Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na Atualização BIOS - Asus M3A


Posts recomendados

eu sei q a potencia vai depender dos componentes...+ também pode ser para a alimentação da placa ( como se pra chegar na parte de video a placa pedi-se X) olha no manual pagina 2-29, vai ter o desenho da placa, falando sobre os pinos de alimentação e tal....e logo embaxo do desenho da placa, lê o primeiro item la....

(.) For a fully configured system, we recommend that you use a power suply unit (PSU) that complies with ATX 12V Specification 2.0 (or later version) and PROVIDES A MINIMUM POWER OF 600W.

eu também não concordo com isso (não tem fundamendo, eu acho) da placa mãe em si, cobrar 600W de potencia...+ lê la pra tu ver....

quanto ao botão q nu manual fala pra aperta caso o o monitor fique tipo stand bay ( que é o q esta acontecendo), na minha fonte so tem a chave 110 - 220 e o botão liga desliga dela.....

parte do manual q fala sobre isso é pagina 3-1 , sexto item.... (não faço menor ideia de que botao é esse...)

to vendo q essa M3A so vai me da dor de cabeça....:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi a garantia da placa mãe, veio uma nova.

Mas o problema para quem não pode contar com a garantia aínda não tem respostas certas, portanto descrevo aqui o que aprendi com este problema e poderá ajudar os futuros azarados em atualização de BIOS.

1 - Meu problema se resumiu a não ter sinal de vídeo principalmente, o que impede a visualização do erro.

2 - Não pude constatar os bips da placa mãe para este problema pois não tinha percebido que eu estava sem Speaker ligado na MB.

3 - A BIOS deste modelo é AMI, é soldada e é minúscula.

4 - Tentei recuperar pelo CD da placa mãe, sem sucesso.Não tentei o recurso CrashFreeBios3 que ela dispõe, onde deve-se inserir um Pendrive formatado menor que 8Gb com o arquivo .ROM na raiz do mesmo.Segundo a Asus o sistema lê e regrava a BIOS se recuperando desta forma.

5 - Conforme o manual a única interfaçe com a BIOS nestes casos resume-se a conexão SPI (Serial Peripheral Interface) que acontece por meio de um equipamento adequado com cabo específico que deve ser espetado nos contatos situados na placa mãe (mesmo tipo de contato dos Jumpers, tem impresso SPI ao seu redor) e possibilita a reprogramação.Mas não se iluda com estes gravadores a venda que mesmo dizendo conectar com SPI, geralmente só conseguem programar BIOS até 4Mb.A maioria das BIOS das MB atuais começam em 8Mb.

6 - Em contato com a MoboFix, informaram que aínda não possuem equipamento adequado para programar BIOS SPI de 8Mb, mas estavam providenciando para o próximo mês.

7 - Dê preferência à atualização de BIOS pelo Prompt dando boot em um pen-drive pois os Disketes costumam corromper os arquivos facilmente.Uma atualização por utilitário em ambiente Windows fica vulnerável a travadas do Sistema Operacional e falhas no software utilitário.

Bom, com certeza vou me aventurar mais vezes com atualização de BIOS, inclusive ja estou pensando em uma neste momento para resolver uma incompatibilidade de memórias.

Espero ter ajudado e agradeço a todos que se envolveram...

falou!

Apenas para constar... Se todo o processo de atualização da BIOS, falhar e a Placa-Mãe, não estiver mais na garantia, tem-se a possibilidade de fazer a substituição da própria bios! Eu já recuperei várias mobos, que teriam ido para o lixo! Uma delas uma ASUS A7V8XX, estou usando em minha LANHOUSE a mais de um ano, depois de ter feito a troca do chip da BIOS. Era isso, um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e quanto aos 600W?

Os 600W de alimentação são uma recomendação já que em uma placa AM2+ presume-se na media que a configuração usada será um Phenom com bastante memória, uma placa de vídeo top PCI-E 2.0 e assim por diante.Por isso eles preferem recomendar essa alimentação, mas mesmo assim não tem muito fundamento pois não é a Placa Mãe que vai consumir isso tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para constar... Se todo o processo de atualização da BIOS, falhar e a Placa-Mãe, não estiver mais na garantia, tem-se a possibilidade de fazer a substituição da própria bios! Eu já recuperei várias mobos, que teriam ido para o lixo! Uma delas uma ASUS A7V8XX, estou usando em minha LANHOUSE a mais de um ano, depois de ter feito a troca do chip da BIOS. Era isso, um abraço a todos.

Concordo que tem conserto, só que este modelo tem a BIOS soldada (3 - A BIOS deste modelo é AMI, é soldada e é minúscula.).

E no Brasil não tem ninguém que programe a mesma (5 - Conforme o manual a única interfaçe com a BIOS nestes casos resume-se a conexão SPI (Serial Peripheral Interface) que acontece por meio de um equipamento adequado com cabo específico que deve ser espetado nos contatos situados na placa mãe (mesmo tipo de contato dos Jumpers, tem impresso SPI ao seu redor) e possibilita a reprogramação.Mas não se iluda com estes gravadores a venda que mesmo dizendo conectar com SPI, geralmente só conseguem programar BIOS até 4Mb.A maioria das BIOS das MB atuais começam em 8Mb.

