Ir ao conteúdo

Comportamento estranho de um pentium D 945

qarcanjo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, chegaram recentemente no escritório, três estações de trabalho (na epoca da compra, poderosas, mas hoje, depois da licitação mais problemática e demorada que já vi, nem tanto).

São Pentiums D 945 com 2Gb DDR2 800 em dual channel, 2 HDs de 7200rpm em RAID 0 e Windows XP Pro instalado.

Para meu parâmetro de comparação, talvez eu esteja sendo injusto, mas uso o meu PC que igualmente tem 2Gb de RAM, só que DDR400 cas-2 em dual channel, com 2 HDs de 7200rpm em Raid 0, Windows XP Pro, e um Athlon X2 4200+.

Tá, tenho mais processador, é claro. Isso deve fazer uma baita diferença. Minha mobo aqui é uma lanparty NF4 Ultra-D...

Mas tô achando o sistema lá muito aquém do meu. Tipo, sei que lá veio uma mobo baby atx toda on-board da intel. Não lembro o código dela agora... Mas será que o desempenho de uma mobo da intel pode ser assim tão ruim que detona tudo? Ela já é moderninha, com suporte a C2D, PCI-E e 1066Mhz... Tem Raid SATA2 também. Os HDs vieram configurados nesse padrão.

Para dizer a verdade, noto que o sistema fica às vezes muito ocupado para abrir certos programas que igualmente tenho instalados aqui, e que rodam fino. Lá, o mouse fica falhando de movimentar... É comum o texto no Internet Explorer ou no Firefox aparecer atrasado, um pouco depois da digitação, etc. etc.

O meu aqui rola tudo lizinho que só vendo!

O PC lá, roda legal... Inicia rápido, desliga rápido, processa bem. Descompacta 7zip com suporte a dual core, que é uma maravilha. Mas na hora de abrir o ArcGIS, acessar a internet e mesmo navegar em alguns diretórios, a coisa fica meio travada.

O defeito do PC antigo que eu usava lá era o mesmo. Ficava lerdão, só que com agravantes. O acesso a disco era pesadíssimo... Nele, o windows demorava a manha inteira para passar a funcionar redondo. Tinha que esperar tipo, 3 min para abrir o Internet Explorer, mais 15min para abrir o ArcGIS. Carregar arquivos do ArcGIS então! Tava um lixo, apesar do 1Gb de RAM e do Pentium 4 2Ghz. Agora no novo, resolve-se tudo rápido. Mas como alguns sintomas ainda perduram, que são os dispositivos de entrada lerdos e uma certa sensação de lentidão ao iniciar o PC, desconfio que tenha algo a ver com os diretórios. Tem muitos nomes muito longos de diretório nele, e um sem número de diretórios, inclusive na raiz do C. Se bem que meu PC aqui em casa não deve estar muito diferente. Só não tem tanto dir no C:, mas certamente tenho mais arquivos aqui do que lá! Além de, é claro, muito mais programas instalados e muito mais tarefas de background no systray.

Mas aqui, vocês acham que a diferença de sensação de velocidade no windows pode vir mesmo dessa questão do uso do disco, ou o Pentium D de 3.4Ghz e 2x2Mb de cache é assim tão mais lerdo que o Athlon X2 mesmo, ou é a mobo que é uma droga?

Postado

Ops... Vacilei e criei o tópico no lugar errado. Favor mover para outro lugar que não a seção de overclock... Tipo, para placas mãe ou para armazenamento.:P

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...