Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java - Eclipse


§W$$@

Posts recomendados

E aí pessoal?

Bom...sou novo no fórum.

Também sou novo em desenvolvimento de software,

mas já tenho uma boa base teórica, tipo:

Linguagens de alto e baixo, algoritmo, evolução/futuro das linguagens, etc.

Nada muito profundo, mas entendo e gosto da filosofia sobre software.

O que preciso agora é colocar a mão na massa.

Pois bem... também sou novo no Curso de Sistemas de Informação(1º período).

Nosso Prof. de Técnicas de Programação I vai nos preparar na plataforma Java com a IDE Eclipse ( se é isso que entendi, "IDE" Eclipse).

Pois bem novamente... aqui é que faço confusão!:eek:

Quero instalar o Eclipse. Ele é uma IDE, certo?

Também tenho que ter um SDK Java (Kit de Desenvolvimento de Software) que tem o Java SE <( o qual pretendo começar).

E então! o que realmente tenho que ter para montar um ambiente de desenvolvimento Java no meu Desktop? pois quando vou no site da Sun encontro um monte de coisa para baixar, e meu inglês instrumental não é lá isso tudo!:rolleyes:

Gostaria de detalhes sobre SDK, JVM, JRE...( o material que encontro na internet não é sitematizado)

O que realmente preciso ter instalado para começar?

Se o Eclipse é só instalar?

Fico grato desde já. Espero contar com a ajuda de vocês.:)

P.S: Desculpe-me se não postei no local correto. É que tive dificuldade em navegar no fórum, ansioso em tirar essas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo dá uma olhada aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/nao-tem-mais/509638?t=509638

--

Vamos explicar por partes.

IDE é um Ambiente de Desenvolvimento. É uma ferramenta que favorece a programação.

Elas traz mais recursos do que um simples editor de texto. Principalmente, por lhe sugerir código, avisá-lo sobre má prática, lembrá-lo que determinada variável não foi usada, inicializada, corrigir o código antes de compilá-lo, fornece recursos gráficos para a criação de janelas para seu programa...

Facilita muita a vida.

Para Java as duas grandes IDEs são Eclipse e NetBeans. Existem inúmeras outras e suas escolha depende da preferência pessoal e muitas vezes da imposição da empresa para qual se trabalha.

--

Para programar em JAVA é preciso ter as ferramentas necessárias para criar código e as ferramentas necessárias para rodar os programas criados.

Pode parecer confuso, mas é que não estou contando a história de como isso aconteceu. Para programadores, basta baixar o JDK. Para usuários, o JRE.

O JRE é a máquina virtual java.

O JDK é o conjunto de ferramentas necessárias para a produção de programas, mais o JRE, que é necessário para a execução.

Antigamente, se chamava SDK. E no SDK vinha o JDK + JRE. Hoje, a Sun chama apenas de JDK. E nele vem, o JDK + JRE, xD

Espero que tenha sido claro.

boa sorte

e

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

programo com o eclipse também, e eu só uso o jdk, nele já vem o java se. então pode pegar somente o jdk, que o resto já vem incluso nele. depois que você instalar o jkd, daí você pode descompactar o eclipse, daí já pode começar a programar.

Obrigado Daniel.

Com minha busca constante por informações, sua singela informação foi bem esclarecedora.

Quase não tenho mais grande dúvidas sobre IDEs, Eclipse, coisas relacionadas.

OBS: "Quase não tenho". Porém com relação a esse tipo de ferramenta irei usar sim o Eclipse por conta do Curso. Mas Daniel... você que já programa com o Eclipse o que você pode dizer sobre o Eclipse e o Netbeans, se você já utilizou este último que também é bastante utilizado.

E se não estou errado, o Netbeans tem uma opção de vir junto com as aplicações Java para desenvolvimento. É isso?

ATT: Daniel

______________

Ferjor, foi muito bem claro, mas espero que compreenda que estou começando. Tudo bem?

Para programar em JAVA é preciso ter as ferramentas necessárias para criar código e as ferramentas necessárias para rodar os programas criados.

Pois bem... conforme compreendi, uma IDE, não necessariamente ( visto que em JAVA podemos criar códigos fonte em um editor tipo Notepad), faz parte das ferramenta necessárias para o desenvolvimento, assim como o JDK é um kit com todas as ferramentas necessárias.

