Ir ao conteúdo

Fonte x PC Novo

gremilin

Posts recomendados

Postado

Ae galera.

Estou montando um pc novo e queria ver qual fonte vocês me indicariam.

Meu pc:

Processador: Core 2 Duo e6550 2.33 1333mhz

Placa Mãe: Asus p5n32-e sli

Mem Ram: 2gb Corsair 800mhz

Hd: Sata 2 250gb Seagate

Placa de Video: 8800 Gts 320 mb

4 coolers.

1 Drive de DVD/RW e Floppy.

Estou em mente nesta fonte:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65363063-fonte-550w-real-huntkey-_JM

Será que aguenta? E se não aguenta, qual vocês me indicam ?

Obrigado !

• Membro VIP
Postado

Sem pestanejar, uma ZM360B-APS. R$ 230, com PFC ativo, rendimento ótimo, garantia de 3 anos. A melhor relação custo/benefício que tem em lojas aqui no Brasil atualmente para as configs típicas como essa dai..

Abraço...

Postado

Olá amigo.

Obrigado pela sua resposta, mas acho que essa fonte não vai dar pra mim.

Fiz o calculo que o Celso jnr me recomendou e eu precisaria de uma fonte de +ou- 450w Reais.

Será que essa Huntkey que eu estou querendo comprar não dá pro gasto ?:huh: Porque eu andei olhando e ela só tem 85% de eficiencia que daria em torno de 460w. Será que não ficaria muito no limite ?

Obrigado !

Sem pestanejar, uma ZM360B-APS. R$ 230, com PFC ativo, rendimento ótimo, garantia de 3 anos. A melhor relação custo/benefício que tem em lojas aqui no Brasil atualmente para as configs típicas como essa dai..

Abraço...

• Membro VIP
Postado
Olá amigo.

Obrigado pela sua resposta, mas acho que essa fonte não vai dar pra mim.

Fiz o calculo que o Celso jnr me recomendou e eu precisaria de uma fonte de +ou- 450w Reais.

Será que essa Huntkey que eu estou querendo comprar não dá pro gasto ?:huh: Porque eu andei olhando e ela só tem 85% de eficiencia que daria em torno de 460w. Será que não ficaria muito no limite ?

Obrigado !

Sinto te dizer que fizeste o cálculo errado, e tens também um conceito errado sobre fontes de PC. Por ex essa Huntkey de 450W pode te ofertar cerca de 24 Amperes nas linhas de 12 Volts enquanto a ZM360B-APS pode te ofertar cerca de 26 Amperes. São 24 Watts a mais por parte dessa Zalman

Visite esse tópico e depois conversamos.. : http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986

Veja lá no item 7 dele a indicação para o site de cálculo, bem como a indicação de uma série de dicas sobre como preencher sua config..

Teu comentário é bom... Ela só tem 85% de eficiência... As melhores fontes do mundo tem suas eficiências ai nesse patamar. Essa Huntkey, acredito, não tem essa eficiência toda não... É falcatrua esse dado...

Abraço..

Postado

É verdade. Não tenho muita ideia sobre fontes e por isso estou perguntando no fórum.

Já ouvi falar que as zalman fossem melhores que as demais, por ser mais recomendada e tal, mas não tinha ideia que, mesmo com com menos "watts" ela se destacava das demais.

Muito bom o seu post sobre as fontes. aprendi um monte.

Então, conclui que não dá pra se basear somente na potencia total de uma fonte e sim em diversos fatores que você citou.

Estava reavaliando a escolha de minha fonte e surgiu essa como uma oportunidade:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64371061-fonte-zalman-zm-460b-aps-atx-v22-pronta-entrega-_JM

o que voce acha faller ?

Estava afim de pegar esta de 460 para evitar futuros problemas com upgrade, mas no geral, essa ai aguenta firme a minha config citada anteriormente né ?

Postado

Só uma coisa:

no extreme power supply calculator, onde diz: "System Type" seria single socket né ? Mesmo sendo um core 2 duo né ? Só pra mim ter certeza do que eu to fazendo.

