Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

220 para 110v - SurgeArrest APC

leitaoo

Posts recomendados

Moro em brasília e to com um pc novo e estou querendo usar o Filtro d elinha da apc..

Só que o bichinho só aceita de entrada 110v...

Como posso utiliza-lo?

Mudando minha tomada para 110v? Se sim.. COmo?

Tomada - estabilizador - filtro - pc?

transformador - filtro pc? Se sim Qual transformador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudar a tomada pra 110V não tem como, aqui no DF é 220V Fase/Neutro.

As opções são:

1 - Ligar o filtro na saida de um estabilizador, porque esse é um transformador.

2 - Comprar um auto-transformador de potência suficiente pra alimentar sua máquima.

Aqui faço assim, a contra-gosto (o fio azul é a gambiarra que fiz pra dar continuidade ao aterramento:

dsc01972xw6.jpg

Observe que marquei as posições Fase/Neutro pra que eu não errase ao tira-las. Se você inverter alguma coisa ai e não tiver um aterramento a coisa vai ficar feia, um dos varistores desse filtro irá torrar - aconteceu comigo! Eu tinha desligado o aterramento pra fazer um teste aqui e só a fumaceira começou a sair do filtro, depois tive que trocar um varistor. E olha que eu achava q tinha ligado corretamente, mas ocorre uma inversão no transformador q eu nao sabia, há uma posição que inverte as polaridades no outro lado... Enquanto tinha aterramento o excesso de tensão tava sendo drenado pra terra...

Existe uma ordem certa pra ligar, mas nao siga pelo meu porque pode ta invertido ai na tomada da sua parede.

Se não quiser arriscar, recomendo ligar na saida do estabilizador mesmo pra não ter dor de cabeça.

Poxa a APC nem pra lançar uma versãozinha sequer 220V pra nós! Eu tinha entrado no forum deles uns meses atras perguntando o porquê disso e um pessoal deles disse que isso vai da necessidade de cada país e que é melhor vender um produto integrado com todas as proteções, do que um produto faltando outras proteções. Ele se referia aos nobreaks 220V que eles vendem daqui que tem as mesmas funções de filtro de linha. :(

Link para o comentário

PENSEI Q AQUI ERA TRIFASICO...

Então ligaria uma fase e o neutro.. ficando 110v..

Vou ligar o estabilizador e o filtro..

tomada - estabilizador - filtro - corsair 550vx

aqui em casa não tem aterramento..

Qual destes dois comprar?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

ou esse http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

e o estabilizador?? qualquer um?

No caso de eu utilizar o autotransformador..

esse é bom?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FORCEL292

Link para o comentário

Eu sempre me confundo com essas questões de fases, mas sei que do meu medidor de energia, que tem três fases, saem três fios pra dentro de casa, cada uma tem 220V em relação ao neutro, seriam basicamente três fases de 220V cada, sei q talvez não esteja bem correta a explicação, mas aqui em casa dividimos a casa em três "partes", frente, meio e fundos, cada uma com uma fase.

Bem, não recomendo você comprar um estabilizador só pra isso, achei q ja tinha um estabilizador... só não quero me responsabilizar por nada ao ligar no transformador. Se quiser comprar pode ser esse ai mesmo da Force Line q você indicou. Não vou indicar polaridades certas ou erradas nesse caso porque não sei se pode haver diferenças de transformador pra transformador, se ao menos você tivesse aterramento, ai poderiamos referenciar as tensões ai, como fiz aqui pra achar a posição correta, porque eu conseguia medir tensão indo pro fio terra referenciando com o neutro.

Se quer comprar um estabibilizador, pega um SMS qualquer que supra sua configuração. Não é o ideal, era bom mesmo o transformador ligado corretamente...

Sobre o filtro, pega o PH8VT3 mesmo, melhor custo x beneficio.

Link para o comentário

E se você comprasse um nobreak?

Existe esse modelo da APC (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCBE600BR) que possui um bom protetor de surtos (filtro de linha) interno e esta com bom custo-benefício.

Mas teriamos que saber a configuração do seu PC para saber se esse nobreak não vai ser fraco.