6 - Em contato com a MoboFix, informaram que aínda não possuem equipamento adequado para programar BIOS SPI de 8Mb, mas estavam providenciando para o próximo mês.

)

Entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Não tenho sinal de vídeo!

Como vou trabalhar no micro????

Obrigado pelas respostas

Camarada jhoniiquest minha mobo é iqual a tua to co mesmo problema! sem sinal de video nem bip nem nada!! então troquei os pente de memoria um estava com problema e resolvido!! a e a proposito eles tem q ter 1066 de cache! senao nao liga

MOBO ASUS M3A

PHENOM X4 9750 VGA RADEON HD3870 512MB

2GB MEMORIA RAM 1066 corsair dominator

hd 500 sata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi esplicado o que houve, não é memória pois o PC funciona um tempo e depois PUF!.Seja por atualização de BIOS ou não.

Inclusive eu retirava as memos e mesmo assim nem sinal de vídeo.

Mas agora nunca mais me estresso com essa M3A pois como podem ver mudei até de plataforma!

Salve Intel...Não precisei nem formatar o Windows! que beleza...Mas quando mudei de AMD X1 pra X2 tive que formatar!!!!...sinal que coisas boas virão..heheheheh!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola galera, boa noite^^ Eu li todo o post e entrei aqui justamente pra saber se alguem teve algum exito na atualização de tal BIOS mas pelo que vejo... Meu problema relacionado a esta M3A ao que me parece nan é nada de mais: so que tenho uma configuração (vide ai em baixo) que nan esta suportando Beowulf... Rodar ate roda, mas esta com muito "lag". Penssei entan em atualizar a BIOS visto que os drivers da VGA estan em dia mas pelo que já li por aqui é melhor deixar queto - Hehehehe...

Vale lembrar que meu monitor é Wide e esta na configuração maxima de 1440 x 900 (nan sei se isso influência - creio que sim). Mas se alguem souber de algo e puder me dar um "help" eu agradeço^^ Abraço a todos.

by C£L®

OBS: galerinha que teve problremas com a Mobo M3A, a uma grande e enorme probabilidade de vocês terem pego estas em um lote que estava totalmente comprometido visto que nan sou o unico (claro) que possuo tal e simplesmente TUDO funciona (e a bastate tempo...). Minha raiva é com Beowulf - Hehehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala povão, bom dia^^ Mal acabei de postar, resolvi reiniciar o Pc pra futucar lá no Setup, ja que to sem sono e nan tem nada pra comer - Hehehehe (ate tem mas to com preguiça)... Bom, enquanto tava por la no Setup, de bob mesmo porque nan tinha nada pra fazer la dentro, olhei na que seria "barra da area de trabalho" e notei que a versão da minha BIOS era 02.61 e fiquei intrigado ja que no site da Asus, a versão "release" é a 03.01. Muito @$&% da vida (ainda com o Beowulf - Hehehehe) resolvi ver pelo nosso migão Everest e eis que está constando a BIOS 05.01.

BIOS.427.th.JPG

Bom, insatisfeito fui pro Pai de Todos: o Google e eis que está constando que esta BOIS é da M2N-MX SE, P5ND2 SE e P5N32-E SLI Plus...

Conclusão: pesquisando um pouco vi que existem outros usuarios com esta mesma BIOS 05.01 funcionando e que estão justamente com um problema que mencionei em um post devido, sobre meu som estar com ruido irritante sem estar ouvindo som algum (no caso, o que vi foi 1 unico usuario em outro forum info que as vezes fica sem som - pesquisa realizada no Google). Caso alguem da area de teste se interesse em fazer o teste com tal BIOS ou, se nan for ilegal, queira a minha versan de BIOS (ja que tenho backup em CD =D) só mandar um alow pra vermos o que da pra ser feito^^

No mais, vocês mesmo podem pesquisar e caso tenha alguem que vá mandar a placa pra garantia e quira fazer este teste, caso de certo, vocês vão descobrir a polvora =D

Abraços galera^^ Qualquer coisa "tamus aí xD"

OBS: me liguei que na falta de grana peguei essa versaum de GeForce 512Mb mas 128BIT e acho que é ai que esta o problema... vou vender... Heheheh^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Estou com um Pentium 3 e ele não inicia, aparece uma tela dizendo bios rom cheksun error. Mas o grande problema è que a porta do teclado não funciona estou usando teclado usb e as portas usb funcionam apenas quando inicia o sistema. Comoo sistema não esta iniciando, parando nessa tela preta, preciso saber se algum outro jeito de fazer o boot sem teclar enter. Aí, agradeço desde já o esclarecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Jhonni, bom dia

Estava com o mesmo problema, então eu resolvi usar o meu pendrive de 2GB e gravei nele todas as bios, inclusive a que veio no cd de instalação e o afudos.

conectei o pen na usb da própria placa que fica atrás no gabinete e ligue o PC e pra minha surpresa deu sinal de leitura(3bips) e o pc reiniciou com o sinal de vídeo!!!!!!!

agora estou temtando resolver o bug no sensor de temperatura do chipset 770 que fica no centro, ele e o responsável pela alta temperatura...quero saber é onde ficam os sensores da placa pra poder verificar tambem..

espero que esta informação ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!