Ir ao conteúdo

Configurar rede para dividir a velocidade

danielneves

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se é possível configurar uma rede doméstica de forma a dividir a conexão de modo equivalente entre os computadores sem que o uso de um interfira no outro. Por exemplo:

Eu tenho uma conexão de 300 pela velox em uso por 4 computadores, ficaria então 300/4 = 75 para cada computador, se um computador tivesse faznedo vários downloads pelo emule por exemplo não deixaria a conexão dos outros computadores mais lenta porque usaria só a sua "parte" equivalente a 75.

Porque eu pergunto isso? Porque aqui a conexão é 300 e em um bom link o download vai na faixa dos 20Kb/s, :tantan: com muita sorte chega aos 30 que é um valor excepcional para mim. Então eu penso que na prática essa "divisão" já é feita pois acho uma valor muito baixo para conexão de 300 só que quando eu uso o edonkey aqui, TODA internet da rede fica muito lenta, para abrir uma página no internet explorer é um sacrilégio, tanto aqui no meu próprio computador quanto nos outros da rede :muro:. Se eu baixasse na faixa dos 100 tudo bem, mas eu baixo na faixa dos 20! :ahh:

1 - Porque isso acontece? A minha taxa do meu download está correta ou abaixo do normal? :conf:

2 - É possível fazer isso que eu falei? Se for possível eu abaixaria muito a minha taxa de download? :conf:

Postado

Só para ilustrar quando eu baixo um download de um link bom geralmente ele começa com 70 e vai caindo rapidamente até estabilizar entre 20 e 25 se for só um download. Isso deve comprovar que o desempenho já é dividido!

3 - Então porque os meus downloads interfere no desempenho da net dos outros computadores?

4 - A minha internet não está muito abaixo dos 300? Quem tem essa net aí (256, 300...) quanto é a taxa média de download?

5 - Outra dúvida, esses 300 da velox é realmente 300 ou eles falam 300 para arredondar e é 256?

Postado

1 - A sua internet é 300kbps. Seu download geralmente é medido em kBps, e kBps é diferente de kbps;

2 - É possível fazer usando um pc como servidor e instalando um proxy ou utilizando um roteador que tenha QoS com controle de banda;

3 - Se não fizeram um dos dois procedimentos do item 2, não está divido e um download interferirá no outro;

4 - Verifique a questão kbps/kBps;

5 - No turbo 300 da BrT é 300kbps, da velox não posso dizer, pois aqui não tem velox.

Postado

1a - E qual é a diferença? kb é kilobyte ok? E kB? Como convergir um para o outro?

1b - A minha taxa do meu download está correta ou abaixo do normal? Quem tem velox 300 por favor se pronuncie, em qual taxa vocês baixam? E se tiver rede não esqueça de mencionar especificando quantos computadores tem!

2 - Eu tenho um SpeedStream 5200-Série Roteador. Como saber se eu tenho QoS com controle de banda? E como eu faço isso (dividir)?

Postado

olha amigo, tenho brTurbo 320kbps e baixo a 32~34KB/s

a diferença entre kb (quilibits) e Kb (kilobyte) é:

1 KB = 9 Kb

1 kilobyte = 9 kilobits

1 KB/s = 9 Kbps

9 ?????? não era para ser 8 ???? na verdade é 8, porém existe a coreção chamada CRC.

Cyclical Redundancy Check, um método de correção de erros, onde é enviada uma quantidade relativamente grande de dados e em seguida os bits de checagem. Encontrado algum erro, todo o pacote de dados (bit) precisa ser retransmitido. É usado em modems, HD/s, cabos IDE, SATA 1 e SATA 2,etc. Um erro de CRC significa justamente que, por qualquer motivo, os dados estão chegando corrompidos ao destino.

(fonte: guiadohardware.net , adaptado por min para melhor compreensão)

Logo, se a internet é de 300Kbps, é logicamente, para ela baixar a 37,5 KB/s, mas como tem esse CRC, irá ficar em 33,3 KB/s.

