Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Athlon X2 4400+ (fotos)


melex

Posts recomendados

Bom pessoal...estava com um sistema instavel e aguardando fonte pra faze um over no meu sistema...

Comprei uma Satellite EPS8600.. e juntamente ja mudei minha vga de uma 8600gt por uma 9600gt. então pra nao enfrentar o "gargalo" vou optar por um over...

Minha configuração agora ficou:

Athlon 64 X2 4400+

M2N-SLI DELUXE

2GB DDr2 800 Samsung

HD 250 Samsung

512 mb GeForce 9600 GT XFX

Satellite 311k

Satellite 8600EPS

Ai as fotos do setup.

dsc00001rl6.jpg

dsc00002vo8.jpg

dsc00003kl1.jpg

dsc00004ge9.jpg

Queria uma ajuda pra faze um clock legal nesse meu setup. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@melex

Que placa-mãe é essa? Parece ser uma M2N-SLI Deluxe (pelas fotos da BIOS). Se for, dá para ir longe com esse X2 4400+ (se ele colaborar, é claro). Não use essas opções de over por procentagem. São muito ruins. Faça você mesmo.

Na 1° foto, altere o AI Tunnig para Manual. Altere a opção CPU Voltage para 1.4v. Esse aumento de 0.05v em relação a tensão padrão do processador (1.35v) é para garantir alguma estabilidade inicial. Agora vá aumentando a opção CPU Frequency aos poucos. Com 261MHz, você já deixa o 4400+ a 3.0GHz (261 x 11,5). É claro, talvez seja necessária mais tensão, por isso que eu disse para aumentar aos poucos a opção CPU Frequency.

Também mude as opções a seguir:

Advanced > JumperFree Configuration > PCIE Clock: 100MHz

Advanced > PEG Link Mode > Disable

Advanced > CPU Configuration > AMD Cool 'n' Quiet Function > Disable

Advanced > CPU Configuration > Memory Clock Frequency > DDR2 677

Advanced > Chipset > CPU<->MCP55 HT Speed: 4x

Por enquanto é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@melex

Que placa-mãe é essa? Parece ser uma M2N-SLI Deluxe (pelas fotos da BIOS). Se for, dá para ir longe com esse X2 4400+ (se ele colaborar, é claro). Não use essas opções de over por procentagem. São muito ruins. Faça você mesmo.

Na 1° foto, altere o AI Tunnig para Manual. Altere a opção CPU Voltage para 1.4v. Esse aumento de 0.05v em relação a tensão padrão do processador (1.35v) é para garantir alguma estabilidade inicial. Agora vá aumentando a opção CPU Frequency aos poucos. Com 261MHz, você já deixa o 4400+ a 3.0GHz (261 x 11,5). É claro, talvez seja necessária mais tensão, por isso que eu disse para aumentar aos poucos a opção CPU Frequency.

Também mude as opções a seguir:

Advanced > JumperFree Configuration > PCIE Clock: 100MHz

Advanced > PEG Link Mode > Disable

Advanced > CPU Configuration > AMD Cool 'n' Quiet Function > Disable

Advanced > CPU Configuration > Memory Clock Frequency > DDR2 677

Advanced > Chipset > CPU<->MCP55 HT Speed: 4x

Por enquanto é isso.

Putz cara.. valeu mesmo.. agora me impolguei.. vou chega hj de meio dia em casa e ja vou fazer...

Só nao entendi o "por enquanto é isso".. tem mais? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou assim com 220mhz no cpu frequency:

overcom220mhzuh4.jpg

my.php?image=overcom220mhzuh4.jpg

Bom. Parece estável? Se estiver, vá subindo de 5 em 5 até ficar em 235 x 11,5. E as temperaturas, como estão? Para esse 4400+, a temperatura máxima é de 68 °C. Mesmo com o cooler box, não deverá chegar nisso.

Putz cara.. valeu mesmo.. agora me impolguei.. vou chega hj de meio dia em casa e ja vou fazer...

Só nao entendi o "por enquanto é isso".. tem mais? :huh:

Sim, a princípio, deve-se encontrar o clock máximo do seu processador (ou aquele que seja o ideal). Depois dá fazer um ajuste fino nas memórias (frequência e latências).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Parece estável? Se estiver, vá subindo de 5 em 5 até ficar em 235 x 11,5. E as temperaturas, como estão? Para esse 4400+, a temperatura máxima é de 68 °C. Mesmo com o cooler box, não deverá chegar nisso.

