Ir ao conteúdo

Equivalente/Substituto para o 2SB772S ou B772S

Lucas1989

Posts recomendados

Postado

Olá, meu scanner passou a dar um problema: ele liga o scanner, o sistema reconhece o mesmo, mas na hora q eu clico para scanear ou fazer o preview da imagem ele começa a mover o "leitor" e para no meio do caminho, como se desligasse sozinho. Então ele liga novamente e o ciclo se repete. Testei a fonte (110V para 12V) e ela está OK, está dando 12,20V.

Resolvi então abrir o scanner para ver se tinha alguma coisa queimada ou algo do tipo. Testei todos os resistores e diodos e estavam ok, então quando fui testar os transistores encontrei 2 com o coletor e emissor em curto.

O transistor é smd e em cima dele tem escrito B772S, mas procurando pelos datasheets descobri que ele se chama 2SB772S.

A plaquinha do scanner tem 3 transistores deste mesmo tipo, e dois deles estão em em curto.

Procurei então na farnell brasileira e na página deles do reino unido e não encontrei nada. Alguém saberia me dizer se há algum substituto ou equivalente para ele?

Obs.: o scanner é um ScanMaker 3000 da Microtek

Obrigado desde já.

Postado
Talvez o 2SA1160 da Toshiba.

Zurca, obrigado pela resposta, mas procurei por este 2SA1160 na Farnell e também não encontrei.

Será que a Farnell está ficando fraca ou esse componente realmente é difícil de encontrar?

Postado

Esses transistores são mesmo fora do normal.

Note que tem correntes de colecror de 3A e tem o package TO-92 igual ao de um bcxxx corrente.

Esse transisror deve estar a funcionar como switch tente ver qual a corrente de colector real no circuito pois pode ser que se for menor por exemplo o BC636/638/640

possam servir (Ic 1A )

Postado
Esses transistores são mesmo fora do normal.

Note que tem correntes de colecror de 3A e tem o package TO-92 igual ao de um bcxxx corrente.

Esse transisror deve estar a funcionar como switch tente ver qual a corrente de colector real no circuito pois pode ser que se for menor por exemplo o BC636/638/640

possam servir (Ic 1A )

Obrigado pela dica zurca1599, encontrei para vender o BC636 e o BC640, mas será que é possível encontrá-los na forma SMD? Pois eu acho que seria muito difícil soldar os normais no lugar de um SMD.

Outra coisa: eu não tenho a menor ideia de como fazer para estimar a corrente de coletor no circuito. Se eu postar uma imagem, será que ajuda?

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...