Sendo o JDK um kit com todas as ferramentas básicas, o JRE necessário

(ou necessária:lol:)para rodar os códigos em bytecodes, vem junto com o JDK. Ou pode acontecer de não vir!!!?

:unsure:Que tipo de usuário você se refere?

O usuário basicão mesmo não precisa se preocupar tanto com JRE:confused:

Minha irmã mesmo não tem a mínima ideia de como tudo chega mastigadinho para ela:D

As plataformas existentes, aplicativos tipo brawsers, aparelhos mobile, etc, não tem que fazer esse trabalho sujo, suportando programas em JAVA através

da JRE!!!?

Outra coisa...

Então quer dizer que referindo-se à JAVA, posso (ou tenho que) dizer JDK ao invés de SDK?

Não deixando o "SDK" de ser usado como Kit de Desenvolvimento para Software.

Você não tem uma referencia onde eu possa pegar tudo do começo?

Mas não é o começo sobre 13 desenvolvedores; que insatisfeito com as linguagens existentes; se juntaram para criar uma linguagem para aparelhos eletrônicos; com apoio da empresa Sunmicrosystem; criaram uma linguagem; e a batizaram com nome de um café saboroso da região; vindo de uma ilha da Indonésia; chamada JAVA.

:bigs: legal essa história né.

Mas eu gostaria de uma história mais técnica.

Tipo sobre de como tudo aconteceu com o JDK.

Mas uma vez obrigado.

Isso é só o começo. Ainda vou pertubar muito Vocês por aqui^_^

E não vou esquecer, vocês foram os primeiros desse fórum que me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

§W$$@,

Beleza. Quer ir devagar, iremos, xD

Você não tem uma referencia onde eu possa pegar tudo do começo?

Tenho sim. Entre em fóruns de JAVA e leia tudo que estiver disponível. É um bom começo. Encontrará desde a história até características um pouco mais profundas. Preciso dizer que uma leitura não basta. Na primeira vez que ler, ficará confuso, não compreenderá grande coisa, muito do que julgar compreender verá que era equivocado e por fim, poderá ficar assustado.

Isso tudo é normal. Todo mundo sofre um pouco no começo - mesmo que no momento possa parecer muito, :P . Por isso, você os lerá, lerá, lerá... exercitará, exercitará, exercitará... depois de alguns meses poderá ler alguns textos novamentes e perceberá um grande acréscimo de sua compreensão.

--

Sobre as siglas.

Veja, o começo é bastante confuso. E não há como fugir, terá que ler um bocadinho para compreender melhor.

Antigamente, existia um pacote chamdo SDK da SUN que vinha o JDK e o JRE. Hoje, esse mesmo pacote se chama JDK. E vem o JDK mais o JRE.

Tentarei explicar novamente.

--

O que é JAVA?

Java é uma linguagem de programação.

Mas não é só isso. Java é uma plataforma também.

Java é um programa que possui sua própria linguagem e ainda é capaz de rodar nos mais diferentes equipamentos e sistemas operacionais.

Java é um programa capaz de abstrair o sistema no qual se insere para um conjunto de códigos que lhe permite realizar as mesmas funções nas mais diferentes arquiteturas.

Em outras palavras. Quer tocar uma música? Escreverá um código e a própria plataforma Java se encarregará de portá-lo para os inúmeros equipamentos suportados por ela.

--

Para executarmos um programa JAVA precisamos da PLATAFORMA JAVA. Ou seja, a Máquina Virtual JAVA. Chamada pela SUN de JRE.

Caso tenha um programa JAVA, basta ter o JRE instalado para executá-lo.

--

Para criamos um programa JAVA - como em qualquer outra linguagem - precisamos apenas de um compilador e um editor de texto. O compilador JAVA e todas suas bibliotecas (API e pacotes) residem num pequeno arquivo chamado JDK(~75MB).

O JDK é como o DEUS dos cristãos. Deus são 3 pessoas numa só, para os cristãos, certo? Para a Sun, o JDK são 2 programas num só. Deus e o Espírito Santo seria o JDK, enquanto que Jesus seria o JRE. Sim, o JDK é o JDK + JRE.

