Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bom dia!!!

Preciso fazer um trabalho para semana q vem sobre multiplex tdm de quatro canais e eu queria q transmitisse voz. To numa correria q só. Prova pra estudar, trabalhos a fazer tudo pra semana q vem.:mad:

Encontrei um circuito na net falando sobre o multiplex. Vou postar aqui o endereço e quero saber o q vocês acham.

http://www.angelfire.com/electronic2/ddldickinson/mux.html

Abraços pessoal!!!!!!

Postado

Tem de ser um pouco ,ais explicito no que quer fazer.

Mas como começo podepor exemplo usar um circuito como o HC4051 que já permite fazer a multiplexagem de sinais.

8-channel analog

multiplexer/demultiplexer

E claro tem de ver como se far todo esse processo:

http://www.networkdictionary.com/telecom/tdm.php

http://www.sciatl.com/products/customers/white-papers/0803_G1469B.pdf

http://en.wikipedia.org/wiki/Time-division_multiplexing

Postado

Ohh cara, conversei hj com meu professor e ele disse q existe um ci q faz a multiplexação. Ele quer a multiplexação pra transmitir voz. Mas eu n sei por onde vai. esse circuito q postei anteriormente só multiplexa dados e de maneira bem simples.Esse dai de cima to quase deixando de lado.

Ainda n sei como vou implementar a voz nesse ci.

Abraçoss

Postado

beleza cara, to olhando o datasheet aqui pra ver se entendo alguma coisa.

Agora, como vou colocar voz nesse "bichinho" ai. hehehe . Precisa também de um contador né pra poder ler os canais e também um sincronismo entre a transmissão e recepção. porque um colega meu vai fazer o demultiplex desse meu circuito, então precisa de sincronia entre o meu circuito e o dele. AHhhhhhhhh ja to ficando todo perdidoo!!:mad:

Postado

O 4051 tem 8 linhas de sinal Yo a Y7 e outra Z.

Para além disto tem as linhas de selecção e de Output enable.

Funciona como um como um comjunto de interruptores controlados electronicamente.

Se por exemplo quer ligar um sinal na linha Y7 e passar esse sinal à linha Z tem de colocar o sinal na linha Y7 e receber o sinal na linha Z.

Mas para isso tem de usar as linhas de selecção S0 a S2 .

Neste caso Y7 é selecionado colocando S0=S1=S2 a 1 ( nivel lógico +5V) .

Por outro lado existe outro sinal Enable que permite transferir ou não os sinais . É o sinal de controlo Enable ( pino 6 -- activo a "0")

Resumindo para este exemplo

Coloca S0=S1=S2= +5V (Pinos 9,10,11)

Coloca o controlo de Enable a 0V ( pino 6 )

Liga o sinal a y7 (pino 4)

Recebe o sinal em Z (pino 3)

Se desejar usar outros sinais tem de os ligar nos pinos que desejar e selecionar os sinais de controlo de selação.

A tabela está no manual o Ci mas corresponde ao valor binário correspondente.

Assim S0=S1=S2= 0 --> 000 binario --> 0 decimal

e claro S0=S1=S2 = 1 --> 111 binário --> 7 decimal

Usando todas as estas combinações establece a ligação entre S0 a S7 e Z

Postado

Certo. Entendi o q você explicou :) mas como eu vou usar 4 canais de voz, vou ter de usar as entradas de seleção S0 e S1 ou S1 e S2? Outra coisa, nessas entradas de seleção vou ter de usar um contador num é e, além disso, um multivibrador astavel para poder dar o sincronismo na transmissão e na recepção.

Esse CI já tem o PCM ? ele faz a amostragem,quantização e codificação? Achei vários datasheets dele. O q eu quero é o 4051 cmos. Vou dar mais uma vasculhada aqui.

:D

Postado
Certo. Entendi o q você explicou :) mas como eu vou usar 4 canais de voz, vou ter de usar as entradas de seleção S0 e S1 ou S1 e S2? Outra coisa, nessas entradas de seleção vou ter de usar um contador num é e, além disso, um multivibrador astavel para poder dar o sincronismo na transmissão e na recepção.

Esse CI já tem o PCM ? ele faz a amostragem,quantização e codificação? Queria também o datasheet do 4051 cmos. N to achando ele pela net.

Claro que tem de usar os S0 S2 para selicionar os diferentes sinais.

Agora como vai fazer isso depende do circuito que vais receber os sinais.

Como compreende tem de haver uma qualquer forma de sincronismo.

Normalmente e tanto como conheço o sincronismo é feito atravás de um dos canais transmitidos e não de hardware.

Esse circuito apenas faz a multiplexagem .

