Ir ao conteúdo

Kit estudo emulador 8051

graccula

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Andei procurando esses kits de estudo para o 8051 que são programadores e emuladores para estudo do uC 8051, mas quase caí da cadeira quando comecei a ver os preços. Varia de $ 290 a $ 900 reais !!!!

Então comecei a procurar circuitos para eu mesmo montar um desses kits. Achei um bem simples e interessante, pois usa pontes de conexão para facilitar o trabalho de transformar o kit de programador para emulador.

O link do kit que eu achei é:

http://www.epopeiaeletronica.com/index.php?option=com_content&task=view&id=9&Itemid=15

O problema é que nesse kit está faltando a descrição dos componentes da ponte de retificação. Pelas fotos eu descobri que o projetista usou diodos 4007 e um regulador de tensão LM qqer coisa provavelmente para regular em 5 V a tensão do circuito, mas existem 2 capacitores eletrolíticos que não consegui identificar as capacitâncias.

Alguém pode me ajudar? Acredito ser um circuito convencional que muitos dos feras por aqui saibam de cor e salteado os componentes a serem utilizados.

Outra coisa... Alguém mais sabe de circuitos desses kits de ensino?? Postem sugestões, por favor.

Grande abraço e feliz 2008 pra todos!

Graccula

• Membro VIP
Postado

Por coincidência estou desenvolvendo um KIT com as seguintes características:

-16KB de RAM de programa externa

-16KB de RAM de dados externa

-16KB de EEPROM de programa (isto mesmo, EEPROM de programa que pode ser alterado a qualquer momento mas não se perde com a falta de alimentação.)

-16KB de EEPROM de dados

-Interface com o PonyProg ou ICprog

-Pronto para gravar micros AT89C e AT89S.

-Você carrega o programa em BIN ou HEX e ele executa na hora. Depois de testado é só gravar 89Cx051 ou 89Sx051.

-Pode gravar qualquer outro micro, bastando para isto criar programas próprios que ficam armazenados no PC e carregados na hora de executar a gravação.

- 14 entradas/saídas.

Postado

Bem loco, soschip. Maneiro mesmo! Meu único medo é nem saber usar esse tanto de memória! Hehehe. Mas pelo que eu entendi você está fazendo aquele esquema de utilizar 16k de RAM para programar sem precisar ficar queimando EPROM, é isso? E essa E2PROM de dados é para pesistência de informações, tipo um HD?

E como você conseguiu ainda ter 14 entradas e saídas com esse tanto de memória externa? Não seriam 13 I/O ? 8 da P1 e 5 da P3? você não está usando 3 portas da P3 como shift register?

Agora sobre você me enviar a BIOS eu acho até legal para eu conhecer, mas acho que ainda está muito além dos meu conhecimentos para avaliá-la! hehehehe

E você está pensando em vender esse kit, ou publicar os esquemas e a BIOS gratuitamente?

Valeu!

Graccula

• Membro VIP
Postado

Com um 'jeitinho' dá até pra ter 16 I/Os disponíveis, P1 e P3. Tudo depende de como é o hardware. Modéstia parte, com 8051 consigo alguns 'milagres' depois de 18 anos usando.

Já a BIOS que te falei, é te fornecer um chip pra você montar um kit para avaliar o funcionamento, pois será justamente para iniciantes que estou desenvolvendo.

Também pretendo disponibilizar muitos exemplos de programas e já estou preparando um site exclusivo para isto.

Por exemplo: Suponhamos que você queira fazer um programador de um determinado uC, então conectaria uma plaquinha nestas 14 I/Os e carregaria um pragrama (do PC para o KIT) que te permitiria gravar este chip. Este programa você poderia deixar arquivado no PC ou numa EEPROM serial de 2, 4, 8, 16, 32 ou 64KB para uso futuro.

Postado

Opa soschip, legal! Apesar do meu pouco conhecimento, eu topo avaliar o kit. Quanto ao site, se precisar de ajuda, me fala, afinal de contas estou aprendendo sobre uC's, mas de sites eu entendo. Eu tive um site um bom tempo atrás para ensinar programação para iniciantes. Chamava-se Serial Link. Mas eu não aguentei a concorrencia do iMasters. Bom, mas isso é outra história. Precisando de ajuda é só me falar, conheço bem html, php, asp, asp.net, javascript e ajax.

• Membro VIP
Postado

beleza!

Comecei fazer um curso de webdesigner mas desisti no primeiro mês, pois duraria 2 anos e achei o ritmo muito lento. Também está fora dos meus propósitos trabalhar com criação de sites. Como é apenas para meu uso, achei mais fácil usar o Dreamweaver ou Serif WebPlus. A gente só joga o que quer na tela e a página fica pronta!

