Ir ao conteúdo

Projeto de Portao eletronico feito com "FLIP FLOPS"

wisham

Posts recomendados

Postado

Ola amigos

sou estudante de eletrotecnica e estou fazendo um trabalho sobre portoes eletronicos e estou com uma dificuldade.

gostaria de saber se vocês podem me ajudar,no caso se alquem tem algum circuito de funcionamente de um portao eletrônico feito com flip flops e o esquema de funcionamento.

deis de ja agradeço a ajuda de todos!

valeu

• 1 ano depois...
Postado

Esse post é antigo mas como outros poderam precisar irei postar um circuito que tive de fazer a pouco tempo...

post-575466-13884952187226_thumb.jpg

Funcionamento:

*Considerando a saída Q dos FF’s em nível baixo. (portão totalmente fechado)

Pressionando ‘B’ , provoca-se uma transição de descida no CLK dos FF’s.Como Q2 inicialmente esta em nível alto , Q1 se torna ‘1’ e aciona o motor em um sentido.Com isso a entrada J2 esta em nível alto e J1 coninua em nível alto,de forma que se pressionado ‘B’ novamente Q2 se torna ‘1’ e Q1 se torna ‘1 ‘, parando o motor.Se Q2 se tornou 1 ,Q2 esta em nível baixo , então ,após um novo pulso de descida no CLK dos FF’s Q1 se torna 0 , então Q1 = 1 e Q2 continua em 1 , ligando o motor em outro sentido.Os clears funcionam interrompendo o movimento para que o motor funcione quando o destino final é alcançado , sendo que o FC2 somente interrompe FF1 se Q1 estiver em nível alto.Em caso de queda de energia o primeiro pulso fará o portão abrir.

*FCR1 e FCR2 - Sao Fins de curso. contatos no final do portao que enviam 1 quando portao fexa totalmente(FCR1) ou abre totalmente(FCR2)

Se por algum motivo precisar das tabelas da verdade e mapas ...é so deixa a msg que um dia eu anexo mais arquivos.

Postado
So um detalhe, tem certeza que essa ponte H esta certa?

pelo que sei ela deve ter dois pares de transistores NPN e PNP (complementares), nessa sua ponte so tem NPN.

abs.

Tá sim, a ligação pra ter NPN//PNP é diferente... sendo os dois diferentes as bases do mesmo lado são ligadas juntas, um aciona com tensão e outro quando o não tem sinal, do outro lado o mesmo acontece....

Postado
Tá sim, a ligação pra ter NPN//PNP é diferente... sendo os dois diferentes as bases do mesmo lado são ligadas juntas, um aciona com tensão e outro quando o não tem sinal, do outro lado o mesmo acontece....

Tem uma coisa interessante...se colocar um circuito usando 555 astavel para produzir umas ondas quadradas ...e depois colocar isso no Clock de um circuito contador...voce pode fazer o portão fechar sozinho depois de algum tempo . isso é útil se alguém esquecer o portao aberto ou pra comodidade mesmo...Lembrando que o astavel so deve funcionar para Q1 e Q2 em nível alto (situação em que ele foi aberto e esta parado).usando microcontrolador fica muito mais fácil...mas ai eu entendo menos do que flip flop.....

• mês depois...
Postado

1)So um detalhe, tem certeza que essa ponte H esta certa?

pelo que sei ela deve ter dois pares de transistores NPN e PNP (complementares), nessa sua ponte so tem NPN.

me descupe entrometer mas a ponte dele esta correta sim...no entanto eu colocaria quatro diodos em paralelo com os transistos usando o catodo destes diodos ligados no coletro de cada transistos...e o anodo ligado ao emissor...assim nao correria riscos de queimar os transistos...

2)Tem uma coisa interessante...se colocar um circuito usando 555 astavel para produzir umas ondas quadradas ...e depois colocar isso no Clock de um circuito contador...

eu estou fazendo o mesmo projeto...usando edge negativo e e ao invés de flip flops eu estou usando CI's como 7476 portas ENd tipo 7408 e um flip flop RS q eu mesma eu fazendo com um CI tipo 7402...funcionou beleza.

• 2 meses depois...
Postado

Legal , simples, o que eu precisava, estou pensando em montar.

Qual o número dos CIs que você usou?????

estou pensando em usar no lugar dos transistores reles.

• 2 meses depois...
Postado

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=150&d=1129209249

montei um simples, usei uma fonte velha e dois relés para acionar o motor (2anper ac) usei o cd4013 para travar o receptor, pois o meu não tinha a função de travar o relé

ex: cd 4013

http://projekit.com/diversos/images/bi-4013.jpg

http://i194.photobucket.com/albums/z182/soschip/FF_D.jpg

Quero ver agora quemar a placa se ela não existe mais!!!!!

Não aguentava mais queima por descarga e ráios

recomendo usar o receptor con trava, pois não será necessário o 4013

estou sem tempo se alguem precisar do esquema me avisa!

Postado

ola estudo automacao quero fazer uma maquete de um portao eletrônico para apresentar com tcc gostaria se alguem pode me ajudar com mais informaçoes obrigado

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Postado
Esse post é antigo mas como outros poderam precisar irei postar um circuito que tive de fazer a pouco tempo...

[ATTACH]67991[/ATTACH]

Funcionamento:

Pressionando ‘B’ , provoca-se uma transição de descida no CLK dos FF’s.Como Q2 inicialmente esta em nível alto , Q1 se torna ‘1’ e aciona o motor em um sentido.Com isso a entrada J2 esta em nível alto e J1 coninua em nível alto,de forma que se pressionado ‘B’ novamente Q2 se torna ‘1’ e Q1 se torna ‘1 ‘, parando o motor.Se Q2 se tornou 1 ,Q2 esta em nível baixo , então ,após um novo pulso de descida no CLK dos FF’s Q1 se torna 0 , então Q1 = 1 e Q2 continua em 1 , ligando o motor em outro sentido.Os clears funcionam interrompendo o movimento para que o motor funcione quando o destino final é alcançado , sendo que o FC2 somente interrompe FF1 se Q1 estiver em nível alto.Em caso de queda de energia o primeiro pulso fará o portão abrir.

*FCR1 e FCR2 - Sao Fins de curso. contatos no final do portao que enviam 1 quando portao fexa totalmente(FCR1) ou abre totalmente(FCR2)

Se por algum motivo precisar das tabelas da verdade e mapas ...é so deixa a msg que um dia eu anexo mais arquivos.

sera q tem como você passa os componentes utilizados na montagemm??obrigadooo

• 2 semanas depois...
Postado

[ATTACH]67991[/ATTACH]

Funcionamento:

sera q você pode me mandar os mapas e as tabelas dos componentes necessarios para a montagem do circuitoo??to usando eesse projeto no meu tcc...

valeuss fico no aguardoo

• 4 meses depois...
Postado

Bom amigos gostaria de saber se esse circuito serviria para estender um toldo automaticamente com as chaves fim de curso e como ficaria se eu precisar colocar um sersor de umidade pra acionar o circuito!??

• mês depois...
Postado

Eu precisava das tabelas e dos mapas! você pode colocar aqui?

• 3 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...