Ir ao conteúdo

Track-at-once e disc-at_once


Posts recomendados

Postado

Disc-at-once é por disco você tem gravar cd´s de dados assim ou pra fazer over-burn

Track-at-once é por trilhas cd's de audio você deve gravar assim, se você não quiser que o cd de audio fica um tempo entre trilha e outra você grava disc-at-once.

Postado

Acrescentando: Se você gravar um cd de áudio em disc-at-once, as músicas não terão intervalo (ideal para discos ao vivo), mas haverá a separação de faixas para efeito de leitura do CD. Agora, se você gravar track-at-once, haverá um intervalo de 2 segundos entre as faixas. Sacou? Um abraço.

  • 2 semanas depois...
Postado

Uma explicação melhor e mais simples...

voce pode utilizar tanto disc-at-once como track-at-once para gravar dados ou musica. O que o carinha acima falou não tem nada a ver...

Modo de gravação disc-at-once:

O gravador grava na seguinte sequencia: TOC (table of contents), dados e finaliza o disco.

Gravando nessa ordem, o gravador começa desde o centro do disco e vai até as bordas, SEM apagar o laser... ou seja. vai até acabar!

O que é TOC:

São as informações necessarias para dizer onde está determinado arquivo, seu tamanho, etc, etc...

Neste modo, NÃO É POSSIVEL gravar MAIS DE UMA sessão. Se voce grava 100 megas num CD... já era! voce perde o restante! (para CD-Rs... claro!)

Modo de gravação TRACK - AT - ONCE:

O gravador grava na seguinte sequencia: Dados, TOC e finaliza o disco.

Neste modo, o gravador PULA uma parte do comecinho onde fica o TOC, grava os dados, VOLTA ao começo, grava o TOC, vai até o FIM do disco (bordas) E finaliza o disco... A cada vez que o laser VOLTA ao começo e vai até o final do disco, ele APAGA o laser e o acende novamente para gravar (obvio né?!). Com meu primeiro gravador SCSI 2X externo que tive da Philips (OMNIWriter), quando eu gravava no modo TRACK-AT-ONCE era muito fácil dar problema na ora de gravar o TOC. Como se o laser não pegasse na trilha certa do disco e desse pau! hehee... Hoje em dia eu SÓ GRAVO em DISC-AT-ONCE. E recomendo a todos! Afinal, não gravo em varias seções. Alem de perder espaço no CD, corro o risco de algum drive de CD NÃO LER outras sessoes.... isto seria um disco "multisessao", não sei se já ouviram falar em drives que leem CD multisessao!... já aconteceu comigo de eu gravar um CD com VARIAS sessoes e depois disso, com o tempo, os drives SÓ LEREM a primeira sessao! O resto, já era! :crazy:

Neste modo é possivel gravar VARIAS seções. Ou seja, se voce grava 100 megas E não finaliza o disco, apenas finaliza a SESSAO, voce poderá futuramente gravar mais dados até acabar o espaço no disco. ATENCAO: A cada vez que voce FECHA uma sessao, voce perde um certo espaço no disco (não sei quanto)....

Abraços! Se alguem não entendeu ainda, me adiciona no icq ou MSN. terei enorme prazer em explicar!  ]:)

Postado

Caro Brazil: Sua explicação está correta, porém não invalida o que eu mencionei. Apenas reiterando o que eu escrevi anteriormente, se você gravar no modo disc-at-once, uma sequência de 11 músicas, por exemplo,  e colocar esse cd para tocar num cd player comum, você terá acesso a cada uma delas individualmente, como num cd normal já gravado. Entretanto, não haverá intervalo entre elas, ou seja, quando acabar uma música já inicia a outra. Por isso esse método é indicado para gravação de músicas ao vivo. Se você gravar no modo track-at-once, haverá um espaço de 2 segundos entre cada faixa (estou falando em cds de música, por favor). Mais um detalhe: No modo disc-at-once é possível gravar uma nova sessão, pelo menos no easy cd creator há essa opção. Ao escolher o modo disc-at-once, marque a opção "Allow another recording" e pronto.  Espero ter ajudado.

Postado

Percebi que ha opção no easy cd creator.

E la mesmo quando você marca aparece escrito This is also known as Session-at-once. Ou seja isso é a mesma coisa que gravar em session-at-once, então quanda você grava em disc-at-once e marca essa opção, mas na verdade ele está gravando em session at once. E por audio e som so le a primeira sessão então você gravarará uma vez e poderá gravar na outra sessão dados pois se gravar audio o som não lerá, ele será um cd multisessão.

