Ir ao conteúdo

KV8-X SE não reconhece DVD Sata!

Taquara

Posts recomendados

Postado

Amigos comprei um um drive H62N (Sata) pra usá-lo em minha placa-mãe ASUS KV8-X SE, mas a placa não reconhece o drive.

Conectei tudo corretamente em Sata1 e alimentação de energia corretamente e liguei o PC pra testar.

A princípio o PC acusou um erro de configuração, pois a placa já vem pré-configurada pra executar o RAID e ao mesmo tempo não reconheceu o dispositivo como drive. Então, li no manual e desabilitei o RAID.

Conclusão a placa permaneceu sem reconhecer o drive e o conflito parou.

Obs.: Não há falha mecânica no dispositivo, abre e fecha corretamente.

Esta placa é muito antiga e em seu manual nem se comenta sobre a possibilidade de existência de um drive com esta conexão. Será que a mother não suporta esse drive?

Obrigado por me ajudar!

Detalhe importante: Comprei esse drive porque gravo minhas fotos e filmagens em DVD para assistir na televisão, porém as últimas gravações que fiz em meu drive LG GSA 4167 estão apresentando a mensagem de erro e meus aparelhos de DVD de mesa não conseguem ler tais discos. Depois de formatar e reinstalar todos os programas de gravação e testando tipos de gravações diferentes o erro permaneceu. Daí resolvi comprar este, pois irei aproveitá-lo na minha futura máquina. O quê é engraçado é que meu drive grava perfeitamente qualquer coisa, porém só o PC passou a ler tais informações e meus aparelhos de DVD estão perfeitos também.

Alguém pode me ajudar?

MUITO OBRIGADO!

Postado

Taquara,

Seu HD é SATA ??? se for IDE, pode ser que você precise instalar algum drive de sua placa mãe para habilitar SATA...

SATA ou IDE a LG é um lixo... sua escolha não foi boa... se der, troque seu gravador por uma outra marca qualquer, SATA ou IDE... o pioneer, SATA ou IDE, é uma ótima opção e custam quase a mesma coisa que um LG...

Postado

Antes de enviar a pergunta eu testei as possibilidades de falha e instalei o drive, porém o problema persistiu.

Minha dúvida é sobre a compatibilidade desta placa com um drive Sata, pois em seu manual nem é mencionada a possibilidade de instalar um drive com este tipo de conexão. O fato do PC reconhecê-lo como HD me deixou ainda mais com a pulga atrás da orelha.

Meu temperamental drive IDE voltou a funcionar... Pelo menos tenho um dispositivo em funcionamento novamente e quanto ao drive Sata que comprei irei testar se está com defeito no PC de um amigo.

Se acusar falha troco por outro e quem sabe até de outra marca, mas se estiver perfeito guardarei pro PC de fim de ano que vou montar

ABRAÇO! MUITO OBRIGADO POR ME AJUDAR!

OBS.: O HD em uso é IDE, nunca tinha instalado nenhum dispositivo Sata neste PC.

• 2 semanas depois...
Postado

Amigos, obrigado pelas respostas elaboradas prontamente.

Testei o drive em outra mother (DG965SS, Intel) e a placa reconheceu imediatamente o drive. Verifiquei sua capacidade de leitura e gravação e está em perfeito estado.

Tentarei atualizar a Bios e reiniciar teste na placa KV8-X-SE.

Obrigado mesmo pela ajuda!

• 1 ano depois...
Postado

Sua MB possui Sata I e sua gravadora possui Sata II. Portanto sua MB não vai detectar sua gravadora. Para ser reconhecida você deve jampear sua gravadora pra funcionar como Sata I. Caso não tenha essa opção na gravadora você terá que substitui-la por conexão IDE com cabo Flat. Um abraço e boa sorte.;)

Postado

O tio Bill Gates faz bobagem e a gente paga o pato. Já passei muita raiva com problema parecido nessa mesma mobo, só que com HD. Parece que na concepção do XP, ignoraram que alguns usuários poderiam optar pelo padrão Sata em seus HDs e Gravadoras, dando a opção de apertar F6 na instalação do windows e incluindo o bendito driver sata em (Argh!!!!) disquete de 3,5 polegadas. Pior ainda foram alguns fabricantes não facilitarem as coisas pra seus usuários, deixando bios de mobo sem reconhecer sata na instalação dos dispositivos e até do sistema operacional, como é o caso dessa kv8x-se. No meu caso, depois de muito bater cabeça, acabei por aprender a incluir o driver sata numa montagem do cd do xp com o sp2. Era uma agonia ter q tirar o leitor de cartao pra colocar uma ******* de leitor de disquetes no lugar, instalar o xp, retirar o drive de disquete e colocar novamente o leitor de cartões. Provavelmente, você está sem o driver sata instalado em seu windows, que deve rodar em HD de cabo PATA. Procure pela pasta VIARAID em seu cd da mobo e instale o driver, antes de conectar a gravadora. Se seu pc está sem leitor de cd, coloque esse driver em disquete na casa de seu amigo, através do utilitario makedisk.exe presente na pasta acima mencionada e execute-o em seu windows, antes de conectar a gravadora.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!