Sim, a princípio, deve-se encontrar o clock máximo do seu processador (ou aquele que seja o ideal). Depois dá fazer um ajuste fino nas memórias (frequência e latências).

Nao deu tempo de rodar nenhum teste ate agora. mais parece estável sim. a temperatura tanto do proc. quanto da mobo n alterou ainda. hj a noite vou tenta da mais um grau.. e faze testes...

68ºC.. acho difícil chega a esse ponto.. mais vamos ver..

conforme for aumentando vou postando aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@melex

Que placa-mãe é essa? Parece ser uma M2N-SLI Deluxe (pelas fotos da BIOS). Se for, dá para ir longe com esse X2 4400+ (se ele colaborar, é claro). Não use essas opções de over por procentagem. São muito ruins. Faça você mesmo.

Na 1° foto, altere o AI Tunnig para Manual. Altere a opção CPU Voltage para 1.4v. Esse aumento de 0.05v em relação a tensão padrão do processador (1.35v) é para garantir alguma estabilidade inicial. Agora vá aumentando a opção CPU Frequency aos poucos. Com 261MHz, você já deixa o 4400+ a 3.0GHz (261 x 11,5). É claro, talvez seja necessária mais tensão, por isso que eu disse para aumentar aos poucos a opção CPU Frequency.

Também mude as opções a seguir:

Advanced > JumperFree Configuration > PCIE Clock: 100MHz

Advanced > PEG Link Mode > Disable

Advanced > CPU Configuration > AMD Cool 'n' Quiet Function > Disable

Advanced > CPU Configuration > Memory Clock Frequency > DDR2 677

Advanced > Chipset > CPU<->MCP55 HT Speed: 4x

Por enquanto é isso.

Como falei antes minha config é semelhante a do melex (só a mobo que é a M3A), então se ele me permitir vou postando meus resultados aqui tb assim a gente troca uma ideia ;)

Fiz como você sugeriu r.fagioli e cheguei a 220 tb como o melex já postou ai, meu problema é temperatura. Eu consegui rodar aqui um teste breve de 40min usando o Orthos e o PcProbe da ASUS alega 66º no processador :eek: ... o que eu poderia fazer é colocar +1 cooler no lugar do tubo de ventilação lateral... mas não boto fé nesse cooler box não, o q veio com meu antigo Athlon 3000+ 939 era bem mais parrudo.

Bom, apesar disso ele não passou dos 66º e aparentemente está estavel. Vou fazer mais alguns testes quando chegar em casa e tb postar umas screen do Everest. valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei antes minha config é semelhante a do melex (só a mobo que é a M3A), então se ele me permitir vou postando meus resultados aqui tb assim a gente troca uma ideia ;)

Fiz como você sugeriu r.fagioli e cheguei a 220 tb como o melex já postou ai, meu problema é temperatura. Eu consegui rodar aqui um teste breve de 40min usando o Orthos e o PcProbe da ASUS alega 66º no processador :eek: ... o que eu poderia fazer é colocar +1 cooler no lugar do tubo de ventilação lateral... mas não boto fé nesse cooler box não, o q veio com meu antigo Athlon 3000+ 939 era bem mais parrudo.

Bom, apesar disso ele não passou dos 66º e aparentemente está estavel. Vou fazer mais alguns testes quando chegar em casa e tb postar umas screen do Everest. valeu :D

Isso parece erro de leitura de temperatura. Um 4400+ a 2530MHz (220 x 11,5) não deveria ficar nessa temperatura (mesmo com cooler box). Verifique na BIOS a temperatura do processador em idle. Também use outros programas para verificar as temperaturas (Core Temp, HWMonitor). Você aumentou alguma tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. pra garantir a temperatura do proc...vou pega essa semana um desses Evercool Buffalo HPFA-10025...acho q nao vou me arrepender...

http://img.mercadolivre.com.br/jm/im...8_9882.jpg&v=P

Vai sair a preço de custo pra mim a R$50. compensa?

Nessa faixa de preço, não há opção com melhor custo / benefício. Pode comprar sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso parece erro de leitura de temperatura. Um 4400+ a 2530MHz (220 x 11,5) não deveria ficar nessa temperatura (mesmo com cooler box). Verifique na BIOS a temperatura do processador em idle. Também use outros programas para verificar as temperaturas (Core Temp, HWMonitor). Você aumentou alguma tensão?