Abraço !

• Membro VIP
Postado

Processador: Core 2 Duo e6550 2.33 1333mhz

Placa Mãe: Asus p5n32-e sli

Mem Ram: 2gb Corsair 800mhz

Hd: Sata 2 250gb Seagate

Placa de Video: 8800 Gts 320 mb

4 coolers.

1 Drive de DVD/RW e

Floppy.

A simulação correta para sua config..

gremilin.jpg

Sim é single socket que você deve colocar em Sistem Type

Veja ai, ao dimensionar tua fonte para operar no pico em 70% da oferta da fonte teríamos:

242/0,70 = 346Watts => Uma ZM360 B-APS dá conta de sua config com uma mão nas costas... Sobra potência e corrente. Tua demanda em 12 volts é de 15,4 Amperes e a fonte de 360 Watts entrega até 26 Amperes.

Eu, fosse tu, ficaria com essa ZM360B-APS com um preço mais baixo até que aquela ZM 460B-APS. Veja ai..

Zalmannae-Armazem.jpg

3Anos de garantia, podendo até ser parcelado sem juros..

Ou, como és conterrâneo meu do sul, passa aqui na Ghethe, em Porto Alegre e pega na Hardstore: http://www.hardstore.com.br/?view=detalhe.produto&codigo_produto=1530

Abraço...

Postado

Ok Faller.

Muito obrigado pelas explicações ! Agora posso comprar minha fonte tranquilo e não fazer a burrada que ia fazer anteriormente !!!

Moro em caxias, vou pra poa as vezes, olho no seu site o endereço e vou ai comprar a fonte com você !! Obrigado !

• Membro VIP
Postado
Ok Faller.

Muito obrigado pelas explicações ! Agora posso comprar minha fonte tranquilo e não fazer a burrada que ia fazer anteriormente !!!

Moro em caxias, vou pra poa as vezes, olho no seu site o endereço e vou ai comprar a fonte com você !! Obrigado !

Eu não tenho site muito menos qualquer vínculo com qualquer loja, de PAE ou do Brasil Inteiro.. Citei nesse post a e-Armazem, só para lhe mostrar de modo claro a questão garantia de 3 anos, e a Hardstore, uma de Curitiba, no Paraná e outra de Porto Alegre, quando vi, em sua assinatura, que você é de Caxias do Sul. Só isso, nada mais do que isso...Abraço...

Postado

Gremilim,

Acabei de montar minha nova máquina - veja a assinatura - e depois de muito pesquisar optei por comprar uma fonte de 600W reais.

Atente-se para a demanda de corrente da sua placa de vídeo.

PFC ativo aqui no Brasil não é relevante, já que com isto estamos apenas fazendo economia para as concessionárias de energia e não para nosso bolso - lá fora, EUA e Europa o cidadão ganha desconto na conta de energia se utilizar equipamentos com PFC.

Se eu fosse você compraria uma de 600W para te dar uma folga se quiser por exemplo ligar seu HD em Raid ou colocar mais HDs.

Postado
Gremilim,

Acabei de montar minha nova máquina - veja a assinatura - e depois de muito pesquisar optei por comprar uma fonte de 600W reais.

PFC ativo aqui no Brasil não é relevante, já que com isto estamos apenas fazendo economia para as concessionárias de energia e não para nosso bolso - lá fora, EUA e Europa o cidadão ganha desconto na conta de energia se utilizar equipamentos com PFC.

Se eu fosse você compraria uma de 600W para te dar uma folga se quiser por exemplo ligar seu HD em Raid ou colocar mais HDs.

600W!!!!!!! Compra uma de 1200W logo pra ter uma folga pra vida inteira......sobre o PFC Ativo, você precisa se informarm melhor...é relevante aqui como em qualquer lugar do mundo....diria que até em Marte seria relevente.

