Ir ao conteúdo

Mensagem de erro na m2npv-vm

Rafa PC

Posts recomendados

Postado

Amigos, montei um computador com a placa-mãe m2npv-vm e quando ligo o PC dá a msg:

"warning your computer CPU FAN fail or speed too low ...

you can also disable this warning message in setup"

Observei que:

1) O cooler está girando, mas percebo que é em baixa rotação.

2) O PC está lento

3) As temperaturas estão baixas

O que posso fazer?

Postado

tenta trocar de lugar o fio do cooler qe vai conectado a placa mãe...ja aconteceu isso comigo,só troquei de conector e ai ele funciono perfeitamente.

qualquer cosia é só fala.

Postado

Realmente, verifiquei que tem outro conector perto das memórias que é o apropriado, só que o encaixe da placa mãe é de 4 pinos e o do FAN é de 3...

Ligo assim mesmo? Tem algum problema?

Postado

Colega, esta tudo Ok, essa mensagem é um aviso que o cooler esta a baixo da rotação colocada no hardware monitor pelo Controle de Fan

Isso é por que a temperatura esta baixa, então o cooler gira pouco, conforme a temp aumenta as rotações aumentam

Nao tem nada a ver com os 4 pin e os 3pin do encaixe

isso se chama Q-fan,

Vou dar um exemplo completo:

No Setup, você em hardware monitor habilitou o Q-fan, e ativou o alarme de baixa rotação em 800RPM, caso o cooler esteja em 700 logo no boot, ocorre esse aviso, basta apertar F1 e pronto, Isso ocorre quando esta frio, então o procesor fica na temp baixa, e o cooler nao roda, ao passar dos 27º +- o cooler comeca a girar com mais velocidade

Postado

Não amigo, utilizei o programa da asus (Pobre II) ele acusa que o FAN está em 0 RPM. Isso deve estar acontecendo porque conectei o FAN no lugar errado. (Obs:O FAN está girando normalmente)

Minha pergunta agora é outra:

Posso conectar o FAN que é de 3 pinos na placa-mãe que tem 4?

Não tem problema?

Postado

mas uma vez eu falo...aconteceu isso cmgo,só mudei de conector da placa-mãe e funcionou,não foi com a mesma placa,mas apareceu a mesma msg e deu certo aqui depois q mudei de conector

Postado

shimata, você está com a razão... o conector estava ligado no lugar errado!

O problema é que o conector certo, é de encaixe diferente :(

Entendeu?

Na Mobo, tem 4 pinos e o meu FAN tem 3 :confused::confused::confused:

Quero saber se posso ligar assim mesmo, só isso que quero saber! :unsure:

Postado

no manual do meu processador tem duas imagens:

1- tem um conector de 3 prinos.

2- tem um conector de 4 pinos.

E ambos então sendo conectados no mesmo local da placa mãe,a deiferença é q com o conector de 3 pinos vai ficar sobrando 1.

Tinha acontecido isso qe aconteceu com você numa placa q montei,era uma m2npv-mx,um pouco mais simples qe a sua,mas pouca diferença eu acho,dava a mesma mensagem de erro,eu só troquei de conector e deu certo.

Qual é o seu processador?

Postado

Já identifiquei no manual e na placa-mãe o local correto p/ a ligação e é realmente de 4 pinos... o meu processador é um athlon x2 3800 cooler box.

e conector do box é de 3 pinos...

se eu conectar, vai ficar sobrando um pino!

Postado

nunca vi este processador pessoalmente só por fotos.

eu tenho um athlon x2 3600 e é conector de 4 pinos....

mas pode ser de 3 também

tem um jeito qe ele encaixa,é só você tentar q vai da certo

Postado

O meu medo é de dar um curto ou algo parecido...

o seu x2 3600 é de 4pin??

Bom, vou ligar assim mesmo então!

Vou deixar esse pino sobrando!

Postado

Como havia dito antes, isso é causado pelo Q-fan e Alarm monitor fan

ou seja, o CPU fan nao reconheceu e bipou, acredito que estsva então no Chassis Fan,

OBS: Conectar o de 3 pin no de 4pin nao fara mal nenhum, os 4pin servem para coolers mais requintados

Postado

o meu é de 4 pinos sim.

pode ligar amigo,não vai da problema nenhum.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...