Postado

Postado Originalmente por alexcolin@01 Julho 2003,14:07

O que difere esses dois métodos de gravação???

quando é usado um e quando é usado o outro??

Att,

      Alex...

Aqui vai a resposta completa. Dicas retirada do site ABC Dicas

------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------

Métodos de Gravação de CD

Se você já se tentou entrar em papos sobre gravação de CD, ou ao menos já leu as especificações do seu gravador, já se deparou com termos estranhos, tais como "Track-at-Once", "Disc-at Once", e "Track Incremental". O que esses termos querem dizer?

Para começar, gravadores de CD-R não gravam dados do jeito que os discos rígidos ou outros dispositivos fazem. O gravador de CDR serializa dados em um disco, usualmente gravando ao menos uma faixa (track). O "Modo de escrita" ou "Write Mode" que o gravador de CD-R usa depende de duas coisas:

Que modos de escrita o gravador de CD-R suporta;

Que modos de escrita o programa de gravação suporta.

Desta forma, é interessante ter em mãos as especificações de seu gravador, e do seu software, para saber corretamente quais modalidades eles suportam. É bom lembrar, que todos os gravadores de CD-RW vendidos atualmente suportam estas modalidades.

TRACK AT ONCE

Como o nome mesmo já está dizendo, este modo de gravação irá gravar uma trilha em qualquer formato (CD-DA, CD-ROM, etc.) no disco. O tamanho de uma trilha tem que ser ao menos de 300 blocos (4 segundos), o que resulta em mais ou menos 700Kb. Como especificado no Red Book, você pode gravar até 99 trilhas em um Compact Disc. Antes do formato multi-session ser uma realidade, os usuários só podiam criar 1 trilha no disco que deveria conter todos os dados que eles queriam que estivesse naquele disco. Isto pode ser um grande desperdício de espaço em disco; se um usuário tem apenas 100 MB de dados para gravar, os demais 550 MB disponíveis no disco seriam desperdiçados. Este tipo de disco é chamado de "Single Session Disc".

TRACK MULTI-SESSION

Este modo de escrita é muito similar ao Track at Once. Em um ambiente de Multi-sessão, cada sessão deve conter pelo menos 1 (uma) trilha. Novamente, o tamanho da trilha tem que ser de pelo menos 300 blocos. Track Multi-session, Como você já deve ter imaginado, permite que você incremente (adicione) trilhas em um disco. Não confundir com escrita incremental que será vista mais abaixo. Alguns pontos a ressaltar:

cada sessão gasta em torno de 13.5Mb de espaço em disco para controles (em áreas chamadas de Lead-in e Lead-out); desta forma, no caso de se gravar pequenas quantidade de dados, em cada gravação estará sendo perdido 13.5 MB de espaço no disco, não esquecendo que você só poderá gravar no disco 99 vezes (quantidade máxima de sessões);

cada leitor de CD-ROM implementa o modo de leitura de multi-sessão de maneira diferente. Alguns seguem o padrão do Kodak Photo-CD (formato CD-ROM/XA), enquanto outros seguem o formato de CD-ROM Mode 1/Mode 2.

não misture o padrão CD-ROM com CD-ROM/XA no mesmo disco. Alguns programas de gravação permitem que você faça isto, porém você terá problemas em ler este disco em leitores de CDROM. Escolha um formato, e permaneça usando o mesmo formato em todas as gravações num mesmo disco.

Apesar da maioria dos aparelhos de CD-R suportarem este modo de gravação, alguns permitem que usuário grave mais de um trilha em uma sessão. Este método de gravação é muito interessante, pois elimina o desperdício dos 13.5MB de controle de gravação. Em uma sessão que possui mais de 1 trilha, as trilhas são separadas por um espaço em branco (gap) de 150 blocos (2 segundos). Um bom exemplo de um CD multi-track é um cd de áudio (CD-Audio). Apesar deste tipo de disco ser usualmente single session, existe uma área Lead-in com índice (Table of Contents - TOC), seguido de algumas trilhas (cada música é uma trilha), e a área de Lead-out. O mesmo esquema funciona para trilhas de dados, podendo ser facilmente multi-session.

