Ir ao conteúdo

Posso substituir diodo 1N4148 por diodo 1N4007?

Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Postado

É o seguinte minha gente, eu estou com um projeto que usa 5 diodos 1N4148 cujas especificações são:

1N4148: 75V 0.2A <4ns

Porém eu só tenho disponíveis os 1N4007:

1N4007: 1000V 1A 50Ap

Ou os:

1N4004: 400V 1A 50Ap

1N4001: 50V 1A 50Ap

E eu não sei se eu posso substituir o 1N4148 por alguns desses que eu listei ai em cima. Então: Posso ou não fazer essa substituição? Favor me explicar o porquê!

falou! Desde já agradeço a atenção dispensada! :D

• Membro VIP
Postado

Creio que dependerá do uso dos diodos! Os 4007 são diodos comuns de baixa frequência e os 4148 são de alta frequência, muito usados em fontes chaveadas como as do PC.

• 2 semanas depois...
Postado

Concordo com o colega ali de cima, o diodo 4148 é um diodo de sinal, usado para altas frequencias, ja o 4007 é um diodo de potencia maior utiizado em aplicacoes mais robustas como retificacao.....

O diodo 4148 é utilizado em altas frequencias pois tem uma baixa capacitancia, fator relacionado diretamente com a quantidade de portadores majoritaios e minoritarios do componente(diametro do componente), ja o diodo4007, com um diametro de material semicondutor maoir só pode ser utilizado em baixas frequencias pois apresenta "elevada" capacitancia acima de determinadas frequencias (da ordem de kHz), o que impede o funcionamento correto, fazendo com que praticamente os dois semicilos da onda passem pelo componente ( Como um capacitor normal).......

Espero que tenha ajudado....

falou

• 2 anos depois...
Postado

Preciso de uma informação , mas preciso enviar as fotos pra você ver , de ponte que o fabricante da maquina fez e encapsulou a mesma , mas eu consegui c/Ar quente disolver o mesmo, são 4 diodos me parece que são 2-1n4007 , e 1-1n38 , e 1- 1n4937 , pode ver como faço posso colocar todos de um tipo somente ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...