Ir ao conteúdo

Instalar Linux Mandriva Power Pack

kemuel

Posts recomendados

Postado

Ola,

Alguem pode me dizer como é possivel instalar o Linux Mandriva Power Pack, que vem em um DVD, em um computador que não possui leitor de DVD?

Adqueri a versão Power Pack do Mandriva Linux, que vem com varios programas pré-instalados, mas não tenho leitor de DVD no meu PC.

Já ouvi falar que é possível montar uma imagem de cd ISO e dar boot através dela.

Agradeço a atenção

Kmeuel

• Membro VIP
Postado

sim, é possivel dar boot através da imagem, mas para gerar a imagem voce vai precisar de um leitor de DVD do mesmo jeito...

Postado

Ola Taylon,

Já possuo a imagem ISO do DVD do Linux Mandriva versão Power Pack no meu HD, pois o baixei diretamente do FTP do Mandriva.

como faço para dar boot aparti da imagem iso?

Valeu Cara! você está sendo o meu anjo da guarda no linux.

Atenciosamente

Kemuel

• Membro VIP
Postado

a então beleza, faz o seguinte então:

primeiramente, é essencial que voce tenha pelo menos 2 partição sendo 1 para armazenar a imagem .ISO e outra para instalar o mandriva...

sendo assim baixe o seguinte arquivo:

http://mirror.fiz.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2008.1/i586/install/images/boot.iso

e grave em um CD como imagem de disco (pode ser em um regravavel, se nao quiser desperdisar um CD)...

depois de boot por esse CD e escolha a opção de instalação pelo disco rigido, depois entre com o caminho da imagem ISO...

depois disso segue normalmente a instalação...

driver de CD voce possui certo? ou nao tem de CD nem DVD? se nao tiver driver de CD ai teremos que usar outro metodo, mais eu acho ele mais complicado então achei melhor fazer desse metodo, mas se nao tiver a gente faz do outro mesmo...

Postado

Ola Taylon,

Fiz todo processo, deu certo. Mas quando estou na instalação, logo após fazer o particionamento, aparece uma mensagem de erro:

"Mountig partition /dev/hda in directory /mnt failed"

Já tentei várias coisas, mas não passa disso.:muro:

Agradeço muito a ajuda.

Kemuel

• Membro VIP
Postado

provavelmente foi algum erro na hora de criar a partição mesmo...

crie as partições da seguinte maneira:

1 partição ext3, ReiserFS ou qualquer outro que preferir (eu pessoalmente prefiro o ext3), e essa partição voce coloca o seguinte ponto de montagem "/" isso mesmo, so a barra, esse vai ser a partição raiz onde o mandriva sera instalado...

e uma outra partição menor (pode ser 256 ou 512mb) que sera "swap"

o problema é com o ponto de montagem da primeira partição mesmo...

verifique la e qualquer coisa volte a postar...

Postado

Já fiz isso, mas não deu certo.:(

se não for incomodo você poderia explicar o outro metodo possivel?

Agradeço muito cara.

Kemuel

• Membro VIP
Postado

não é incomodo nao, sem problemas =)

então Kemuel, o problema tem que ser no ponto de montagem da partição cara, olhe so:

"Mountig partition /dev/hda in directory /mnt failed"[´/quote]

esse erro parece estar dizendo que voce tentou montar o a partição principal em /mnt, mas a mesma deve ser montada em "/", assim ela fica sendo a raiz...

tem certeza que setou isso corretamente?

você tem windows instalado no HD ou vai instalar so o linux?

se vai instalar somente o linux use aquela opção de criar as partições todas automaticamente...

Postado

Ola Taylon,

Já tentei todas as formas que o programa de particinamento me dar e não deu certo.

Vou discriminar o que está acontecendo:

Depois de dar boot na imagem.iso do Mandriva 2008.0, começa o processo de instalação perguntado o idioma, escolho Portugues do Brasil e dar um erro que fala algo sobre o CD, então reinicio o processo e continuo em padrão, ou seja inglês americano e passa desse erro.