Sinto lhe dizer, mas você gastou dinheiro a toa nessa fonte sua, não que ela não seja boa, mas a Zalman 460B-APS aguentaria sua configuração com uma mão amarrada nas costas....

• Membro VIP
Postado
Gremilim,

Mantruzo caro colega de fórum. Conseguiste colocar ai em umas poucas linhas um recorde de absurdos.

Me permita:

Grande parte das pessoas se fixam em PFC faz com que a energia custe menos, isso na Europa, mas não no Brasil... Esse conceito foi difundido ai pela internet e está incrustrado na cabeça de muitos..

Existe uma grande confusão entre cobrar ou não cobrar energia reativa. Em consumidor doméstico essa energia reativa não é cobrada nem aqui, nem na Europa, e nem tampouco na Tazmania, e não reside ai o diferencial do PFC ativo.

Nem tampouco o PFC aumenta a eficiência de uma fonte, ao contrário, pode diminuir, pois circuito algum trabalha de graça.. Pode diminuir a eficiência da fonte, em 2 ou 3%, depende da potência, mas pode aumentar a eficiência de todo o seu sistema energético, e vou explicar porquê..

PFC ativo é uma nova maneira de retificar. Um novo arranjo. A retificação normal gera picos elevados de corrente na linha de alimentação, nos diodos da fonte e no capacitor da mesma. O PFC ativo faz com que a corrente de entrada aconteça não aos picos mas sim de modo suave, senoidalmente administrada e em fase com a tensão.

Isso significa pouca perda na fiação, pouca perda nos componentes internos da fonte até o capacitor. Isso significa menor geração de ruídos, espúrios, harmônicas etc..

Na prática, mas bem na prática, vou citar algumas vantagens mais visíveis, mais palpáveis de uma fonte com PFC ativo, se comparada com uma fonte com retificação normal.

1) Vida útil do capacitor de entrada: Vou precisar traçar uma analogia para melhor explicar essa questão. Imagine uma estrada, lá do interior, de chão batido, imensamente cheia de buracos. De outro lado imagine uma estrada asfaltada, normalmente lisa. O capacitor da fonte age para a tensão de entrada dessa fonte mais ou menos do mesmo modo que um amortecedor de carro age para a manutenção desse carro de modo estável e sem sentir todo o solavanco da estrada. Amortece os solavancos assim como o capacitor da fonte amortece a variação de tensão na entrada da fonte, antes da regulagem, ou seja, da tensão que é ofertada a fonte para dela retirar todas as tensões de secundário, com a devida potência.

Pois uma retificação sem PFC se comporta como um carro andando naquela estrada ai que você imaginou, repleta de buracos. O capacitor da fonte sem PFC se comporta assim. Em parte do percurso (semiciclo da rede) ele nem trabalha, e, em um intervalo pequeno do tempo total, e na frequência de 120 vezes por segundo ele recebe uma pancada violenta, um pico de corrente, com até 4 ou 5 vezes a amplitude da corrente nominal que a fonte demanda, que ele é obrigado a amortecer, segurar na marra...

A retificação com PFC ativo demanda corrente o tempo todo da entrada, de forma senoidalmente variável, em valores muito mais baixos em amplitude do que aquele outro caso.. É como se essa estrada asfaltada tivesse leves ondulações e não buracos...

E dai? O amortecedor não foi feito para amortecer?? Foi. Pergunto entretanto, quanto irá durar um e outro de nossos amortecedores??? Sem dúvida alguma o amortecedor submetido a variação constante e aos picos, perderá sua capacidade de amortecimento muito mais rapidamente. O que acontece ao perder a capacidade de amortecimento???

Com o carro se sabe que é perigo eminente de capotagem e com a fonte, que originalmente fornecia uma potência X, se sabe que ela passará a não poder mais fornecer a mesma potência garantindo tensões estáveis para o PC. O cansaço dos capacitores de entrada baixa progressivamente a potência útil que essa fonte conseguirá prover, de modo estável.. Por isso é muito comum por ai nos fóruns as reclamações do tipo..