Datasheet:

http://www.datasheetcatalog.net/cgi-bin/helo.pl?field=Nume&type=C&text=4051&action=Search

Postado

NO caso esse CI é bi direcional,então vamos usar dois 4051. É um circuito bem simples para fins didáticos só.

Ligo os microfones nas entradas, ligo a saída do 1º 4051 no outro 4051 e as saídas dele nuns altofalantezinhos. É bem básico mesmo.Mas pra isso tem de haver o sincronismo nos dois. porque o clock de um tem de ser o clock do outro.

Vou postar aqui um esquema de um circuito. Só pra você ter uma visão melhor do q to falando.

post-118836-13884944159451_thumb.jpg

Postado

Pois, mas existem problemas no forum e as imagens não se conseguem ver.

Eu sei que é bidirecional por isso é ideal para sinais analógicos e/ou digitais.

E para fins didáticos penso que pode usar esse processo de sincronizar os sinais.

Note que existem outros circuitos desse tipo que permitem fazer a multiplexagem e a desmultiplexagem com sinais de controlo independentes , como por exemplo o 4066.

Postado

Powww, você nao esta conseguindo visualizar?? Onde posso por então a imagem??? :confused:

O sincronismo eu to quase conseguindo. Preciso saber a frequencia q devo usar, como fazer esse contador modulo 8 ( 0 a 7) e acredito q a parte do multiplex já esteja pronta. :)

Postado
Powww, você nao esta conseguindo visualizar?? Onde posso por então a imagem??? :confused:

O sincronismo eu to quase conseguindo. Preciso saber a frequencia q devo usar, como fazer esse contador modulo 8 ( 0 a 7) e acredito q a parte do multiplex já esteja pronta. :)

A frequência depende do que deseja fazer.Isto é se quanto tempo deseja que cada sinal esteja presente na saída.

Quanto ao contador pode usar por exemplo um 4018 .

Este CI permite programar o nivel de divisão sem ter que adicionar outro hardware .

Postado

ótimo!! Vou usar ele mesmo.Tava olhando aqui o 7493 mas ele é um pouco complicado. Esse 4018 é mais simplificado. :D Agora quanto a frequencia, você sugeriria de quanto? Eu pensei em 8khz mas n faço ideia de como iria ficar.

Fora isso, acho q está praticamente pronto.

O multivibrador ja achei a configuração, o contador você me passou ai agora, falta agora a frequencia e as ligações entre os circuitos.

Quero terminar isso logo. Pelo menos até amanhã porque ainda tenho q estudar pra prova :mad:.

Postado

Ok use um ne555 ( modo astável )para gerar a frequência .

Assim pode variar como desejar usando potenciómetro .

-------------------------

Note que esses CI funcionam até alguns MHz , logo pode usar a frequência que desejar e melhor se adaptar à sua estecificação de multiplexagem.

Se se destina como disse a fins didáticos não me parece que a frequência seja importante .

O que interessa é que os sinais sejam transnitidos pela ordem correcta e que possam ser recebidos pela mesma ordem .

Isto é , que como Você disse atrás , exista sincronismo entre a multiplexagem e a desmultiplexagem . Para que os sinais possam ser recebidos correctamente.

Postado

É ele mesmo q vou utilizar. Já q a frequencia n tem muita importancia, vou deixar 8khz mesmo. Assim, ja tenho os valores dos resistores e dos capacitores q vou utilizar no multivibrador.

Agora cara, vou dormir porque amanhã tenho concurso da Chesf pra fazer. To cansadão de tanto vasculhar a net atrás dessas coisas. :mellow:

Amanhã quando chegar da prova, volto aqui pra te abusar heheehheehe

Valeu cara. Um abraço e boa noite!!

Postado

Opaa, olha eu aqui de novo... hehehehe

Zurca, dei uma olhada nesse datasheet aqui http://www.tranzistoare.ro/datasheets/90/108789_DS.pdf

só que eu n consegui entender qual era a entrada do contador 8.Qual desses "JAMs" eram.

E as saídas para serem usadas no multiplex, serão Q1 Q2 Q3 ? Se forem essas, em que

ordem eu coloco no multiplex? Ex: Q1 em C, Q2 EM B E Q3 EM A ou é dessa maneira: Q1

em A Q2 em B e Q3 em C?

Obs: Os Q's são barrados!

Postado

cabrunco;2290600]Opaa, olha eu aqui de novo... hehehehe

Zurca, dei uma olhada nesse datasheet aqui http://www.tranzistoare.ro/datasheets/90/108789_DS.pdf

só que eu n consegui entender qual era a entrada do contador 8.Qual desses "JAMs" eram.

Estas entradas servem para fazer p Preset do contador , isto é se desejar colocar o contador num estado inicial definido.No seu caso não é necessário .

