Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arrays com Caracteres


demetrio3000

Posts recomendados

Todos sabem que se eu criar um array em inteiro, este inteiro poderá armazenar vários valores, por exemplo:

x[2] pode ter os valores

x[0] = 5

x[1] = 3

x[2] = 6

onde os mesmos podem ser acessados apenas especificando a posição do array em um printf ou qualquer outra função, certo?

agora vem algo mais complexo, quero fazer o mesmo processo mas com characteres, isso é possivel?

por exemplo:

x[2] pode ser;

x[0] = "Dia"

x[1] = "Tarde"

x[2] = "Noite"

Isso é possível? ou existe outra maneira de fazer isso com characteres, nota, gostaria que este fosse em Linguagem C.

Alguem é capaz? eu não fui, se alguem for por favor desvende essa dúvida infeliz, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu conceito sobre vetores não está correto.

No exemplo que você citou:

x[2]

você cria um vetor com somente DUAS posições e não 3.

x[0] e x[1] ==> x[2]

Se você precisa criar um vetor de 3 elementos, você faz assim:

int x[3];
x[0] = 10;
x[1] = 20;
x[2] = 30;

Para criar um vetor de strings, você pode proceder dessa maneira:

/* VETOR DE STRINGS DOS DIAS DA SEMANA */
char dias_semana [ 7 ] [ 8 ] = {"DOMINGO","SEGUNDA","TERCA","QUARTA","QUINTA","SEXTA","sábado"};

int main ( void )
{
printf ("Hoje é dia: %s", dias_semana [ 2 ] );
return ( 0 );
}

Primeiro, você determina a quantidade de elementos do seu vetor ( [ 7 ] ), depois, você verifica qual é o tamanho da maior string desse vetor e soma 1, para o terminador da string ( p.ex. DOMINGO. 7 letras. 7+1 = 8. [ 8 ] ==> DOMINGO/0 )

Então o vetor criado é um vetor de strings com 7 elementos de 7 caracteres cada um.

Todos os outros elementos do vetor tb ocupam esses 8 bytes da memória, mesmo a string não tendo um comprimento de 7 caracteres.

E, para indexar cada elemento individual desse vetor, você usa somente o primeiro índice da declaração:

dias_semana [ 0 ] ou dias_semana [ 5 ], etc

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!