Ir ao conteúdo

Ajuda com fonte

Teko

Posts recomendados

Postado

Comprei uma Radeon X1950XT, ela chegou aqui em casa ontem, mas tenho uma fonte genérica de 450w.

Na etiqueta lateral dela fala assim:

SWITCHING POWER SUPPLY

MODEL: LC-B450E

Ae tem o valores de Input, e os de Output fala o seguinte:

+3.3v | +5v | +12v | -12v | +5vsb

28A | 45A | 18A | 1A | 2.5A

230w | 216w | 12w | 12.5w

TOTAL OUTPUT: 450w

Marca? Não tenho nem ideia. =/

Minha configuração é a seguinte:

Intel Core2 Duo E6700

2 x 1GB DDR2 667

Gravador DVD Samsung

HDD Samsung 160JJ (SATA-II)

e agora a placa de vídeo.

Tipo, to meio sem grana agora, será que arrisco a ligar a placa mas sem jogar NADA pra não forçar, ou espero e compro uma fonte nova primeiro?

E que fonte vocês me recomendariam?

Poderia ser essa do link abaixo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66848583-fonte-seventeam-st-450p-cg-450w-reais-atx-12v-22-oferta-_JM

==========EDIT============

Depois de ler o tópico "Uma boa fonte substitui um estabilizador?", acho melhor eu esperar e comprar uma fonte decente mesmo, e jogar meu estabilizador fora. =D

Mas essa que eu postei acima, vocês recomendam?

PS: desculpa pela ignorância, mas também nunca dei muita atenção às fontes, somente agora com meu PC novo é que comecei a me preocupar com isso.

• Membro VIP
Postado

Eficiência máxima de 70%... Fuja... Saia correndo de perto. Isso não é fonte é uma torradeira..

Tua config demanda:

Teko.jpg

O aconselhamento que dou sobre fontes manda se dividir a demanda de pico de sua config, esses 250 Watts, por 0,70. Isso para descobrir onde a potência da nova fonte estará centrada. Isso garante que com essa nova fonte sua config irá trabalhar no pico a 70% da capacidade de oferta da fonte e em idle em algum valor próximo aos 40% da capacidade de oferta dessa mesma fonte. Esse procedimento irá garantir que você opere sempre emuma região de maior eficiência dessa fonte.

250/0,7 = 357 Watts

Minha recomendação seria uma fonte Zalman ZM360B-APS, com as seguintes vantagens:

- PFC ativo;

- Eficiência maior do que 80%;

- Cabos recapados por malha de proteção;

- Fan com suspensão por rolamento;

- Conectores banhados a ouro e com EZ-Grip;

- 3 Anos de garantia.

- Preço em torno de R$ 230,00

Diferença de preço = 230-177 = R$ 53,00

Demanda de pico = 250 Watts

Fonte ST=> 250/0,68 = 368 Watts

Fonte ZM=> 250/0,80 = 312 Watts

Diferença = 56 Watts

Para poupar R$ 1,00 é necessário que se economize 2.500 Watts hora. Como se quer buscar a diferença de R$ 53,00 de custo de uma fonte para a outra, precisamos economizar 53 x 2500 Watts = 133.000 Watts hora

Como você vai economizar cerca de 56 Watts com uma fonte melhor, você precisará de 133000 / 56 = 2.375 horas para pagar a nova fonte com a economia de energia.

Como você vai ficar 3 anos com a mesma fonte funcionando, como mínimo (3 anos de garantia).

Ora, em 3 anos temos 365 x 3 = 1.095 dias.

Economizar com o PC ligado durante 2375 horas em 1095 dias dá um uso médio diário de 2.375 / 1095 = 2,16 Horas por dia..

Se seu PC fica em média ligado 2 horas e 10 minutos por dia, você paga a diferença ente uma fonte e outra nesses 3 anos... Se ficar ligado durante 8 horas/dia, essa diferença se paga nem precisam de 10 meses de uso..

Sem falar que é outra qualidade de fonte.

