Ir ao conteúdo

Como saber se o computador pode ter um HD SATA?

danielneves

Posts recomendados

Postado

Eu li o tópico http://forum.clubedohardware.com.br/serial-ata/60717?t=60717&highlight=serial+Ata e já sei a diferença do SATA para o IDE ATA.

Minhas dúvidas são:

1 - Eu tenho um HD IDE ATA que é conectado através dos cabos flats no conector IDE do computador. Como é que eu sei se o meu computador também tem conexão para SATA?

2 - Se tiver eu vou ter que comprar outro cabo para conexão do HD? Qual o nome desse cabo? Quanto custa em média?

3 - Se não tiver, existe algum adaptador para conectar um HD SATA? E perderia desempenho por causa do adaptador?

4 - Qual é o HD mais barato no mercado, comparando HDs com a mesma capacidade, IDE ATA ou SATA?

5 - Sei que o SATA é o mais rápido, mas é possível existir algum SATA mais lento que algum tipo de IDE ATA?

6 - Como é que está o mercado atual em relação a essas tecnologias? O IDE ATA realmente vai desaparecer? Ainda fabricam?

Postado

danielneves,

1-Verifique no manual de sua placa mãe ou mesmo no site do fabricante dela...

2-O cabo de dados e de energia para o SATA são diferentes dos cabos para IDE... custam pouco... coisa de uns 10 reais cada ou menos...

3-Existem placa controladores PCI x SATA... o mesmo para PCI x IDE ... custam pouco e o desempenho é inferior ao SATA original... pode ser que empate com um IDE...

4-Os preços são quase iguais, sendo o SATA poucos reais mais barato...

5-Existem 2 tipos de SATA... o 1 e o 2... o 2 é mais rápido, mas nem todas as placas mães suportam SATA 2... mas eles possuem um jump para limitar a velocidade dele para a do SATA 1, que é a metade...

6-O SATA é mais novidade e a tecnologia atual caminha para o SATA... os IDE deverão sumir daqui uns anos... daqui uns tempos vão inventar outras tecnologias que substituirão os SATAs...

Postado

1 - Eu acho que nem tenho mais o manual e eu não sei o tipo de minha placa mãe, não daria para verificar isso apenas visualmente não?

3 - Não entendi muito bem, essa placa controladores PCI x SATA seria um adaptador para conectar um HD SATA em um conector IDE? Mas se ela limitar a velocidade sendo comparado ao IDE então não vale a pena comprar isso!

5 - Mas não existe nenhum IDE ATA mais rápido do que um SATA né?

Postado

1- Baixa um programa chamado EVEREST instala deppois vai em sumário e lá vai estar especifico o nome e modelo da sua placa mãe.

2- Controladores PCI x SATA são placas que você conecta no slot pci da sua placa mãe e ele faz a comunicação entre o HD e a placa mãe. Se você vai adquirir um novo HD valçe a pena colocar na balança e verificar se o custo vale realmente a pena, em alguns casos a diferença do IDE para o Sata via controladora chega somente a 10% de ganho.

3- Não, Entretanto, nos satas os bits de dados trafegãrão em fila e não mais lado a lado como nos IDE's e o tipo de cabo dos HDS Sata, são blindados o que recebe menos interferencia permitindo assim uma melhor comunicação.

Postado

2 - O slot pci é aonde se conecta o cabo flat ou cabo do sata na placa mãe, certo?

3 - Dúvida, já que um byte tem 8 bits e a transferencia do sata é serial, em uma comparação de um ide com taxa de transferência de 100mb/s com um sata com taxa de tranferência de 3Gb/s, o sata seria 30x mais rápido do que o ide, seria 30 dividido por 8 que daria 3,75x mais rápido que o ide (já que o ide passa 8 bits de vez enquanto o sata passa em fila), ou teria uma outra velocidade na comparação aqui não citada e porque? Se for outra, como se faria mais ou menos esse cálculo e qual a explicação?

OBS: Minha placa mãe é Intel Augsburg D915GAG, procurei no site e não achei se ela tem conexão para SATA, alguém aí se souber verifcar essa informação me fala por favor!

Postado

danielneves,

Basta entrar no site da Intel e digitar o modelo da placa em pesquisar (submit) que as respostas aparecem... veja mais em: http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/d915gag/sb/CS-012059.htm

Ela tem 4 slot SATA e 1 IDE... não cita SATA 2, portanto deve ser SATA 1 apenas... 1,5 GB/s...

Sua dúvida... um carro corre a 100 KM/h... não importa se ele está cheio ou apenas com o motorista... a velocidade é 100 km/h... não importa se os bits serão transferidos em blocos de 8 ou um a um... a taxa (velocidade) de transferência será aquela especificada...

Postado

Valeu Elmo, eu tava digitando o nome todo: Intel Augsburg D915GAG e não achava nada, era pra digitar apenas D915GAG. Agora que eu sei que tem 4 conexões para SATA, vou comprar um hd sata que é melhor. Só queria saber onde é que ficam esses slots, como é que são? Para eu identificar e colocar o hd corretamente, ninguém sabe de nenhuma foto não para eu identificar? E como é o nome do cabo de conexão do SATA?

Postado

Já vi no manual pelo site onde são os slots e já conferi na minha placa. Agora vou fazer uma pergunta de doido, mas pelo menos é um doido prevenido ;). Tanto faz usar qualquer um dos 4 slots? Não há nenhuma diferença técnica entre eles?

Postado

Não faz diferença qual das portas vai ligar, a meno que quisesse que o HD SATA desse o boot, aí teria que saber o endereçamento de cada porta para colocar o HD de boot na primeira porta.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...