Ir ao conteúdo

Conectiva linux 9

leolobato

Posts recomendados

Postado

Tenho o linux instalado em minha maquina, sou iniciante, nâo consigo enxerga as partições do windows no modo grafico, lembro que na versão do linux kurumim era so entrar em um programa que ele me mostrava tudo. No cl9 tem algo parecido?

Se tiver qual é e como uso? Preciso buscar uns arquivos na particao do windows para instalar meu modem.

Muito Obrigado. :D

Postado

Se a partição tiver sido montada pelo sistema, basta procurar no diretório /mnt que a partição com o Windows está lá disponível para ser acessada.

Mas, se não estiver montada, siga estes passos:

Acessando a partição do Windows a partir do Linux

Se você instalou o Windows 9x e o Linux em dual boot na mesma máquina, e quer acessar os arquivos que estão na partição Windows a partir do Linux, é só seguir as dicas abaixo:

Primeiro verifique qual é a partição onde o Windows está instalado. Lembre-se de como o Linux identifica suas partições de disco. Se o Windows estiver instalado na partição primária do primeiro HD (o mais provável), então a partição é /dev/hda1.

No prompt, digite “cd /mnt” e crie um diretório "windows" (pode ser outro nome qualquer) com o comando "mkdir windows". Agora é só dar o comando:

mount /dev/hda1 /mnt/windows -t vfat

Pronto, agora é só dar um “cd windows” para acessar todos os arquivos que estão na partição Windows. Você pode acessar os arquivos a partir da interface gráfica.

O comando mount é usado para montar vários sistemas de arquivos, incluindo unidades de rede e imagens de CD-ROM (você pode acessar um arquivo .iso sem precisar grava-lo no CD). Veremos este recurso com mais detalhes adiante.

As versões recentes do Mandrake são capazes de disponibilizar automaticamente partições Windows, montando-as na pasta /mnt/windows. Você não precisa fazer nada, basta abrir o gerenciador de arquivos e acessar a pasta

Texto extraido do livro eletrônico "Entendendo e Dominando o Linux" do autor Carlos E. Morinoto e que pode ser encontrado no site:

http://www.guiadohardware.net/livros/linux/01.asp

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!