OBS: essa de CRC eu nem sabia que existia, descobri agora a pouco !! ^^

Postado

Perfeito, valeu pela explicação, então minha internet tá certa, considerando que o desempenho máximo é 33,3 baixar a 20-25 tá dentro do razoável!

Repito a pergunta então:

1 - Eu tenho um SpeedStream 5200-Série Roteador. Como saber se eu tenho QoS com controle de banda? E como eu divido a internet?

2 - É possível isolar apenas 1 computador? Por exemplo, aqui são 4, eu botaria 1/4 da net para o meu e 3/4 para o resto que interfiririam entre eles.

Postado

Daniel, eu não manjo sua principal dúvida, mas com relação a sua taxa de baixação depende de onde você está pegando essa informação de 20 a 25, se for em programas como o eMule e compartilhamento em geral, a taxa cai bastante mesmo.

você pode testar sua velocidade em sites como o velocimetro.

Postado
Perfeito, valeu pela explicação, então minha internet tá certa, considerando que o desempenho máximo é 33,3 baixar a 20-25 tá dentro do razoável!

Repito a pergunta então:

1 - Eu tenho um SpeedStream 5200-Série Roteador. Como saber se eu tenho QoS com controle de banda? E como eu divido a internet?

Esse "modem Roteado" não tem essa função roteadores com essa função são caros, geralmente usados somente no mundo corporativo, para você eu indicaria usar um PC antigo que esta encostado ai(Pentium 133...) e colocar o BrazilFW(antigo Coyote) que é uma distribuição simplificada do Linux que cabe em um disquete, e é feita justamente para compartilhar e administrar uma conexão com a Internet, nele você pode fazer controle de banda e muito mais

2 - É possível isolar apenas 1 computador? Por exemplo, aqui são 4, eu botaria 1/4 da net para o meu e 3/4 para o resto que interfiririam entre eles.

Sim, usando o BrazilFW você poderia fazer varias regras desse tipo.

PS: Site do projeto BrazilFW: http://www.brazilfw.com.br/forum/portal.php

Forum-BR: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewforum.php?f=2

Postado

Valeu pela dica, eu acho que por enquanto eu não vou mexer nisso e vou tentar é limitar a taxa do emule mas caso eu tenha tempo para mexer eu tenho as seguintes dúvidas:

1 - O computador que estiver com esse linux tem que ser o principal? Se sim, então eu terei de reconfigurar toda a rede? Isso seria muito complicado?

2 - Eu não poderia botar esse linux no meu pc em outra partição que não seja a do win xp instalado e inicialiazar os dois SOs ao mesmo tempo para poder dividir a conexão?

3 - O pc com esse linux deveria estar sempre ligado para as configurações funcionarem?

Postado
Valeu pela dica, eu acho que por enquanto eu não vou mexer nisso e vou tentar é limitar a taxa do emule mas caso eu tenha tempo para mexer eu tenho as seguintes dúvidas:

1 - O computador que estiver com esse linux tem que ser o principal? Se sim, então eu terei de reconfigurar toda a rede? Isso seria muito complicado?

Não entendo o que seria principal para você!?

Ele seria o servidor de internet, não digo reconfigurar tudo, mais dependendo da configuração atual(ip fixo ou não) você teria que fazer algumas modificações, mais não seria complicado.

2 - Eu não poderia botar esse linux no meu pc em outra partição que não seja a do win xp instalado e inicialiazar os dois SOs ao mesmo tempo para poder dividir a conexão?

Sim você poderia usar um software de virtualização(VMware, VirtualBox) e instalar o BrazilFW em um pc virtual, mais adianto seria um encomodo pois ele usaria recursos do seu sistema e você teria que deixar o seu pc(que gasta bem mais energia que um Pentium133)ligado 24h.

3 - O pc com esse linux deveria estar sempre ligado para as configurações funcionarem?

Sim, mais o pc não teria monitor, driver de cd, hd, nem cooler.

Você montaria um P133, com 32 de ram, drive de disquete, 2 placas de rede e 1 placa de vídeo, coloca um dissipador de cooler de athlon-xp no processador, ou colocar um cooler de K6-2.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...