Faz algumas perguntas comuns e entra na parte de particionamento. Já escolhi particionar manualmente; fazer automaticamente e outros. Mas quando formata a partição ext3 dar a mensagem: "Mountig partition /dev/hda in directory /mnt failed". Então não passa dai, tenho de reiniciar.

Depois de tentar por 2 dias tive de instalar o Win XP novamente para usar o pc.

Atualmente o Hd está assim:

hda1 => partição NTFS com o WindowsXP (20 GB );

hda5 => partição swap Linux (1024 Mb);

hda6 => partição ext3 esperando o Mandriva Linux (15 GB ).

Tenho um segundo HD (slave) onde guardo todos arquivos e está dividido em duas partições NTFS e é onde fica a imagem.iso do mandriva power pack 2008.

Depois de ter instalado o XP copiei a iso para a raiz da partição windows (hda1) para ver se dava certo tentado do mesmo hd, mas o mesmo erro continua.:angry:

Algo me leva a pessar que o programa de instalação do Mandriva direciona-se para o drive de CD-ROM real, depois de particionar devido ao primeiro erro e essa seja a causa. Mas, não sei.

Antes usava a versão free do Mandriva 2008 e funcionava muito bem nessa mesma condição então decidi de atualizar para versão power pack e estou triste agora.

valeu muito a juda

Kemuel

• Membro VIP
Postado

bom kemuel, agora eu realmente não sei como te ajudar...

apesar de conhecer o procedimento eu nunca tentei instalar usando uma .iso direto do hd, por isso fica ainda mais dificiu te ajudar...

bom, infelismete a unica coisa que posso te aconselhar é que baixe a versão em CD do powerpack que se nao me engano sao 3 CDs...

ou então vá de mandriva one mesmo, tudo que voce faz no powerpack da pra fazer no one tb...

desculpe por nao poder ajudar, se conseguir resolver de alguma maneira poste aqui.

Postado

Ola,

é possível copiar os dados da imagem para uma partição e tentar dar boot por ela?

Seria o seguinte: acessaria dos dados da imagem.iso atrevés do disco virtual do Nero e copiaria para uma partição do segundo HD que está formatada como FAT32 e ainda não tem nenhum arquivo. Então apontaria o boot para esse HD.

É possivel dar boot atraves de uma unidade de DVD de outro computador pela rede.

Tenho um amigo que tem um notebook que ler DVD e poderia tentar dessa forma.

Atenciosamente

Kemuel

• Membro VIP
Postado

kamuel, não entendi bem o seu post?

foram perguntas?

ou afirmações mesmo?

da maneira descrita você conseguiu resolver o problema?

Postado

CONSEGUI!

Finalmente instalei o Mandriva Linux 2008.0 Power Pack.

Já que sofri tanto para instalar vou postar aqui talvez ajudí alguem.

Depois de todo o processo descrito acima, deu certo da seguinte forma:

1 - Acessei a imagem.iso do DVD do Mandriva atraves do disco virtual do Nero e copiei o arquivo \i586\install\imagens\boot.iso para o HD;

Também é possivel acessar imagens através do Kurumim.

2 - Queimei a imagem em um CD pelo o Nero, reiniciei a maquina e configuei a BIOS para dar boot pelo CD;

3 - Depois que entrou pelo CD escolhi a opção Hard Drive (HD) e encontrei o caminho para a imagem e ai deu tudo certo. Não apresentou nenhum erro. aconselho a copiar a imagem na raíz da partição pois fica mais fácil encontrar

Não tinha dado certo com a imagem de CD que o Taylon me enviou porque não era a mesma versão. A versão que o DVD trazia era 2008.0 e o |Taylon me enviou 2008.1 então não dava certo.

Agradeço muito ao Taylon por ter me ajudado a instalar o Mandriva no meu PC.

Valeu!

Kemuel

• Membro VIP
Postado

AAAAAAAA bom, que legal cara, eu não sabia que a imagem tinha que ser da mesma versão não, muito bom saber disso o problema estava ai =)

Falou cara, qualquer problema estamos ae!!

• Membro VIP
Postado

CASO RESOLVIDO

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!