Vá de ZM360B-APS sem dúvida alguma..

Abraço...

Postado
Eficiência máxima de 70%... Fuja... Saia correndo de perto. Isso não é fonte é uma torradeira..

Tua config demanda:

Teko.jpg

O aconselhamento que dou sobre fontes manda se dividir a demanda de pico de sua config, esses 250 Watts, por 0,70. Isso para descobrir onde a potência da nova fonte estará centrada. Isso garante que com essa nova fonte sua config irá trabalhar no pico a 70% da capacidade de oferta da fonte e em idle em algum valor próximo aos 40% da capacidade de oferta dessa mesma fonte. Esse procedimento irá garantir que você opere sempre emuma região de maior eficiência dessa fonte.

250/0,7 = 357 Watts

Minha recomendação seria uma fonte Zalman ZM360B-APS, com as seguintes vantagens:

- PFC ativo;

- Eficiência maior do que 80%;

- Cabos recapados por malha de proteção;

- Fan com suspensão por rolamento;

- Conectores banhados a ouro e com EZ-Grip;

- 3 Anos de garantia.

- Preço em torno de R$ 230,00

Diferença de preço = 230-177 = R$ 53,00

Demanda de pico = 250 Watts

Fonte ST=> 250/0,68 = 368 Watts

Fonte ZM=> 250/0,80 = 312 Watts

Diferença = 56 Watts

Para poupar R$ 1,00 é necessário que se economize 2.500 Watts hora. Como se quer buscar a diferença de R$ 53,00 de custo de uma fonte para a outra, precisamos economizar 53 x 2500 Watts = 133.000 Watts hora

Como você vai economizar cerca de 56 Watts com uma fonte melhor, você precisará de 133000 / 56 = 2.375 horas para pagar a nova fonte com a economia de energia.

Como você vai ficar 3 anos com a mesma fonte funcionando, como mínimo (3 anos de garantia).

Ora, em 3 anos temos 365 x 3 = 1.095 dias.

Economizar com o PC ligado durante 2375 horas em 1095 dias dá um uso médio diário de 2.375 / 1095 = 2,16 Horas por dia..

Se seu PC fica em média ligado 2 horas e 10 minutos por dia, você paga a diferença ente uma fonte e outra nesses 3 anos... Se ficar ligado durante 8 horas/dia, essa diferença se paga nem precisam de 10 meses de uso..

Sem falar que é outra qualidade de fonte.

Vá de ZM360B-APS sem dúvida alguma..

Abraço...

Valeu! o/

Vou pegar essa Zalman mesmo. Achei ela por 215,00 + frete.

E meu PC passa umas 8~10 horas por dia ligado, vou tirar tranquilo então. =D

[modo_noob_on]

Ah, mas tipo no manual da placa pede uma fonte de 450w. Esses 450w deles são em relação à uma fonte genérica então?

[modo_noob_off]

Com uma explicação dessas você está esperando pra comprar outra fonte porque??hahahaha

Abraço!

shaushuahsuhsuas

Nada. =D

Postado
Não amigo, essa especificaçÃo do fabricante é um pouco mais. Afinal é melhor errar por mais do que colocar menos..hehehehehehehe

hmmm

Mas então a Zalman ZM360B-APS dá conta do recado mesmo ou vai ficar "faltando", já que a ATi/Sapphire pedem 450w?

Só pra confirmar antes de comprar.

• Membro VIP
Postado
hmmm

Mas então a Zalman ZM360B-APS dá conta do recado mesmo ou vai ficar "faltando", já que a ATi/Sapphire pedem 450w?

Só pra confirmar antes de comprar.

