Ir ao conteúdo

Ajuda Com Amplificador Usando Tda8560q

CSH2050

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem...

Estou querendo montar um amplificador utilizando o TDA8560Q, mais sou iniciante em eletrônica, e estou com dificuldade em montar a PCB... Alguém pode me ajudar...

Aliás, eu gostaria de saber também, se posso ligar os dois canais em ponte, e se isso irá aumentar a minha potência de saída de 40W para 80W???

Em anexo, está o esquema elétrico do TDA8560Q.

Desde já agradeço.

Csh2050

post-221016-13884944528294_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal, tudo bem...

Aliás, eu gostaria de saber também, se posso ligar os dois canais em ponte, e se isso irá aumentar a minha potência de saída de 40W para 80W???

Csh2050

Caro colega, cada canal deste amplificador já está em ponte! O que poderia ser feito é separar as frequências e ligar tweeter em um canal e AF ou sub-woofer em outro... E para estéreo utilizar + 1 TDA8560.

Postado
Caro colega, cada canal deste amplificador já está em ponte! O que poderia ser feito é separar as frequências e ligar tweeter em um canal e AF ou sub-woofer em outro... E para estéreo utilizar + 1 TDA8560.

De acordo com esse esquema elétrico, desenhei esta placa, você pode me dizer se está tudo ok????

Obrigado.

post-221016-13884944533027_thumb.jpg

post-221016-13884944533224_thumb.jpg

Postado
Você desenhou a placa com os pinos em linha reta e o invólucro do CI é este abaixo. As medidas estão no datasheet: http://www.nxp.com/acrobat_download/datasheets/TDA8560Q_3.pdf

Algumas considerações sobre o lay-out da placa:

http://www.nxp.com/acrobat/applicationnotes/AN10327_1.pdf

TDA8560Q.jpg

-----

Por haver membros igual ao SOSHIP, este fórum é tão interessante, sou aprendiz e tenho muito o que aprender, mas sempre que houverem pessoas como o SOSHIP, nada será impossível.

Obrigado pela ajuda, e assim que eu redesenhar a PCB, vou postar aqui.

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Obrigado pelo elogio... mas por favor menos... rsrsrs

sei o quanto é difícil o início. Quando comecei (1981) não tinha como pedir ajuda pra ninguém. Internet? Nem nos melhores sonhos. Desenhar placas só no papel milimetrado. Era tudo na base de revistas. Nunca imaginei que hoje as coisas seriam tão fáceis quanto hoje.

Agora que vi que você é de Campinas. Então estamos bem perto. qq coisa estamos aqui.

• Membro VIP
Postado

Coloque um Capacitor eletrolítico de pelo menos 2200uF x 25V nessa placa. coloque também um resistor de 47K e um capacitor de 100uF x 16V no pino 11 para evitar aquele estalo ao ligar a fonte.Desculpe estragar seu desenho mas é mais ou menos isto:

PCIcorrec.jpg

• Membro VIP
Postado

ah, esqueci de dizer que provavelmente terá que colocar trimpots nas entradas para limitar o nível de sinal se for muito alto ou potenciômetros para controle de volume.

E como você disse que é principiante em placa, não esqueça que este é o lado dos componentes. Se for desenhar com caneta inverta o desenho (espelho).

Postado
Coloque um Capacitor eletrolítico de pelo menos 2200uF x 25V nessa placa. coloque também um resistor de 47K e um capacitor de 100uF x 16V no pino 11 para evitar aquele estalo ao ligar a fonte.Desculpe estragar seu desenho mas é mais ou menos isto:

PCIcorrec.jpg

Fonte???? :confused:

Comprei o circuito e redesenhei a placa de acordo com a pinagem, mas agora você me pegou, "fonte"....

Tava pensanso em colocar uma chave liga/desliga no projeto, para q o mesmo não fique o tempo todo ligado....:huh:

valeu pela ajuda.

:cool:

Postado
Fonte???? :confused:

Comprei o circuito e redesenhei a placa de acordo com a pinagem, mas agora você me pegou, "fonte"....

Tava pensanso em colocar uma chave liga/desliga no projeto, para q o mesmo não fique o tempo todo ligado....:huh:

valeu pela ajuda.

:cool:

Redesenhei a placa e embuti um regulador de tensão de 12v para 5v, agora acho que está ok.

http://www.4shared.com/file/24685669/1d6c9a65/tda8560q_PCB3.html?cau2=403tNull

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Parece tudo OK. suponho que este regulador seja para alimentar um aparelho de som pequeno, tipo MP3 ou algo parecido. Estou certo?

Bom, ligar a fonte que me referi é justamente ligar a chave que alimenta o amplificador. O pino 11 colocará o amplificador em MUTE neste momento por alguns instantes. Coisa mínima.

Postado
Parece tudo OK. suponho que este regulador seja para alimentar um aparelho de som pequeno, tipo MP3 ou algo parecido. Estou certo?