Há ainda um outro modelo da APC com 600W e também é bivolt na entrada (ai é 220v) e 120v na saida (permite o uso de alguns perifericos importados que só aceitam essa tensão).

Desaconcelho a compra de um estabilizador, visto que a proteção que eles oferecem é mínima.

Mas caso você queira comprar o filtro, pelo que li aqui no forum, os dois que você citou são bem parecidos, a grande diferença é que um é importado e o outro fabricado no brasil, então compre o mais barato:p.

Recomendo liga-lo então a um transformador:

Para saber a se a ligação do transformador use uma chave de testes:

-- Ligue o transformador na tomada e com a chave de testes veja qual das saídas é o fase e qual é o neutro (o led da chave acende no fase). Se só acender a chava em um dos polos da tomada a ligação esta certa, mas se acender nos dois (aparentemente duas fases) a o transformador esta ligado com a polaridade invertida, ai basta virar o plug na tomada que a saida normaliza.

-- Ligue o filtro no transformador com um adaptador, de maneira que o pino da direita (ao olhar de frente para a tomada, e com o pino terra do plug em baixo) seja o fase.

Link para o comentário

Olha a descroção do funcionamento do transformado (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FORCEL292)...

Descrição do produto:

- Autotransformador de tomada 220 V ou 120 V para 120 ou 220 V.

- Forma tipo “H” para encaixe na parede.

- As tomadas coloridas sempre tem a mesma tensão o preto 120 V e o vermelho 220 V, porém quando um recebe um tipo de tensão o outro automaticamente assume o papel de saída.

- Possui cabo de ligação entre uma tomada e o autotransformador.

- Não estabiliza a tensão de saída.

Pelo q eu entendi.. Eu ligo o preto na tomada de casa e o filtro na tomada vermelha?

Link para o comentário

Olha a descroção do funcionamento do transformado (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FORCEL292)...

Descrição do produto:

- Autotransformador de tomada 220 V ou 120 V para 120 ou 220 V.

- Forma tipo “H” para encaixe na parede.

- As tomadas coloridas sempre tem a mesma tensão o preto 120 V e o vermelho 220 V, porém quando um recebe um tipo de tensão o outro automaticamente assume o papel de saída.

- Possui cabo de ligação entre uma tomada e o autotransformador.

- Não estabiliza a tensão de saída.

Pelo q eu entendi.. Eu ligo o preto na tomada de casa e o filtro na tomada vermelha?

Não, você liga o Vermelhor na tomada e o preto no filtro.

O problema é que se você inverter a polaridade (lugar do fase e do neutro, polaridade esta qu não é informada no transformador) o transformador coloca na saida dois fases e não um fase e um neutro como é o normal, a principio isso não influencia em nada no funcionamento dos aparelhos no geral, mas no caso de filtro de linha isso pode danifica-lo.

Para resolver isso (descobrir a polaridade que você vai ligar o plug na tomada) use um chave de testes (aqueles que você coloca na tomada e acende uma luzinha).

Ligue o transformador normalmente (lado vermelhor (220v) na tomada) mas na saida não ligue nada.

Com a chave de testes veja se na saida (tomada preta) se há um fase (luz acessa) e um neutro (luz apagada).

Se sim, você pode ligar o filtro sem problemas,

Caso a luz acender nos dois buracos da tomada (do transformador), vire o plug na tomada da parede, assim deve normalizar a saida.

OBS: Cuidado, nunca ligue o transformador de outra maneira, e se for trocar de tomada, repita o procedimento.

Ao ligar o filtro, cuide com as polaridades, imagine uma tomada com 3 pinos, a ligação correta é a seguinte:

Neutro Fase

| |

o

Terra

Ao ligar o filtro no trasnformador, respeite essa posição dos fios, mesmo não havendo o terra.

Lembre-se, o buraco onde a chave acende é o positivo (ou fase, como preferir).

Há um topico no www.forumpcs.com.br, se não me engano do colega _rau_ em que é explicado esse "problema" dos transformadore com mais detalhes, peço ajuda para encontrá-lo.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!