Ir ao conteúdo

Como recriar esquemas eletrõnicos

Ednaldossa31

Posts recomendados

Postado

Boa noite !

Gostaria de contar com a colaboração de todos para que possamos juntos resolver alguns problemas, não só meu, mas acredito que vários iniciantes na área de eletrônica.

Quero aprender, através da troca de experiência, como recriar esquemas de um aparelho, que não foi disponibilizado esquama algum, para solução de problemas.

Esta aberto! assim que eu tiver alguma sugestão postarei.

Postado

Recriar o esquema, pelo que entendi, seria fazer o levantamento do esquema a partir do equipamento já montado?

Se for isso, é possível fazer em muitos casos, embora deva esclarescer que dá um trabalho absurdo! Em alguns aparelhos, o esquema fica muito difícil de definir, pois surgem dificuldades como chips dedicados, placas de circuito impresso com várias faces (algumas com trilhas "dentro" da placa, as chamadas multicamadas), etc...

Postado

Cabteixeira, sei disso.

Mas estou com dificuldades para resolver um problema de uma certa placa, e por isso tentei da minha maneira fazer este levantamento do esquema, você teria como me indicar uma maneira que possa facilitar.

A placa não chega a ser muito difícil

Eu fiz da seguinte forma:

Tirei fotos dos dois lados da placa

Trabalhei no corel Draw, refazendo as trilhas da primeira foto;

criei uma segunda camada e refiz as trilhas da da outra foto( camad de baixo);

Coloquei uma camada em cima da outra, para ver como as trilhas ficaram.

E criei uma outra camada para as ilhas do circuito;

E por último uma camada para a foto do esquema interno dos componentes.

Que trabalho !

tentarei colocar uma foto de como ficou para você avaliar.

• Membro VIP
Postado

Se este aparelho, o qual o amigo não disse qual é, possuir microcontrolador ou CI dedicado, o resultado final será um mero desenho, se não souber qual é a função e a pinagem destes chips.

Postado

Pois é... Pelo que percebi, tiveste um bocado de trabalho. E mesmo assim, ainda não tens o diagrama esquemático da placa.

Quando eu faço este tipo de trabalho, sigo os seguintes passos:

1°) Verifico o código de todos os CI's e procuro os respectivos datasheets. Conforme já foi dito antes, se um deles for microcontrolador ou CI dedicado, nunca conseguirás visualisar todo o funcionamento do circuito (afinal, nestes casos, os chips são apenas "caixas pretas");

2º) Se não houver nenhum impedimento no passo anterior, procuro "dar nome aos bois", ou seja, crio uma identificação para cada componente, tipo R1, R2, C1, D1, etc...

NOTA: nem todas as placas possuem serigrafados este tipo de identificação. Se a tua placa já tiver identificação, basta pular o passo 2.

3°) Escolho um ponto do circuito, como a entrada de sinal ou de alimentação, e com o multímetro em escala de continuidade (aquela com aviso sonoro) vou seguinto as trilhas visualmente e confirmando com o multímetro onde elas fazem contato. Isto pelo fato de que, muitas vezes, uma trilha pasa por baixo de um CI e não se pode visualmente saber em qual pino ela faz contato;

4°) Evito ao máximo dessoldar os componentes. Aplicar calor desnecessariamente na placa danifica a mesma (as trilhas e ilhas começam a soltar da placa) e danifica os próprios componentes (principalmente semicondutores);

5°) Infelizmente, o trabalho é enorme: é necessário iniciar o desenho num rascunho e refazê-lo diversas e diversas vezes, arrumando a distribuição dos componentes de maneira a facilitar a compreenção do esquema. Neste ponto, quanto maior for o teu conhecimento em eletrônica, melhor o resultado final, pois podes identificar a função dos circuitos antes de terminar o levantamento e assim poupar trabalho;

6°) Evite cruzar muitas linhas no esquema. Trilhas de alimentação e GND podem ser substituidas, no desenho, pelos respectivos símbolos elétricos.

No mais, é arregaçar as mangas e partir pro trabalho.

Se eu esqueci de algo, o pessoal deve complementar.

Postado

Obrigado pela colaboração!

Mas não quero que tópico acabe por aqui. Afinal de contas sei que tem muitas pessoas com dificuldades semelhante e que dependem de tais informações para continuar no seu trabalho.

Obrigado pelas dicas, com elas refarei o circuito que criei e voltarei a postar aqui.

Segue a minha sugestão, em criar novo Tópico para equipamentos biomédicos, e as pessoas que forem fazendo o levantamento dos seus circuitos poderia postar neste tópico.

Mas nãop só de equipamentos para medicina como de qualquer outra área.

Um abraço, obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!