Ir ao conteúdo

Ajuda: Iniciar C++

Piloto de Fuga

Posts recomendados

Postado

Olá galera.

É o seguinte, há bastante tempo que eu estou querendo aprender C++.

O problema é que eu não acho nenhum lugar que ensine o básico.

Eu tava vendo alguns tutoriais, e eles mandavam começar criando o Hello World. Alguns sites também recomendavam usar o Dev-C++. Mas quando eu ia compilar o Hello World no Dev-C++, dava erro. Aí já dá pra ver a burrice do cidadão.

Então eu baixei o Visual C++ 2008. Li em alguns lugares que o compilador dele não presta. Mas nessa versão nova, nada mudou?

Ninguém sabe aí um bom lugar que ensine C++? Pode ser em inglês, se o vocabulário não for muito hermético.

Ou se pelo menos alguém que tiver uns conselhos aí pra me dar, porque o negócio aqui tá difícil.

:confused:

Desde já agradeço,

Abraço!

• Membro VIP
Postado
  Piloto de Fuga disse:
Olá galera.

É o seguinte, há bastante tempo que eu estou querendo aprender C++.

O problema é que eu não acho nenhum lugar que ensine o básico.

Eu tava vendo alguns tutoriais, e eles mandavam começar criando o Hello World. Alguns sites também recomendavam usar o Dev-C++. Mas quando eu ia compilar o Hello World no Dev-C++, dava erro. Aí já dá pra ver a burrice do cidadão.

E qual o erro?

Piloto de Fuga disse:

Então eu baixei o Visual C++ 2008. Li em alguns lugares que o compilador dele não presta. Mas nessa versão nova, nada mudou?

Digamos que ninguem paga 300 dolares no Visual Studio pelo compilador do Visual C++, outros compiladores como o ICC, PGI e Sun Studios são bem melhores, o legal do Visual C++ é a IDE dele e as bibliotecas que ajudam muito, mas o compilador dele não é tão ruim assim, ainda mais para alguem que ta aprendendo, e entre ele e o gcc (incluso no Dev-C++) a coisa fica pau a pau.

Piloto de Fuga disse:

Ninguém sabe aí um bom lugar que ensine C++? Pode ser em inglês, se o vocabulário não for muito hermético.

De tutoriais eu to por fora, um bom site pro C++ é: http://www.cplusplus.com/

Piloto de Fuga disse:

Ou se pelo menos alguém que tiver uns conselhos aí pra me dar, porque o negócio aqui tá difícil.

Você pode se "enturmar" com a programação em linguagens mais faceis tipo Java ou C#, com resultados mais rapidos você se anima a continuar estudando, vou ficar devendo leituras complementares, mas um bom tutorial de Java é: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/

Postado

Então, quando eu mudava a mensagem que era exibida no Hello World, não compilava mais.

Bom, eu baixei o Visual Studio 2008 Express, então não precisei pagar. Mas são só 30 dias.:D

Então, depois que eu fiz o post eu continuei procurando por livros. O que eu peguei pra ler foi o Beginning Visual C++ 2005, já que é a última versão sobre o Visual C++ (a 2008 sai em Março).

Mas por ser em inglês, eu não entendi muito bem o que é o C++/CLI, CLR e ISO/ANSI C++. :confused:

• Membro VIP
Postado

Baixar o Visual Studio pelo torrents é pirataria, e essa é a pior área para falar disso, ja pensou se um programador que trabalha na Microsoft le o que você escreveu?

Mas dessa vez passa, as versões "Express" são gratuitas, assim que lançarem a versão final você poderá baixar no site da MS e ela não vai expirar!

Agora sobre sua dúvida nas siglas:

CLR: Common Language Run-time, esse ai é o Microsoft .Net, um tipo de Java feito pela Microsoft.

C++/CLI: Uma extensão do C++ feita para criar programas para o .Net, premite misturar código nativo (a parte do C++) com código gerenciado (a parte CLI, é nessa parte que entra a CLR), na minha opinião deixaram a linguagem complicada demais, péssima para iniciantes ou mesmo para o dia-a-dia de programadores experientes, ela tem sua utilidade na criação de bibliotecas com funções específicas mas para aplicações simples melhor manter distância.

ISO/ANSI C++: Padrões para o C++, eles que dizem como o C++ deve ser e garantem alguma compatibilidade entre um código feito para o Visual C++ e para o gcc.

Postado
  EduardoS disse:
Baixar o Visual Studio pelo torrents é pirataria...

Ahh então tá editado. =D

Mas eu não sabia que baixar era pirataria... pensei que só compartilhar e disponibilizar fosse considerado crime.

EduardoS disse:
Agora sobre sua dúvida nas siglas:

CLR: Common [...] para o Visual C++ e para o gcc.

Ah sim... desse jeito ficou mais fácil. Então se eu usar o C++/CLI para criar uma aplicação, será necessário possuir o .NET Framework pra rodar?

Nessa versão do Visual Studio vem o .NET Framework 3.5. Se eu criar com ele uma aplicação para essa plataforma, será necessário a versão 3.5 pra rodá-la?

Olha, mais uma dúvida de iniciante: todos recomendam Dev-C++ e similares, mas eles não têm IDE, não é? Mas então onde são feitos programas como o Photoshop e BitComet, que são feitos em C++? Eles são feitos usando uma IDE, não é?

• Membro VIP
Postado
  Piloto de Fuga disse:

Ah sim... desse jeito ficou mais fácil. Então se eu usar o C++/CLI para criar uma aplicação, será necessário possuir o .NET Framework pra rodar?

Sim.

Piloto de Fuga disse:

Nessa versão do Visual Studio vem o .NET Framework 3.5. Se eu criar com ele uma aplicação para essa plataforma, será necessário a versão 3.5 pra rodá-la?

Sim, mas você pode manter a compatibilidade com o 2.0 não usando alguns recursos.

Piloto de Fuga disse:

Olha, mais uma dúvida de iniciante: todos recomendam Dev-C++ e similares, mas eles não têm IDE, não é? Mas então onde são feitos programas como o Photoshop e BitComet, que são feitos em C++? Eles são feitos usando uma IDE, não é?

O Dev-C++ é uma IDE, ja o compilador que ele usa é o gcc.

IDE (Integrated Development Environment) pode ser qualquer editor de texto básico com uma opção no menu "compilar", alguns são mais avançados como o Visual Studio ou o próprio Dev-C++ que indicam os comandos disponíveis e os parâmetros de uma função.

Ah sim, aquela ferramenta grafica que cria janelas facinho só tem nos projetos C++/CLI do VS 2008 (e de outras linguagens como VB.Net e C#), C++ "puro" é só texto mesmo.

Postado
  EduardoS disse:
Ah sim, aquela ferramenta grafica que cria janelas facinho só tem nos projetos C++/CLI do VS 2008 (e de outras linguagens como VB.Net e C#), C++ "puro" é só texto mesmo.

Então quando eu digo que tal programa é feito em C++, quer dizer que o código dele é C++, mas o ambiente gráfico em que ele foi desenvolvido não precisa ser necessariamente o VS ou um semelhante, mas sim qualquer outro que aceite os códigos?

Postado

Então está iniciando no C++?

Eu tenho trabalhado com a linguagem há muito tempo, então se precisar de ajuda em seus primeiros passos, pode me contactar por MSN durante o dia (manha: 8:30 as 10:30, tarde: 15:30 as 17:00). Não esqueça de avisar, pois não constumo adicionar quem não conheço.

Boa-sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!