Analise comigo:

1) De que adiantaria o fabricante de placas de vídeo declarar a necessidade de potência para a placa somente, se a enorme maioria do público em geral não saberia dizer o quanto demanda sua CPU, seu HD, seu DVD, sua placa-mãe... De nada adiantaria concorda, portanto, a primeira conclusão é óbvia... O fabricante define a potência exigida por toda a sua configuração, incluindo aquela placa de vídeo;

2) Continuemos. Se for para toda a configuração e o fabricante obviamente não tem a menor ideia que você tem ai uim Core2 Duo E6700 e somente um HD etc..., ele, o fabricante não pode cair no engodo de recomendar uma potência muito baixa, pois muito bem você poderia usar essa placa em um core quad, com 3 HD´s, dois deles em RAID, mais CD e também DVD... Ou seja. O fabricante tem que sugerir uma potência muito mais alta do que realmente necessária para as configurações mais simples como a sua...

3) Todos os seus concorrentes, fabricantes, também fazem esse tipo de declaração, ou sugestão de fonte, e esse fabricante de sua placa colocar um valor muito baixo de demanda sugerida para essa placa dai, ele perde posição mercadológica. Ou seja; A placa fica melhor na foto, fica mais respeitada, fica com cara de mais potente se declarada uma exigência de potência maior...

4) Se ele errar para menos, na sugestão da demanda, ele pode num país sério, tomar até um processo, se alguém comprar uma config pesada e, com uma fonte menor não funcionar direito..

5) Ele então para proteção sugere uma fonte mais forte, mais potente, e mais cara portanto. Para ele não custa nada, só é vantagem, pois quem paga a fonte é você...

6) Finalmente. Se sabe que as placas de vídeo atualmente demandam muita energia (praticamente toda) da tensão de 12 volts. De nada adianta você pegar uma fonte de 450 Watts com baixa capacidade de oferta de corrente (ou potência) ai nessas linhas. Essa fonte que te indiquei é capaz de ofertar ai na tensão de 12 Volts até 26 Amperes, mesmo ela tendo uma capacidade final de potência de 360 Watts (isso se chama distribuição adequada de potência para as configs modernas)..

Só para citar vou te dizer algumas fontes de 450 Watts e suas capacidades de oferta de corrente nas linhas de 12 Volts, sempre inferiores que essa Zalman360B-APS; Segura ai...

Huntkey 450 Watts => oferta de 23,8 Amperes ai nas linhas de 12 Volts.

Seventeam 450 P-AG => oferta de 25 Amperes ai nas linhas de 12 Volts.

Thermaltake Purepower Séries W0014 ou W0019 ou W0021, todas com capacidade de fornecer 480 Watts, mas somente 18 Amperes nas saídas de 12 Volts.

Viu meu amigo... Era só pensar que você bem poderia ter chegado a pelo menos algumas dessas conclusões também..

Fiz um estudo para você, casando as necessidades energéticas de cada componente de sua config e a demanda total deu 251 Watts. Te digo até que na prática esse valor está superdimensionada, existe ai um coeficiente K (de Kagasso) que prefiro deixar.

Fique tranqüilo que a fonte aguenta sim. Outra sugestão é você procurar pelo consumo dessa sua placa, para ficar mais sossegado.

Coloque lá no google x1950 XT comsumption e deverão vir um cem número de testes mostrando o consumo da placa somente ou de uma config inteira, que o responsável pelo teste deverá declarar...

Abraço...

Postado
Analise comigo:

1) De que adiantaria o fabricante de placas de vídeo declarar a necessidade de potência para a placa somente, se a enorme maioria do público em geral não saberia dizer o quanto demanda sua CPU, seu HD, seu DVD, sua placa-mãe... De nada adiantaria concorda, portanto, a primeira conclusão é óbvia... O fabricante define a potência exigida por toda a sua configuração, incluindo aquela placa de vídeo;

2) Continuemos. Se for para toda a configuração e o fabricante obviamente não tem a menor ideia que você tem ai uim Core2 Duo E6700 e somente um HD etc..., ele, o fabricante não pode cair no engodo de recomendar uma potência muito baixa, pois muito bem você poderia usar essa placa em um core quad, com 3 HD´s, dois deles em RAID, mais CD e também DVD... Ou seja. O fabricante tem que sugerir uma potência muito mais alta do que realmente necessária para as configurações mais simples como a sua...