Em outras palavras, instalando o JDK estará automaticamente instalando o JRE. Caso, instale apenas o JRE, só terá o JRE, e portanto não será capaz de criar programas JAVA, apenas executá-los.

Acredito que esteja bastante claro, agora.

--

Para finalizar, queria esclarecer mais dois pontos apenas.

IDE não é necessário para programar. Porém, ajuda muito. IDE é apenas uma ferramenta que lhe ajuda a programar. Toda linguagem possui uma IDE específica. Eclipse, por exemplo, é uma IDE para várias linguagens, não apenas para JAVA.

E, por fim, a SUN é um empresa que se preocupa com a educação de seus consumidores. Em seu sítio ("site") encontrará desde o Tutorial até Históricos e Fóruns sobre Java, além claro das ferramentas. Lá é um bom lugar para se familiarizar. Demora um pouco. Mas assim que o fizer, estará bastante seguro para trilhar esse caminho sozinho, =/

Na ligação ("link") que lhe ofereci, se olhar com mais cuidado encontrá mais informações, principalmente nas ligações apresentadas, xD

(Eu acredito que muitos termos em português são mais claros que o mesmo em outros línguas. Acho mais simples entender o que é um "aglomerado" ao invéz de um "cluster". Do mesmo modo, uma IDE é um "ambiente de programação".)

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

§W$$@,

Beleza. Quer ir devagar, iremos, xD

Tenho sim. Entre em fóruns de JAVA e leia tudo que estiver disponível. É um bom começo. Encontrará desde a história até características um pouco mais profundas. Preciso dizer que uma leitura não basta. Na primeira vez que ler, ficará confuso, não compreenderá grande coisa, muito do que julgar compreender verá que era equivocado e por fim, poderá ficar assustado.

Ferjor, valeu a dica.

Já deu para dá uma refrescada.

Também já tinha olhado o link que você mandou.

Vou fuçar mais por aqui.

Agora quero saber mais sobre a tal JVM, que por sinal...

descobri que o (ou a) JRE é tipo um complemento da JVM, e não a JVM em si.

Ou seja (JRE ¬JVM).

Sobre as siglas foi bem esclarecedor. Ótimo.

Agora posso responder corretamente para alguém.

Também achei legal a dica sobre o compilador Java e suas bibliotecas (APIs e pacotes).

Valeu.

Se encontrarem algo que me possa ser útil... postem aqui.

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapai é o seguinte, o netbeans é um vilão, ele abstrai muito as coisas e você nao entende muito bem o que acontece por baixo.

Tambem tem o fato de que ele gera muito lixo quando gera as janelas para exibição.

recomendo você a começar a fazer as janelas no proprio eclipse, dae depois quando você já souber +o- como funciona, dae vai pra o netbeans.

eu acho importante mexer nos programas sabendo o que estou fazendo, e a forma mais simples é implementando.

o netbeans ele implementa praticamente tudo que você precisa para fazer os "forms" e janelas.

Depois você tenta fazer uma janela no eclipse e a mesma janela no netbeans. O net beans é bem mais rápido porém tu vai ver o tamanho do lixo que gera, ainda nao coferi o net beans 6.0 dizem que ele está melhorado, mas falta conferir, valeu ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapai é o seguinte, o netbeans é um vilão, ele abstrai muito as coisas e você nao entende muito bem o que acontece por baixo.

Tambem tem o fato de que ele gera muito lixo quando gera as janelas para exibição.

recomendo você a começar a fazer as janelas no proprio eclipse, dae depois quando você já souber +o- como funciona, dae vai pra o netbeans.

eu acho importante mexer nos programas sabendo o que estou fazendo, e a forma mais simples é implementando.

o netbeans ele implementa praticamente tudo que você precisa para fazer os "forms" e janelas.

Depois você tenta fazer uma janela no eclipse e a mesma janela no netbeans. O net beans é bem mais rápido porém tu vai ver o tamanho do lixo que gera, ainda nao coferi o net beans 6.0 dizem que ele está melhorado, mas falta conferir, valeu ae.

Valeu Daniel.

_____________________________

Agora desejo configurar a variável do sistema no windowsxp,

e novamente... os tutoriais na internet, cada um que diga uma forma.

Algum de vocês podem me ajudar em mais essa questão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...