Ir ao conteúdo

Será que a fonte não tá aguentando?

qarcanjo

Posts recomendados

Postado

Eu vinha jogando o Command & Conquer 3 Tiberium Wars Kane Edition em meu PC com uma série de problemas. Para quem conhece, existem três exércitos, o GDI, o NOD e o Scrin. NOD e Scrin são bem mais cheios de efeitos especiais, e talvez, por conta disso, o jogo vinha travando sistematicamente quando eu usava tais exércitos.

Com o NOD, é comum o jogo travar fazendo um som agudo e necessitando resetar o PC.

Com o Scrin, o jogo simplesmente fecha com uma instrução ilegal sei lá das quantas.

O jeito de jogar, quando o jogo começa a falhar muito, é desligar a placa de som no gerenciador de dispositivos.

Minha configuração neste momento específico era: Athlon X2 4200+ s939 numa Lanparty NF4Ultra - D com 2GB de DDR400 2-3-2-5 (4 pentes de 512Mb ), VGA ATI Radeon X700 128MB, dois discos rígidos SATA 2 em RAID 0, gravador de DVD, 5 ventoínhas (contando com o cooler do processador e da VGA), 4 leds para iluminar uma das ventoínhas e mais 4 leds da ventoínha de 120mm, placa de som Sound Blaster Audigy 2 ZS ligada em 5.1, rede wireless USB, mouse wireless USB e o Cradle do Dell Axim X51v ligados nas USBs... (O Cradle tá ligado também na tomada)

Eu dei uma olhada no eXtreme Power Supply Calculator e minha fonte Seventeam ST550PAG aparentemente deveria aguentar a configuração e muito mais! Aí eu tava achando que era questão de drivers de som.

Só que eu troquei minha Radeon X700 por uma Geforce 8800GT de 512MB e fui testar no Command & Conquer 3, que é o jogo instalado no momento. Qual foi minha surpresa quando o jogo travou em uma partida com o exército GDI, do mesmo jeito que trava com o exército NOD... A travada aparentemente de som! Isso não acontecia com GDI...

Ainda não realizei mais testes... Tenho os drivers mais atuais de forceware e de nview instalados. Meu som também está com os drivers mais recentes...

Eu nunca encontrei nada na internet que descrevesse essa minha falha com esse jogo... Vou, entretanto, baixar drivers alternativos prá audigy e ver se existe algum patch para as geforces 8, que eu não esteja sabendo. Vou ver ainda outros jogos e o 3Dmark mais novo.

O sistema não falha no stress prime, e está muito longe de super aquecer. Aí eu boiei!

Segundo o eXtreme Power Supply Calculator nessa configuração atual, considerando um load de 90% de todo o sistema, 85% de TDP no processador, com 5 dispositivos USB plugados (tenho só 3) e a fonte com 50% de envelhecimento dos capacitores (capacitor Aging) eu precisaria de uma fonte de 530W para tocar o PC... Com 550W eu estaria dentro, ainda mais que minha fonte não é velha!

Mas sei que há uma questão importante aqui: Ela tem amperes suficientes nas linhas de 12V, 5V e 3.3V? Segundo a especificação da Seventeam ela forneceria 18A em cada uma das duas linhas de 12V, 28A na 3.3 e 30A na 5V... Ou seja, em 12V seríam uns 30A pelo menos (para dar uma folguinha), quando a fonte requerida no requisito mínimo da VGA precisa fornecer 26A em 12V, quando em conjunto com um Core 2 Quad.

Será possível que essa fonte não esteja aguentando essa configuração? Eu acho muito improvavel, mas será que tá sambando?

PS: Não tenho multimetro para testar voltagens com precisão e sei que isso não diz muita coisa...

Tá tudo ligado num No-Break de 700VA, que aparentemente, seria suficiente para a carga PC + router + modem DSL + monitor LCD 19" + Cradle. O restante está em tomadas separadas fora do no-break.

• Membro VIP
Postado

Primeiro, não é necessário simular com 50% de aging. Isso é loucura.. Sua config demanda muito menos do que você calculou. Não penso em ser a fonte seu problema.

Checaria algumas coisas como

- Temperaturas; (da PV e da CPU)

- Memórias; com memtest85, por diversas vezes sem parar (5 a 8 horas de teste) e só toleraria resultado zero erros;

Abraço...

Postado
Primeiro, não é necessário simular com 50% de aging. I

Abraço...

A intenção era eliminar as possibilidades mesmo... Bastante exagero para garantir uma folga bem grande da fonte recomendada.

Quanto às temperaturas, como disse, tudo muito longe de super aquecer. Em full a CPU não dá mais que 53C nem em dia quente... E a VGA ainda não passou de 70C nem durante jogo.

As memórias já foram testadas e re-testadas diversas vezes. Não acho que sejam elas...

Notei, entretanto, o seguinte: O erro parece estar relacionado com as configurações gráficas. Desliguei todos os detalhes hoje, e joguei o dia quase todo. Aos poucos fui reativando os efeitos, para ver quando o problema aparece. O que percebi é que habilitando VFX Effects acima de very low o problema aparece... As únicas coisas que faltava habilitar era VFX e detalhes da água. Esse VFX habilita uma série de efeitos de partículas, pelo que percebi, e algumas distorções tipo ar quente, por exemplo. Acho que é daí que vinham tantos problemas com o exército NOD. Ele tem muitos efeitos de vapores em volta dos soldados, motores de aeronaves, fogo e invisibilidades.

Vou testar mais amanhã!(_(

E espero conseguir baixar o 3Dmark06 agora de noite... O programinha grande, viu! Aí deve ajudar a tirar as dúvidas de falha do sistema ou falha do jogo...

Até porque pela primeira vez até agora, finalmente uma tela azul BSOD apareceu e disse que nv4disp.vxd causou a falha... E associado com o VFX effects, dá algumas pistas. Pode ser uma dessas incompatibilidades loucas da Creative com o chipset xyz e a cor do seu gabinete:p Coisas comuns da Creative!

Vou pesquisar um pouquinho mais em busca de incompatibilidades não mais do aparato de som, mas do chipset e seus drivers... Se achar uma solução, como um patch, mesmo que solução parcial, posto ela aqui. Já tô tendendo a descartar a fonte, porque tem gente rodando essa VGA em fonte bem mais fraca que a minha e sem problemas.

Valeu pela resposta!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...