Meu PC está rebootando!

Meu PC está instável!

Meu PC só gira umas voltas o fan e depois não liga!

Isso tudo é devido a perda da capacidade de fornecimento de potência, e quando essa potência é exigida, a tensão arria, a fonte detecta, e baixa o sinal Power_OK que ela mantém sempre alto para o PC. Ao baixar o Power_OK, também conhecido como Power_Good, o PC ganha um reset...

Resumo PFC ativo => vida longa e estável no fornecimento de energia pela fonte..

2) Menor exigência dos sistemas de energia: Quem já notou que uma fonte normal, vamos supor de 400 Watts, quando for aplicada em um no-break, esse no-break deverá ter condições de suportar cerca de 700VA. Isso se deve ao fato de que aquela exigência das correntes de pico agora devem ser supridas pelo no-break. Ou seja, fontes com retificação normal tem um fator de potência típico na ordem de 0,6. Consequentemente para poder suprir esses 400 Watts que a fonte demanda, esse no-break terá que poder aguentar 400/0,6 = 667 VA. Em uma fonte com PFC ativo o FP gira em torno de 0,96 a 0,99. O mesmo no-break necessitará de somente 400/0,97 = 412 VA para suportar essa fonte, agora com PFC. Quando falo em no-break é só para citar um dispositivo, mas qualquer dispositivo que anteceda a fonte, terá que ser superdimensionado para aguentar a retificação normal (tomadas, disjuntores, fiação, chaves, transformadores, filtros, estabilizadores, ou qualquer outro equipamento de energia). Você vai dizer: " mas sempre foi assim e nunca tive que superdiomenssionar..." Então raciocine ao contrário, agora, com fonte com PFC, toda a sua equipagem elétrica vai trabalhar com muito mais folga. Mais folga menor perda na fiação por exemplo, ou no calor de um transformador, ou de qualquer outro elemento envolvido com a energia do seu PC.

3) Operação em full range: É intrínseca a adoção da fonte com PFC ativo a ampliação do range de trabalho da mesma. Esse tipo de fonte opera tranquilamente com tensões de entrada desde 90 até 270 Volts, sem necessidade de comutação de chave alguma. Você consegue imaginar uma variação destas em sua casa. Me parece que somente todos os equipamentos eletroeletrônicos de sua casa poderão, ou queimar ou não funcionar, menos seu PC que estará lá funcionando normalmente. (já tem Monitor LCD com fonte com PFC ativo). Estabilizador com um range desses, nem pensar. Se ele já não é necessário com fontes normais, imagine com uma dessa com PFC ativo. A segurança do range elevado também chega a ser um diferencial, mesmo que pequeno. Muitos colegas vem ao fórum com queixas do tipo... " Liguei minha fonte na tensão errada..."

4) Proteção: É fácil de se ver, e explico isso lá no meu tópico sobre PFC, (existe um tópico por mim redigido aqui no fórum do Clube do Hardware que visa esclarecer a questão PFC que se alguém quiser consultar cito abaixo), que uma fonte com PFC ativo é muito mais imune a espúrios, transientes, surtos de tensão na entrada do que uma fonte com retificação normal.

Não sei se me esqueci de algo, parece que não. Tem toda uma vantagem relacionada como eliminação de geração de harmônicos, de geração de MFI/RFI, da distorção harmônica gerada para cima da rede elétrica, todos esses elementos prejudiciais mas de menor capacidade de percepção para nós meros consumidores.

Referência: Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara - http://forum.clubedohardware.com.br/fator-correção-potencia/431794

Me desculpe o post comprido, não dá para falar isso dai em poucas palavras...

Fora disso uma sugestão de adoção de uma fonte de 600 Watts em uma config cuja demanda de pico beira os 240 Watts é uma demência nunca vista... Não está errada estruturalmente, porém me parece leviana, sem base, irresponsável até. Fácil para quem sugere, pois não arca com os custos...

Cordial abraço...

