Ir ao conteúdo

Projeto de Portao eletronico feito com "FLIP FLOPS"

wisham

Posts recomendados

Postado

Ola amigos

sou estudante de eletrotecnica e estou fazendo um trabalho sobre portoes eletronicos e estou com uma dificuldade.

gostaria de saber se vocês podem me ajudar,no caso se alquem tem algum circuito de funcionamente de um portao eletrônico feito com flip flops e o esquema de funcionamento.

deis de ja agradeço a ajuda de todos!

valeu

• 1 ano depois...
Postado

Esse post é antigo mas como outros poderam precisar irei postar um circuito que tive de fazer a pouco tempo...

post-575466-13884952187226_thumb.jpg

Funcionamento:

*Considerando a saída Q dos FF’s em nível baixo. (portão totalmente fechado)

Pressionando ‘B’ , provoca-se uma transição de descida no CLK dos FF’s.Como Q2 inicialmente esta em nível alto , Q1 se torna ‘1’ e aciona o motor em um sentido.Com isso a entrada J2 esta em nível alto e J1 coninua em nível alto,de forma que se pressionado ‘B’ novamente Q2 se torna ‘1’ e Q1 se torna ‘1 ‘, parando o motor.Se Q2 se tornou 1 ,Q2 esta em nível baixo , então ,após um novo pulso de descida no CLK dos FF’s Q1 se torna 0 , então Q1 = 1 e Q2 continua em 1 , ligando o motor em outro sentido.Os clears funcionam interrompendo o movimento para que o motor funcione quando o destino final é alcançado , sendo que o FC2 somente interrompe FF1 se Q1 estiver em nível alto.Em caso de queda de energia o primeiro pulso fará o portão abrir.

*FCR1 e FCR2 - Sao Fins de curso. contatos no final do portao que enviam 1 quando portao fexa totalmente(FCR1) ou abre totalmente(FCR2)

Se por algum motivo precisar das tabelas da verdade e mapas ...é so deixa a msg que um dia eu anexo mais arquivos.

Postado
So um detalhe, tem certeza que essa ponte H esta certa?

pelo que sei ela deve ter dois pares de transistores NPN e PNP (complementares), nessa sua ponte so tem NPN.

abs.