Ir ao conteúdo

Virtual Disk Manager GUI para o Ubuntu

Fernando Mercês

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Pessoal,

Publiquei este "mini-artigo" no meu blog. Talvez seja útil pra alguém.

Depois de algumas horas de programação em shell script, compartilho aqui uma GUI (Graphical User Interface) programada usando o Xdialog para as telas e o vmware-vdiskmanager, o gerenciador de discos virtuais da VMware, para aumentar o tamanho de discos virtuais .vmdk.

A ideia me surgiu depois de passar um "perrengue" com minha VM de Windows XP que eu não conseguia aumentar o tamnho do disco e tive que instalar o VMware Server para tal. Agora, com esse script, quem tiver o mesmo problema já não vai precisar ter tanto trabalho.

O script só serve mesmo para aumentar o tamanho de um vdisk. Mais nada.

Há algumas screenshots anexadas.

Download

vdisk-gui.zip [289 KB]

Conteúdo do arquivo .zip

instalar.sh - script de instalação.

leiame.txt - arquivo leiame.

vdiskgui.sh - script redimensionador.

vmware-vdiskmanager - binário da VMware.

NOTAS:

1. O script foi feito para o Ubuntu, mas testei no Debian e funcionou normalmente.

2. Há dependências para o script funcionar mas o script de instalação as detecta e instala automaticamente (desde que você esteja conectado à internet).

Opiniões são muito bem-vindas! Espero que ajude alguém, porque se alguém tivesse feito isso há algum tempo eu não teria perdido tantas horas procurando solução para o meu problema. =]

Abraços a todos!

post-144-13884944903541_thumb.jpg

post-144-13884944907561_thumb.jpg

post-144-13884944908252_thumb.jpg

post-144-13884944909802_thumb.jpg

• 3 meses depois...
  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!