3) Todos os seus concorrentes, fabricantes, também fazem esse tipo de declaração, ou sugestão de fonte, e esse fabricante de sua placa colocar um valor muito baixo de demanda sugerida para essa placa dai, ele perde posição mercadológica. Ou seja; A placa fica melhor na foto, fica mais respeitada, fica com cara de mais potente se declarada uma exigência de potência maior...

4) Se ele errar para menos, na sugestão da demanda, ele pode num país sério, tomar até um processo, se alguém comprar uma config pesada e, com uma fonte menor não funcionar direito..

5) Ele então para proteção sugere uma fonte mais forte, mais potente, e mais cara portanto. Para ele não custa nada, só é vantagem, pois quem paga a fonte é você...

6) Finalmente. Se sabe que as placas de vídeo atualmente demandam muita energia (praticamente toda) da tensão de 12 volts. De nada adianta você pegar uma fonte de 450 Watts com baixa capacidade de oferta de corrente (ou potência) ai nessas linhas. Essa fonte que te indiquei é capaz de ofertar ai na tensão de 12 Volts até 26 Amperes, mesmo ela tendo uma capacidade final de potência de 360 Watts (isso se chama distribuição adequada de potência para as configs modernas)..

Só para citar vou te dizer algumas fontes de 450 Watts e suas capacidades de oferta de corrente nas linhas de 12 Volts, sempre inferiores que essa Zalman360B-APS; Segura ai...

Huntkey 450 Watts => oferta de 23,8 Amperes ai nas linhas de 12 Volts.

Seventeam 450 P-AG => oferta de 25 Amperes ai nas linhas de 12 Volts.

Thermaltake Purepower Séries W0014 ou W0019 ou W0021, todas com capacidade de fornecer 480 Watts, mas somente 18 Amperes nas saídas de 12 Volts.

Viu meu amigo... Era só pensar que você bem poderia ter chegado a pelo menos algumas dessas conclusões também..

Fiz um estudo para você, casando as necessidades energéticas de cada componente de sua config e a demanda total deu 251 Watts. Te digo até que na prática esse valor está superdimensionada, existe ai um coeficiente K (de Kagasso) que prefiro deixar.

Fique tranqüilo que a fonte aguenta sim. Outra sugestão é você procurar pelo consumo dessa sua placa, para ficar mais sossegado.

Coloque lá no google x1950 XT comsumption e deverão vir um cem número de testes mostrando o consumo da placa somente ou de uma config inteira, que o responsável pelo teste deverá declarar...

Abraço...

Cara, muito obrigado MESMO. Tu é O cara! Valeu! o/

Eu tinha até pensao nisso, mas como eu disse anteriormente, é a primeira vez que pesquiso sobre fontes, não tenho experiência nenhuma com isso. A dúvida é sempre maior.

Eu pensei no seguinte. "Eles devem levar em consideração que um usuário que compra uma placa dessas goste de jogos e tenha um computador bom, nesse caso ele pode ter um processador X (pensei num Pentium 4, que consome 100w+, ao contrário de um Core2 E6700 que faz 65w). Aí ele pode ter dois HDD's em RAID, dois drives de DVD, dois pentes de memória, etc. Eles pensam na pior das hipóteses, para assegurar que seu produto não venha a estragar.

Vou pegar essa fonte mesmo. Qualquer outra dúvida volto aqui pra apurrinhar vocês. =D

Té mais.

Postado

Bom Dia, Amigo.

Não precisa ficar com medo de sua fonte, pois o maximo que vai acontecer é ela não aguentar o trabalho e o micro ressetar de vez em quanto. voce não corre o risco de queimar sua nova placa de video ( que por sinal é fantastica), pois quem controla a tensão que vai para os slots (pci, agp ou express) é a placa mãe.

Esse papo de corre que é torradeira e balela de quem não entende a fundo de informática.

Eu monto maquinas nas mais diversas configurações em gabinetes generigos com fontes genericas e raramente preciso trocar as fontes.

Faça o teste primeiro.

Abração

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!