Ir ao conteúdo

Processador à 68ºC...

trevisan

Posts recomendados

Postado

olá, eu tenho notado que o cooler do meu pocessador tem feito muito barulho.

ao iniciar o pc e entrar no setup encontro:

CPU T = 67°C (VARIA DE 63° A 68°)

MB T = 36°C (NÃO VARIA)

CPU FAN SPEED: 2986RPM

CHASSIS FAN SPEED (N/A)

VCORE VOLTAGE [1.328V]

3,3V VOLTAGE [3.248V]

5V VOLTAGE [5.107V]

12V VOLTAGE [11.968]

Q-FAN FUNCTION [DISABLE]

+ muito barulho.

a CPU é Celeron D 2,66Ghz.

eu comprei nova há mais ou menos 1 ano e 2 meses.

o que posso fazer? eu estou correndo riscos?

pode ser que a fonte seja muito fraca e o cooler esteja rodando lento?

eu liguei a opção q-fan, mas não houve mudança.

Postado

bom, o processador ta quente mesmo, tente reaplicar a pasta termica e ver se o cooler está bem encaixado.

os cooler box da intel chegam a até 4mil rpm.

e sobre o q-fan, o ideal seria desativa-lo, pois ele diminui a rotação do cooler caso não precise, mas as vezes isso costuma n funcionar muito bem

Postado

Concordo com o drakan, você ja abriu o pc e deu uma olhada no cooler?

As paletas dele estão tudo certinhas, veja tambem se tem sujeira no dissipador e no fan, pois poeira atrapalha a refrigeraçao e muito, aqui quando fica muito sujo a temperatura chega subir uns 3~4 graus.Falou's

Postado

ok, amanhã cedo vou abri-lo.

vocês saberiam me dizer qual seria a temperatura que deveria estar?

outra coisa: minha fonte é muito ruim e eu tenho instalado uma placa mão asus, com 1,5 GB de RAM, uma placa de video Geforce 256Mb VRAM (FX5200) mais um combo (cd+dvd). pode ser que eu esteja "desviando" a potência que iria para o cooler para ele ser tão lento?

Postado

Até onde sei isso não acontece não, e o ideal seria estar 35~40 graus em stock(internet, msn, ouvindo música, baixando arquivos) e 45~50 graus em full(rodando programas pesados ou jogando), e qual a potência de sua fonte?

Falou's

Postado

minha fonte é muito ruim.

a marca é "k-mex" modelo px-230. para se ter uma ideia, comprei o gabinete com a fonte (no interior onde tudo é mais caro) por uns 60,oo.

hoje eu tirei o cooler e limpei. saiu uma quantidade inacreditável de poeira! quando religuei as rpms subiram um pouco (de ~2500 para ~2700). mas devo ter danificado a pasta e advinhe: cheguei nos 90º e o pc desligou.

bom estou numa lan agora lendo seus tutoriais sobre como trocar a pasta e vou ao centro comprar uma, espero não ter danificado nada.

o problema é que aqui na mnha cidade (Juiz de Fora) não vou achar das marcas boas.

desem-me sorte, hehe

ps: para se ter uma ideia, a pasta que eu vou comprar aqui custa 2,50. deve ser uma beleZura!

Postado

Claro, boa sorte suhsahusauh brincadeira, mas pegue uma fonte de 450W ou uma de potência real, e aqui eu uso uma pasta térmica de marca não conhecida e a temperatura do processador está em 34º e a rotação 2812 rpm, poste aqui se resolveu, tambem instale coolers adicionas no pc, na parte traseira ajuda bem, e teste o pc com a tampa aberta pra ver se não está ficando ar quente lá dentro.Falou's

Postado

bom, a pasta ai do seu ja deve ta seca, ai c tu tirou o dissipador ferrou de vez mesmo. limpa a superficie do processador e do dissipador com alcool isopropilico (se não tiver, pega um algodão e esfregue bem, não use água nem alcool etilico [principalmente no processador]). depois você aplica uma camada bem fina de pasta, põe só uma gotinha sobre o processador e espalhe com um cartão de credito ou então pega esses filmes de cozinha e ponha no dedo e espalhe, depois ponha o dissipador e encaixe bem. ai c vai v q maravilha.

ps: toma cuidado com o suporte que prende o cooler na placa mãe, quando ele resseca ele fica mt fragil

Postado

ok! eu coloquei a pasta e agora está com ~55-57°C (com a tampa aberta).

como funcionou vou deixar assim até amanhã, pois o cara do velox vem instalar banda larga e preciso do pc funcionando. depois faço o teste com a tampa fechada.

minha próxima meta vai ser comprar uma fonte decente, juro!

obrigado pessoal!

• mês depois...
Postado

seu DesaCeleron tem núcleo prescott?

se for é normal essa temp, pois um amigo meu tem um p4 775 prescott e ele chega a 75ºc Full 60ºc idle.

se estiver realmente preocupado com a temp, coloque um cooler de alta qualidade zalman, que é a melhor marca, passa pasta térmica artic silver 5, e tira o selo de garantia daquela chapinha de metal em cima do proc.

Todos os processadores da intel, todos sem nenhuma exceção, LenTium, DesaCeleron esquentam muito.

meu AMD sempron aqui tá 21ºc em idle

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...