o Windows XP, 2000, ou 2003 (certo) ?

Você colocando o LILO ou Grub na MBR ele vai te dar a opção de iniciar o Linux ou o Windows (um deles somente) exemplo o que ta na hda1.

(supondo que está dividido em hda1 -> Win2k, hda2 -> WinXP, hda3 -> Win2k3)

Quando você escolher Iniciar o Windows (Ele vai carregar o Boot.ini) e você vai ver o gerenciador de booting do Windows funcionando permitindo escolher qual windows carregar :D

É relativamente fácil :D não tem segredos - tudo gráfico :D

...

Tem um outro método pra colocar o Linux no gerenciador de booting do Windows NT 5.x - eu testei só com o Kurumin 2.02 e anteriores - não sei se é o mesmo para outras distros.

Mas deve seguir o padrão

Está neste Post aqui

https://www.clubedohardware.com.br/cgi-bin....+matrix

Se você quiser se arricar a colocar o RedHat pra carregar no Boot.ini

Não posso garantir que funcione - mas é quase certo que sim :D

Abraços

• Membro VIP
Postado

Valeu Neo!!

Já baixei o o Red Hat e o Kurumin, só falta arrumar o HD...

Eu testei o Kurumin a partir do CD no meu K6-2 333 safadinho, e reconheceu todo o hardware! Navegou na internet, tocou MP3, viu o meu servidor na rede e o escambau!! Tudo pelo CD-RW!!!! SHOW DE BOLA!

Um abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!