Ir ao conteúdo

PE e GND

zerferus

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se existe alguma diferença entre PE e GND. Encontro PE em circuitos elétricos e para indicar aterramento de inversores e outros componentes elétricos. Já GND só o vejo em CIs. Minha dúvida é sobre o porquê desta distinção. Quando aplico um termo e quando aplico outro quando ao meu ver ambos referem-se ao aterramento.

Gostaria de saber também qual o significado de ambos em sua língua original e em português.

Muito obrigado pela atenção e pelo espaço

Gabriel Leon

Postado

Eu posso dizer que:

GND é a sigla, do Inglês, para GrouND (terra)... Note que o GND de um circuito não está, necessariamente, ligado a um aterramento... O termo costuma ser usado mais para definir o ponto COMUM da fonte de alimentação e ele vem de herança do início da eletrônica, quando o ponto COMUM dos circuitos era o chassi dos aparelhos valvulados (o chassi era, em muitos casos, aterrado)

Em alguns circuitos podemos ter mais de um ponto comum: pode ser um para uma parte do circuito (tipo a parte da fonte de alimentação que trabalha ligada na rede elétrica) e outro para as demais partes (podemos ter até mais que isso)...

Quanto ao PE eu não sei informar o que seja...

Postado
Gostaria de saber se existe alguma diferença entre PE e GND. Encontro PE em circuitos elétricos e para indicar aterramento de inversores e outros componentes elétricos. Já GND só o vejo em CIs. Minha dúvida é sobre o porquê desta distinção. Quando aplico um termo e quando aplico outro quando ao meu ver ambos referem-se ao aterramento.

GND=neutro, circula corrente por esse condutor(vivo) em equipamentos eletrônicos ainda vai se encontar isolado da rede eletrica pelo transfonmador.

PE= protecão eletrica (terra) não há condução de corrente por esse condutor.

Todo equipamentode industrial deve ser aterrado caso uma fase encoste na carcaça terá um risco enorme de choque elétrico.

Outra função é retirar um provavel potencial que tenha no neutro.

Recentemente liguei um aparelho industrial eletrônico por descuido esqueci o aterramento, estava levando um pequeno choque e não sabia o porque!

Medi com o multimetro a carcaça e o terra e estava dando 70VAC :o

liguei o aterramento e foi para 0V...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!