Mas depois quero ver contigo algo mais interativo tipo:

como receber sujestões através do site e cadastro de visitantes.

quando o programa estiver pronto, entro em contato contigo por MP.

Feliz ano novo!

• Membro VIP
Postado

Terminei o hardware mas faltou definir um detalhe:

Como acha melhor carregar o programa?

Posso programar para fazer o Bootloder de 3 formas

1-Através do ponyprog ou Icprog pela paralela

2-Através do ponyprog ou Icprog pela serial

3-Diretamente do BASCOM, READs51, 8051IDE acebus ou qualquer IDE que gere o arquivo no formato IntelHEX, pela porta paralela.

Esta última é muito mais rápida porém aumenta um pouco o hardware.

Depois farei a interface para USB.

Dê sua opinião pois será muito importante para o desenvolvimento deste projeto.

ah, agora liberei mais uma linha e então você poderá emular 100% o AT89xx051 (P1.0 a P1.7 e P3.0 a P3.5 + P3.7)

Postado

SOSCHIP, por favor, me fale sobre esse seu Kit de desenvolvimento do MC 8051.

Eu fiz o curso tec em eletroeletronica no senai e gosto muito de microcotrolador e gostaria de saber mais.

Esse seu KIT tem switchs, push-buttons, leds para simular as saidas da porta p1 ou p0?

• Membro VIP
Postado

P1 e P3 estarão totalmente disponíveis para qualquer dispositivo. Só não dará pra simular o comparador existente em P1.0 e P1.1 com a saída em P3.6 do AT89C2051. Mas isto é fácil de resolver externamente. Este meu KIT na realidade terá 2 microcontroladores. Um típico caso de compartilhamento de processos. Enquanto um cuidará exclusivamente da simulação real o outro fará todo o trabalho da comunicação com o PC, gerenciamento de comandos, indicação de status, etc. Isto é muito usado em TVs, CDplayer, etc. Em CDs por exemplo, enquanto um micro cuida do processamento da música, o outro cuida do teclado e display.

Assim, um cabo paralelo poderá sair desta placa e ser conectado a um soquete DIP20 do 89C2051/4051 onde um circuito qualquer esteja em desenvolvimento. Portanto não precisarei usar LEDs ou chaves já que estes estarão no próprio aparelho em desenvolvimento.

Então você poderá desenvolver o seu aparelho sem gravar o uC até que esteja todo o programa pronto.

Sei que alguém poderia dizer que existe os micros já com ISP e bootloader, mas pense o seguinte:

Estes micros têm um número limite de programação e se forem usados numa escola onde todos querem testar suas rotinas...

Ponta do cabo:

2008-01-05_162556.jpg

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia

Eu estou precisando de um esquema de gravador de uC AT89C51/52, ja vi varios esquemas na net para os AT89S mas ainda nao consegui um para AT89C.

Ja percorri varios foruns mas sempre tem as mesmas respostas, sempre para AT89S, como o site Ponyprog.

Agradeco qualquer ajuda que me derem

Obrigado

Postado
Pelo visto, você não achou porque não leu a página!!! kkkkkkkkkk

Que tal clicar nesse link aqui ó:

http://www.kmitl.ac.th/~kswichit/Pgm89v3_WEB/Pgm89v3PartsList.txt

Que está no parágrafo: Constructing the Board, que tá lá pro meio da página.

[]'s

mauricio foi mau!!!!

Eu tinha baixado todos os links dessa parte, porém so tinha os esquemas, fiquei estão fixado em acha um programa p les o soutros arquivos que nem reparei nesse!

Muito obrigao e desculpe!

Postado

Que isso, amigo? Sem crise! Não precisa se desculpar, não! As vezes, as coisas estão tão aparentes, que a gente passa despercebido, mesmo!

É só pra descontrair, sem citar o fato de que eu sou chato, mesmo! Mas, fazer o que? Eu já nascí assim! Agora é tarde!! ehehehehe

O que interessa é que resolveu seu problema!

[]'s

Postado

Fala, Abkt.

Na realidade eles são TRIMPOTS MULTIVOLTAS (daqueles azuis, com PARAFUSOS).

Mas veja bem, são MULTIVOLTAS! E servem para regular as tensões que são necessárias para programar a linha C, que se eu não me engano, são programadas com 12V.

Não me lembro se na página, ou na documentação que acompanha o gravador, tem todos os procedimentos para a regulagem das tensões. você vai ter que procurar, mas na página tem todos os procedimentos pra confecção do gravador. E ele funciona! Eu ainda tenho um montado, aqui.

Faz tempo que eu não programo mais 8051, então, só posso dar palpites, agora!

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...