Acho que estamos indo pelo mesmo caminho melex eu tb to de olho nesse cooler ai que você falou :D mas vou ter que pegar na pela net porque na minha cidade aqui é dureza conseguir (_(

Então r.fagioli, a unica alteração que fiz de tensão foi essa q você sugeriu e mais nada. Pela BIOS em idle ele ficava em 43º +- e agora tá em 51º... quando entro no XP e rodo o PcProbe ele alega a mesma coisa, mas quando começo a rodar o Orthos ele chega em 66º em 10min. Testei a medição com o Everest mas ele mostra a temp por núcleo correto? Ele indicava 28 e 23 no momento que o PcProbre mostrava 66, então se for apenas somar os 2 valores já ha uma disparidade ai.

Vou testar depois esses outros 2 programas ai para ver o que eles medem e depois eu posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que estamos indo pelo mesmo caminho melex eu tb to de olho nesse cooler ai que você falou :D mas vou ter que pegar na pela net porque na minha cidade aqui é dureza conseguir (_(

Então r.fagioli, a unica alteração que fiz de tensão foi essa q você sugeriu e mais nada. Pela BIOS em idle ele ficava em 43º +- e agora tá em 51º... quando entro no XP e rodo o PcProbe ele alega a mesma coisa, mas quando começo a rodar o Orthos ele chega em 66º em 10min. Testei a medição com o Everest mas ele mostra a temp por núcleo correto? Ele indicava 28 e 23 no momento que o PcProbre mostrava 66, então se for apenas somar os 2 valores já ha uma disparidade ai.

Vou testar depois esses outros 2 programas ai para ver o que eles medem e depois eu posto.

Geralmente o Everest mostra 3 temperaturas para um processador dual core. Uma para o processador e as outras duas para cada núcleo. E não, a temperatura final do processador não é dada somando as temperaturas dos núcleos.

Essa temperatura está alta. Seu gabinete é bem ventilado? Sim, use esses 2 programas que eu citei.

Link para o HWMonitor:

http://www.cpuid.com/hwmonitor.php

Link para o Core Temp:

http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o Everest mostra 3 temperaturas para um processador dual core. Uma para o processador e as outras duas para cada núcleo. E não, a temperatura final do processador não é dada somando as temperaturas dos núcleos.

Essa temperatura está alta. Seu gabinete é bem ventilado? Sim, use esses 2 programas que eu citei.

Link para o HWMonitor:

http://www.cpuid.com/hwmonitor.php

Link para o Core Temp:

http://www.alcpu.com/CoreTemp/

Ok, vamos lá.

Bom eu sempre achei meu gabinete bem ventilado, alias nunca tive problemas, mas agora estou ficando preocupado (_(

Primeiramente segue as informações da CPU:

idlecpudf3.png

Agora a medição de temperaturas em idle com a maquina sem over nem nada, a unica alteração na BIOS foi desligar o Cool n Quiet e o QFan para que todos os cooler trabalhem no maximo:

idletempstq4.png

idletemps2bx6.jpg

Agora depois de rodar o Orthos por 30min:

orthos30ra9.jpg

Achei interessante que assim que paro o Orthos a temperatura volta para os 39º quase que imediatamente, é assim mesmo?

E só confirmando, essa medições parecem bater com as encontradas na BIOS e as mostradas pelo PcProbe. Então pelo visto minha CPU tá aquecendo mais do que deveria (_(

Vou testar trocando o duto de ventilação lateral por mais um cooler e ver no que dá se não vou ter que pegar mesmo outro cooler pra CPU para conseguir manter o over sem problemas correto?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Achei interessante que assim que paro o Orthos a temperatura volta para os 39º quase que imediatamente, é assim mesmo?

E só confirmando, essa medições parecem bater com as encontradas na BIOS e as mostradas pelo PcProbe. Então pelo visto minha CPU tá aquecendo mais do que deveria (_(

Vou testar trocando o duto de ventilação lateral por mais um cooler e ver no que dá se não vou ter que pegar mesmo outro cooler pra CPU para conseguir manter o over sem problemas correto?:confused:

Seu 4400+ é da revisão G2, então deve ir longe (3GHz, no mínimo).

A temperatura do processador baixa rapidamente (coisa de 1 ~ 3 segundos) quanto o teste do Orthos é parado.

Seu gabinete tem o básico de fans? Digo, pelo menos um na parte frontal e outro na parte de trás, atuando com um exaustor?

Teste primeiro com um fan no lugar do duto. A tensão do processador tá em 1,4v como eu havia dito? Se estiver, baixe aos poucos (em decrementos de 0,015v até atingir a tensão padrão - 1,35v) e vá testando com o Orthos. A temperatura deverá abaixar um pouco.