Bom, ligar a fonte que me referi é justamente ligar a chave que alimenta o amplificador. O pino 11 colocará o amplificador em MUTE neste momento por alguns instantes. Coisa mínima.

Isso mesmo, a corrente que o mp4 vai usar, será de 300mAh uma corrente bem pequena.

Obrigado pela ajuda.

Abraço.:lol:

Postado

----

Olá colega, montei a placa, e instalei os circuitos, mas estou com uma dúvida...

Toda a saida de qualquer aparelho, tem dois fios, pos e neg ok. porque este circuito possui apenas in+ 2 x, onde eu ligo o negativo????

Me ajuda por favor....

Postado

bom ja postei um topic tentando ilustrar minha frustrada experiencia ao tentar fazer um ampli com o TDA8560 ou TDA8563...

seguinte, fiz todas essas ligacoes q vocês colocaram na imagem... to ligando no IN um S1-MP3 (esses MP3 player "sony") liguei na bateria do carro, e em um alto-falante... mas cara nao sai som por nada... ja tentei varias vezes... nao sei qq acontece, alguem tem alguma ideia?

consideracoes:

- a ligacao esta certa(fiz umas 5 vezes ja)

o q acho é q a tensão e/ou corrente de entrada sao insufientes para "tocar" o CI, tem a ver??

a saida apresenta nivel AC de tensão mas nao me recordo qt(medido com multimetro normal)

a tensão de entrada em AC é menor q 0,1 V

por favor me ajudem... to vendo q o SOSchip manja ai, pelo q me lembro ele ate tentou me ajudar, mas nao saiu dakilo...

valeu

Postado
bom ja postei um topic tentando ilustrar minha frustrada experiencia ao tentar fazer um ampli com o TDA8560 ou TDA8563...

seguinte, fiz todas essas ligacoes q vocês colocaram na imagem... to ligando no IN um S1-MP3 (esses MP3 player "sony") liguei na bateria do carro, e em um alto-falante... mas cara nao sai som por nada... ja tentei varias vezes... nao sei qq acontece, alguem tem alguma ideia?

consideracoes:

- a ligacao esta certa(fiz umas 5 vezes ja)

o q acho é q a tensão e/ou corrente de entrada sao insufientes para "tocar" o CI, tem a ver??

a saida apresenta nivel AC de tensão mas nao me recordo qt(medido com multimetro normal)

a tensão de entrada em AC é menor q 0,1 V

por favor me ajudem... to vendo q o SOSchip manja ai, pelo q me lembro ele ate tentou me ajudar, mas nao saiu dakilo...

valeu

----

Cara tô com o mesmo problema, e agora vou tentar refazer o projeto em uma escala maior, pois o projeto que eu fiz, está utilizando uma PCB 5x5, e acho que as trilhas estão finas d+ para alimentar o CI, sei que se você usar um FIO muito fino para uma Corrente muito alta pode dar problema, com isso vou aumentar as trilhas, e a bitola do fio..

Essa será a minha última opção, pois tentei fazer isso fuincionar a semana inteira, e até agora nada.... Já tô ficando cansado... :(

Se funcionar, eu te mando o projeto colega.

Abraço.

Postado

intao, na real você nao pode mesmo usar trilhas mt pequenas em projetos de maior potencia, e nem fios mt finos... ate porque a corrente q o CI drena constante é de algo em torno de 8A.

tipo, ate tenta mas acho q isso nao vai resolver seu problema...

acho q o problema é q nao da pra joga direto a saida do MP3 ou MP4 na entrada do CI, acho q isso nao ta rolando... tem q colocar um estagio entre eles pra da um ganho no sinal, e provavelmente "casar" as impedancias...

bom é isso... qq coisa fala ai qq você tentou... e se mais pessoas souberem o provavel problema, por favor nos ajude!

t+

Postado

Galera, dúvidas sobre valores de capacitores.

Os itens abaixo são equivalentes:

1 - 470nF - 470uF - 0,47uF

2 - 100nF - 100uF - 0,1uF

Todos eles podem ser eletroliticos, ou são de tipos diferentes.

Abraço.

Postado
Galera, dúvidas sobre valores de capacitores.

Os itens abaixo são equivalentes:

1 - 470nF - 470uF - 0,47uF

2 - 100nF - 100uF - 0,1uF

Todos eles podem ser eletroliticos, ou são de tipos diferentes.

Abraço.

1- 470nF = 0,47uF mas esses nao sao iguais a 470uF

2- 100nF = 0,1uF mas esses nao sao iguais a 100uF

eletrolitico nao é igual a comun(ceramico), tem diferenças...

provavelmente os 4 q falei q sao iguais sao comuns e os dois diferentes sao eletroliticos... ou seja GERALMENTE os menores sao comuns(aqueles de disco)...

ok? e ai como ta o projeto ai? novidades?

t+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!