Ir ao conteúdo

vírus de computador - como funcionam?

dvergara

Posts recomendados

Postado

Pessoal, li hoje uma matéria sobre vírus de computador e me veio à mente: quando eu era pequeno, meu pai me falou de vírus de computador, especialmente do CASCATA, SEXTA-FEIRA 13 e MICHAELANGELLO. Alguém conheceu estes vírus? Sabe o que eles faziam, como agiam? Tenho muita curiosidade com relação a estes vírus antigos, pois faz parte da história dos computadores e eu, como um desenvolvedor, gostaria de conhecê-los melhor.

Valeu!

Postado

Olá;

Esta dúvida esta na seção errada mas tudo bem...

Cascata: O Cascade é um vírus que infecta arquivos .COM, quando é executado se instala automaticamente na memória e faz com que os caracteres da tela desloquem-se a sua parte inferior por isso é mais conhecido como "falling letters" dentre suas caracteristicas se inclui a formatação do Hard Disk da máquina.

Sexta Feira 13 (Jerusalem): O vírus fica residente em memória, infectando arquivos com extensão .COM, .EXE, .BIN, .PIF e .OVL. O vírus Jerusalem entretanto não infecta o arquivo COMMAND.COM. Este vírus deve ter sido baseado no vírus Suriv 3.00, muito embora este só tenha sido isolado algum tempo depois do Jerusalem. Este vírus é um dos mais conhecidos, disseminados no mundo, e vários outros vírus se baseiam em seu código e método de infecção e ataque. Após a infecção o vírus torna-se residente em memória, tomando para si o controle das interrupções 08h e 21h. Ele infecta todos os arquivos com as extensões citadas, exceto o COMMAND.COM. Sendo um dos primeiros vírus do mundo possui bugs em seu código, e um deles causa múltiplas re-infecções dos mesmos arquivos (só para a extensão .EXE) o que causa aumentos sensíveis de tamanho dos arquivos infectados (em cada infecção os arquivos aumentam em 1.813 bytes, para os .COM, e 1.808 bytes para os .EXE). Após 30 minutos da primeira infecção o vírus Jerusalem causa uma diminuição da velocidade do micro, de quase 90%. Adicionalmente algumas variantes mostram uma tela preta, ou um pequeno retângulo preto, na parte inferior esquerda da tela. O vírus Jerusalem ataca às sextas-feiras cujo número seja 13 (daí muita gente chama-o de Sexta-Feira 13). A partir daí o vírus apaga qualquer arquivo que o usuário tenta executar. Nas primeiras versões do vírus, ele gravava a string "sUMsDos", porém as novas variantes já não possuem tal string.

Michelangelo; Este vírus infecta os setores de boot dos discos. Quando o sistema dá o boot, através de um disquete contaminado, o vírus se instala na memória RAM. O tamanho total da memória se reduz em 2.048 bytes. Uma vez residente, em memória, o vírus Michelangelo infecta cada disquete que for acessado, movendo o setor de boot original para um cluster vazio e trocando-o por uma cópia de si próprio. O vírus Michelangelo é ativado no dia 6 de março, quando então ele formata o disco rígido, tornando impossível a recuperação de qualquer tipo de arquivo que estava lá contido...

;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...