Postado

Se o cara tiver $$ sobrando deixa ele comprar a fonte de 600w ...

Se o sistema demanda 240w e o cara comprar uma de 600w reais , obviamente a durabilidade da fonte será maior , pois ela não será muito exigida ...

Postado

Primeiramente, perfeito seu post faller. Para quem não teve a paciência de pesquisar pelo fórum sobre o assunto, está dada uma nova chance de entender o tema.

Quanto a indicação de uma de 600W para um de baixa/média demanda, seria o mesmo que você contratar um engenheiro civil para fazer o projeto de sua casa, digamos um sobrado, e o camarada fazer todos os cálculos pensando desta forma "pegue logo 600W". Aí tua casa vai custar digamos 400 mil reais enquanto poderia custar 300. Minha pergunta é: ele está errado? Não, a casa será sustentada perfeitamente, com pilares enormes. Agora outra pergunta: você ficou satisfeito em saber que o camarada te orçou e executou uma obra com um preço bem superior ao que você poderia pagar e ainda ter O MESMO BENEFÍCIO?

Tudo bem, essa linha HP da Zalman não se limita a maior potência. Temos fontes muito boas, com alta eficiência (maior que da linha APS), com cabos modulares (para quem pode pagar por este "mimo" é um atributo interessante), com sistema de refrigeração superior, com heat-pipes... enfim, melhor qualidade, maior preço. A questão é: uma 360B-APS por 220 reais ou uma 460B-APS por 300 reais, esta última suficiente para qualquer que seja o upgrade que nosso colega possa imaginar (acredito que até um SLI de 88GTS) já é uma indicação com certa folga. Não é necessário nem de longe indicar uma fonte de 600W, especialmente quando ela custa quase o dobro das demais...

Quanto a superestimar a potência da fonte a ser usada pensando em maior durabilidade, discordo:

Primeiro por se tratar no caso discutido de duas fontes com PFC ativo, que como nosso colega faller acabou de demonstrar novamente, é uma "mão na roda" nesta questão de durabilidade. Depois, vale lembrar que a curva de eficiência de uma fonte usualmente é beneficiada para cargas chamadas de "típicas", ou seja, que estão na faixa central de sua potência. Usar uma fonte potente para uma configuração de baixa demanda pode (dependendo de como a curva se comporta) fazer com que ela trabalhe sempre num regime onde sua eficiência não é tão alta. Cito abaixo um gráfico com a curva de eficiência de uma fonte da Corsair, que ao meu ver, para quem tem dinheiro suficiente para comprá-la, seria uma ótima opção, e no caso particular deste tópico, encaixaria perfeitamente na configuração, mantendo sempre o tal uso "típico" que citei e assim tendo uma eficiência beirando sempre a maior possível quando da potência exigida.

http://www.corsairmemory.com/_images/charts/vx450w_efficiency.jpg

Abraços...

Postado

Confesso que ao ler o posto do amigo Mantruzo, fiquei um pouco assustado, pois a minha ideia é comprar entre a Zalman 360 que o faller indicou ou a 460 (no máximo).. sei que a fonte é um artefato dos mais importantes e necessarios na hora de se construir um pc, mas depois de pesquisar e me informar tanto sobre o assunto, conclui que uma fonte de 600 da zalman seria um tanto quanto "exagerado", mas eu entendo o amigo Mantruzo, que, assim como eu se preocupa com a alimentação dos componentes do pc e não quer deixar a fonte passar sufoco. Acho que para o meu caso, esta fonte seria um exagero e um gasto de dinheiro um pouco alto demais.

Agradeço a todos que estão postando aqui, pois estas discussões tiram muitas duvidas e contribuem de forma positiva para o forum.

Obrigado !

PS> Mantruzo: O que você está achando da 8800 Gts ? ela tá suprindo legal as necessidades para os jogos ? (eu sei que depende também das outras peças)No geral, ela tá se comportando bem ? Gráficos no máximo ? hehehehe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!