E as saídas para serem usadas no multiplex, serão Q1 Q2 Q3 ? Se forem essas, em que

São essas saidas sim.

ordem eu coloco no multiplex? Ex: Q1 em C, Q2 EM B E Q3 EM A ou é dessa maneira: Q1

em A Q2 em B e Q3 em C?

Pode fazer como desejar , MAS A ORDEM TEM QUE SER A MESMA NO MULTIPLEXADOR E NO DESMULTIPLEXADOR

Obs: Os Q's são barrados!

São sinais activos a zero

Para fazer a contagem por 8 pode ver no manual que basta ligar Q4 à entrada D , sem ter de fazer mais nada. Veja o datashet .Se fossem valores de 7 por exemplo teria de usar circuito adicional , mais ums vez veja o datasheet deste circuito da Texas Instruments.

Boa sorte

Postado

Então ótimo. Já que eu posso usar em qualquer ordem, vou colocar Q1 no pino 9 do multiplex, Q2 no 10 , Q3 no 11 e Q4 no pino data do proprio contador. :)

valeu zurca.É porque datasheet é complicado pra mim q n sabe nada de inglês mas deu pra entender pela sua explicação ai.Para modulos pares n precisa de circuito adicional.

VOu agora fazer o desenho de como ficará o circuito e daqui a pouco posto aqui.

Postado

Pronto zurca, fiz o desenho aqui. Ta meio estranho mas acho q da pra entender heheehehe

vou postar o link aqui porque o forum nao ta aceitando a imagem pois as dimensões são grandes.

http://www.4shared.com/file/19951806/b8eb8a68/multiplex_esquema.html?cau2=403tNull

http://www.4shared.com/file/19951810/48931e1c/multiplex_esquema2.html?cau2=403tNull

Só quero saber se as ligações estão corretas e se tiver faltando algo me avise!!

Coloquei todos os CIs em 10 volts. N tem problema n né???

Abraçosss

Postado

No 4018 falta ligar as entradas 10 e 15 a GND.

Se não fizer isso o circuito não funciona. Sinais de reset e load.

Ainda neste Ic deve ligar as entrada jams ou a Hi ou Lo.

Embora não vá usar , mão se deve deixar entradas no "ar" em circuitos logicos .

O resto parece ok

Quanto ao desmultiplexador bastaa fazer o mesmo para o segundo 4051 .

Não esqueça de manter a correspondência dos sinais de selecionar .

Penso que devia aprender a usar software de simulação como o multisim .

Assim fazia tudo isso mais facilmente.

Postado

então posso aterrar todos esses pinos correto??? Uma outra pergunta, posso usar aqueles microfones de telefone mesmo?

quanto ao multisim, eu comecei a baixar a versão 10 ontem a noite. Chegou hj e eu já instalei. Pela tarde estava procurando um tutorial em portugues de como usá-lo mas n consegui. Com certeza seria muito mais fácil, menos tempo perdido pra mim e pra você hehehehehe

Mas de qualquer forma, sua ajuda foi muuuuuuuuuuuuuuito valiosa. Valeu mesmo cara!!:D:lol::)

Postado
então posso aterrar todos esses pinos correto??? Uma outra pergunta, posso usar aqueles microfones de telefone mesmo?

quanto ao multisim, eu comecei a baixar a versão 10 ontem a noite. Chegou hj e eu já instalei. Pela tarde estava procurando um tutorial em portugues de como usá-lo mas n consegui. Com certeza seria muito mais fácil, menos tempo perdido pra mim e pra você hehehehehe

Mas de qualquer forma, sua ajuda foi muuuuuuuuuuuuuuito valiosa. Valeu mesmo cara!!:D:lol::)

Pode usar os sinais que desejar dentro das esoecificações do 4051.

Mas note que se o sinal tiver uma amplitude muito pequena convem amplificar para evitar problemas de realção sinal ruido.

Postado

Bem, pelo que eu entendi do datasheet posso aterrar mesmo esses pinos do 4018. O Q5 foi q eu n vi nenhuma explicação falando se pode aterrá-lo ou não ou até mesmo jogar no Vdd. Essas coisas assim é q pegam um pouco.

Acho q fora isso ai, n tem mais nada a se acrescentar :).

Postado

NAO PODE LIGAR Q5 AO GND OU VCC.

Note que Q5 é uma saída . Apenas as entradas devem ser ligadas ou a gnd ou vcc mesmo que não sejamprecisas ou usadas no seu desenho .

Em alguns , dependendo dos CI , pode não ser necessário mas use sempre essa norma para não ter de andar a verificar se é necessário ou não , pois isso não trás qualquer problema bem pelo contrário.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!