DISC-AT-ONCE

Este modo de gravação é especialmente útil para criação de discos-matriz (master-disc) para por exemplo ser enviado para prensagem ou duplicação em empresas de impressão de CDs em grande quantidade. Na modalidade Disc-at-Once, todo o disco - área de Lead-in, área de Dados e área de Lead-out são gravadas começando no início do disco, até o final do disco, sem "desligar" o laser de gravação.

Com o Track-at-Once e o Track Multi-session, a área de dados é gravada primeiro, depois a área de Lead-out, e por fim a área de Lead-in; em cada etapa destas, o laser de gravação é "desligado" para se mover para a próxima área. Cada vez que o laser de gravação é "desligado" e "ligado", blocos de ligação são criados no disco. Estes blocos de ligação conectam as trilhas com as áreas de Lead-in e Lead-out. Entretanto, estes blocos de ligação, são interpretados como "erros não recuperáveis" (uncorrectable errors) na maioria dos sistemas de duplicação em massa.

Gravando na modalidade de Disc-at-Once, eliminam-se os blocos de ligação porque o laser de gravação não desliga durante todo o processo de gravação do CD. A modalidade Disc-at-Once requer que o programa de gravação envie para o drive de CDR uma folha de dados de gravação ("cue sheet") que descreve todo o layout do disco. Baseado nela, o gravador de CD-R aceita os dados e começa a gravar a área de Lead-in com o índice (Table of Contents - TOC), em seguida os dados, e a área de Lead-out, seguindo esta ordem, sem interrupção.

A modalidade Disc-at-Once gera discos "single session" apenas.

TRACK INCREMENTAL

Outra modalidade do tipo multi-session. Como o próprio nome diz, é a gravação incremental de 1 (uma) trilha adicional por vez. Não confundir com "Incremental Packet Writing" (leia abaixo).

INCREMENTAL (PACKET) WRITING

Também é referida como "Incremental Writing" ou somente "Packet Writing". Esta modalidade de gravação está um pouco a frente do seu tempo. O conceito implementado pelo Incremental Writing é simples: transformar o gravador de CD-R em um dispositivo similar a um disco rígido ou outro dispositivo comum de armazenamento; com capacidade de gravar arquivo por arquivo em um disco de CD-R.

Apesar de o conceito ser simples e interessante, sua implementação é uma história completamente diferente. O sistema de acesso a arquivo em um CD-ROM é o ISO-9660, e conceitualmente ele não previa a gravação de discos/arquivos incrementalmente. A razão principal é a tabela/sistema de índices para o ISO-9660 depender de se saber "antes" a informação sobre TODOS os arquivos que estarão presentes no disco. Sem esta informação, o sistema de arquivos ISO-9660 não terá como obter a informação para acessar um arquivo no disco. Com a atual modalidade "multi-session" cada vez que uma sessão é gravada, TODO o sistema de arquivo tem que ser gravado também, gerando grandes perdas de espaço, mas mantendo a compatibilidade com o ISO-9660.

Um novo subsistema de arquivos para CD está surgindo, chamado ECMA 168. O ECMA 168 é baseado no sistema ISO-9660 e adiciona a flexibilidade de adicionar dados em um disco "um arquivo por vez", sem a necessidade de se regravar os índices e controles a cada vez.

O grande problema de "compatibilidade", é que discos na modalidade de gravação "INCREMENTAL PACKET WRITING", não podem ser lidos em leitores de CD, sem um driver específico que forneça o suporte para esta modalidade, desta forma, sempre que um CD-ROM gravado nesta modalidade tiver que ser lido em outro computador, deverá se ter antes a certeza de neste computador ter instalado drivers de packet reading, e como o sistema operacional usado hoje (Windows 9x, ME, 2000, XP), não fornece este tipo de driver como padrão (só há sentido em quem possuir gravador de CD-R instalado no sistema), não há como garantir a leitura de um CD distribuído nesta modalidade.

Postado

valeu aí pela texto muito bom. Agora acho que já ta bem explicado que é cada um. já pode finalizar o topico.

Postado

Uma dúvida:

Se eu gravar uma única música (audio) em um CD-R (vazio) em qualquer método de gravação, não poderei gravar mais nada neste disco?

Utilizo o Nero Express 5.5.9.9

Desde já, agradeço pela ajuda.

Postado

Poderá mais a segunda sessão não será lida num cdplayer ou num som. Mas você pode gravar em track-at-once e não fechar a sessão mas tipo ele não será lido em nenhuma parte só no gravador de cd.

Ou você ainda poderá gravar dados no cd, ou mesmo apagar essa musica.

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...