Ah, quase esqueci. Pode ser erro na leitura das temperaturas. Quando eu usava um X2 4000+, consegui chegar a 2.8GHz com o cooler box. A temperatura ficava em torno de 61 °C. Fica difícil saber se a temperatura mostrada é verdadeira ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu 4400+ é da revisão G2, então deve ir longe (3GHz, no mínimo).

A temperatura do processador baixa rapidamente (coisa de 1 ~ 3 segundos) quanto o teste do Orthos é parado.

Seu gabinete tem o básico de fans? Digo, pelo menos um na parte frontal e outro na parte de trás, atuando com um exaustor?

Teste primeiro com um fan no lugar do duto. A tensão do processador tá em 1,4v como eu havia dito? Se estiver, baixe aos poucos (em decrementos de 0,015v até atingir a tensão padrão - 1,35v) e vá testando com o Orthos. A temperatura deverá abaixar um pouco.

Ah, quase esqueci. Pode ser erro na leitura das temperaturas. Quando eu usava um X2 4000+, consegui chegar a 2.8GHz com o cooler box. A temperatura ficava em torno de 61 °C. Fica difícil saber se a temperatura mostrada é verdadeira ou não.

Nossa, se eu chegar em 2.7 já fico feliz :D

Então, tenho os fans sim, um de 120x120mm na entrada jogando ar para dentro e outro de 80x80mm na traseira funcionando de exaustor.

Essas temperaturas que postei são com ele em stock, sem nenhuma alteração.

Vou trocar o duto lateral por um fan e fazer novos testes dai posto aqui. valeu a força ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera.. complico aqui... de_olho.gif

Fui liga o pc ontem a noite e nem inicio.. fico na tela da bios da placa-mãe.. e só... dei um clear na bios e beleza...

nem tinha tentado chega as 2.8. Tava nas configurações iniciais ali mesmo... isso é um sinal pra para ou to fazendo algo de errado? fiquei_triste.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera.. complico aqui... de_olho.gif

Fui liga o pc ontem a noite e nem inicio.. fico na tela da bios da placa-mãe.. e só... dei um clear na bios e beleza...

nem tinha tentado chega as 2.8. Tava nas configurações iniciais ali mesmo... isso é um sinal pra para ou to fazendo algo de errado? fiquei_triste.gif

Como estavam as configurações (processador, memória, voltagens, etc) antes do Clear CMOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@melex

Na 1° foto, altere o AI Tunnig para Manual. Altere a opção CPU Voltage para 1.4v. Esse aumento de 0.05v em relação a tensão padrão do processador (1.35v) é para garantir alguma estabilidade inicial. Agora vá aumentando a opção CPU Frequency aos poucos. Com 261MHz, você já deixa o 4400+ a 3.0GHz (261 x 11,5). É claro, talvez seja necessária mais tensão, por isso que eu disse para aumentar aos poucos a opção CPU Frequency.

Também mude as opções a seguir:

Advanced > JumperFree Configuration > PCIE Clock: 100MHz

Advanced > PEG Link Mode > Disable

Advanced > CPU Configuration > AMD Cool 'n' Quiet Function > Disable

Advanced > CPU Configuration > Memory Clock Frequency > DDR2 677

Advanced > Chipset > CPU<->MCP55 HT Speed: 4x

Por enquanto é isso.

Estavam assim, com o Cpu Frequency 220mhz. :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho. Não devia acontecer isso, ainda mais com vcore a 1.4v. Aumente em 0,025v o vcore e tente novamente (vai ficar em 1.425v).

Se não der resultado, mude a opção DDR2 Voltage Control para 1.9v.

Ta.. irei aumentando de 10 em 10 dessa vez..e com 1.425.. vamo v q bicho da...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe a bios Nova dessa placa (M3A) Ela corrige a leitura errada da temperatura.

Estou com a versão 0805 já... vi que saiu uma nova esses dias mas acho que nem adianta com relação a que eu estou... agora não sei.

Quanto ao teste de temperaturas r.fagioli não resolveu colocar outro cooler na lateral, continua chegando a 66º de acordo com as medições :( apenas demorou um pouco mais, mas em menos de 30min de Orthos já tava nisso. E usando o VCore padrão dessa vez (1.248 de acordo com o CPU-Z).

Ou ela realmente tá medindo a temp errado ou acho que vou ter que ir atrás de um cooler bom pra cpu mesmo antes de continuar com os testes.

Rodei o Orthos por mais tempo dessa vez, uma hora e meia, e rodou de boa nessa tempo, sem falhas, mas em 66º (_( apesar de ter parado nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!