Ir ao conteúdo

Ajuda - Pascal

Pichilin

Posts recomendados

Postado

Opa galera...to me aventurando aqui no freepascal, com uma apostila...ja tentei fazer dois exercicios basicos...o ultimo é esse

Program Prog01 ;

var

LARGURA, COMPRIMENTO, ALTURA: integer;

begin

LARGURA := 10;

COMPRIMENTO := 3;

ALTURA := 2;

writeln('VOLUME = ', LARGURA*COMPRIMENTO*ALTURA,' Cm3'):

end.

deveria aparecer no video VOLUME = 60 cm3 certo??

mas nao aparece nada...eu ja fui em RUN, COMPILEI, ja tentei executar todos os arquivos criados na compilagem e nada...no maximo aparece um pronptzinho q abre e fecha bem rápido..

o que eu estou fazendo de errado?

Postado

Dá uma olhada que deve estar aparecendo erro na compilação aqui:

writeln('VOLUME = ', LARGURA*COMPRIMENTO*ALTURA,' Cm3'):

A linha está terminada com ":" ao invés de ";" (dois pontos X ponto e virgula).

JP

Postado

Cara caso você tenha resolvido o probleminha citado pelo fariajp, seu programa esta ok! o que acontece no freepascal é que ele executa e ja volta para o algoritmo então é só você precionar shift+f5 (seu não me engano são estas teclas) que dai ele mostra o resultado do programa recém executado.

Postado

pra você nao ter que ficar toda vez executando o atalho shift+f5 , dae você usa a biblioteca crt:

uses crt
;

dae você no fim de cada programa pega e coloca ou um:

readln;

ou um

readkey;
  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Para usar o ReadKey necessita do Unit CRT, assim como ClrScr, KeyPressed, TextColor etc... mas Readln já é nativo, assim como Read, Write, Writeln, sqr, sqrt, etc, da unit System, que é carregada automaticamente.

PS: Qualquer unit pode ser carregada automaticamente, assim como tb é possível remover a unit System do autocarregamento... mas isso é outra questão. rs :rolleyes:

Resumindo:

Para usar Readln não precisa carregar a CRT, mas ReadKey sim...

Abraços!

• Membro VIP
Postado
Cara caso você tenha resolvido o probleminha citado pelo fariajp, seu programa esta ok! o que acontece no freepascal é que ele executa e ja volta para o algoritmo então é só você precionar shift+f5 (seu não me engano são estas teclas) que dai ele mostra o resultado do programa recém executado.

O atalho e "Alt+F5" !!! Chegou perto!! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!