Ir ao conteúdo

[Resolvido]Qual estabilizador ou Nobreak usar?

saiajinwilliam

Posts recomendados

Postado

É o seguinte pessoal aqui na minha casa é só alguém ir tomar banho que puxa muito a força da rede elétrica e fico vendo o led do estabilizador (aquela luz vermelha da energia estar baixa) ficar acessa forte e minha conexão com a internet cai pois o modem fica desligando e com certeza isso não faz bem ao meu PC, lembrando que eu uso um estabilizador e um filtro de linha (só não sei agora de cabeça os dados).

Então eu vou montar um PC novo e gostaria de saber se será necessário um No-Break por causa desse problema acima citado.

A configuração será:

Gabinete - CM690

Caixa de Som e Subwoofer - Logitech Z5500 Digital

Fonte - PC Power & Cooling S75QB 750W

HD - 2x Seagate Barracuda ES.2 ST3500320NS 500GB

Memória - G.SKILL 4GB (2 x 2GB) 240-Pin DDR2 SDRAM DDR2 1066

Placa de Video - HD4870x2

Monitor - Acer P223Wwd 22"

Placa Mãe - GIGABYTE GA-X48-DS4

Processador - Intel Core 2 Quad Q9450 Yorkfield

Cooler da CPU - ARCTIC COOLING Freezer 7 Pro 92mm CPU Cooler

Gravador de CD DVD - não escolhi nenhum por enquanto

Multifuncional - HP C4280

Placa de som - Creative Sound Blaster X-Fi Platinum Fatal1ty Champion Series

Cooler CPU - ZALMAN CNPS 9700 NT 110mm 2 Ball

Mouse - Logitech G9

Teclado - Logitech G15

Fan deGabinete - 4x SILVERSTONE FM121 120mm Case Fan

Valeu a todos que ajudarem pois eu não manjo nada disso.

• Membro VIP
Postado

O que você deveria fazer, pedir a um técnico em eletrônica refazer sua rede elétrica ( colocar esse chuveiro em outra rede elétrica da casa ).

Nessas condições, sua fonte irá sofrer, mas, caso for de qualidade, irá aguentar...mas te digo, é um gasto desnecessário manter a rede assim.

A fonte, nessas condiçoes, recomendo comprar uma de qualidade garantida, que são das marcas Zalman, Corsair ou OCZ ( a antec também).

Além da fonte, no lugar do estabilizador, comprar um filtro de linha de qualidade ( e não uma régua ), que possuo proteções contra surtos de tensões, etc...)

Postado

Ele tinha me mandado uma MP e respondi a mesma coisa. Colo aqui:

Amigo, o ideal é que você tirasse o problema pela raiz e não com paliativos.

A causa principal do chuveiro causar quedas de tensão é a fiação errada, fina e instalação incorreta. A outra causa é sobrecarga da rede que entra sua casa ou seja, nos fios que entram na sua casa.

Primeiro, olhe no quadro de energia que fica na entrada da sua casa e veja quantos fios vem da rua. Se vier dois e sua rede for Fase + Neutro, sua rede é monofásica. Dependendo da CIA Elétrica, um consumo acima de 12.000W já justifica a instalação de outra fase pra distribuir entre os equipamentos da sua casa. A CIA elétrica cobra uma taxa pra puxar outra fase e se quiser fazer isso, pode deixar essa fase só pros PCs e eletrônicos, num disjuntor só pra eles.

Se sua rede for 110V, a bitola do fio que entra da rua pra sua casa deve ser de no mínimo 10mm, se for 220V, no mínimo 6mm. Sim, quanto maior a tensão, mais fino pode ser o fio, dentro de certos limites.

Os fios que vêm do quadro de energia principal até o quadro de distribuição (disjuntores dentro de casa) devem ser grossos e os que distribui pra casa basicamente são assim:

Bitola mínima do fio do:

disjuntor só pras lâmpadas: 1,5mm

disjuntor só pras tomadas: 2,5mm

dijuntor só pro chuveiro: 4mm pra chuveiro 220V até 6000W. 6mm pra 220V até 7500W. 10mm pra chuveiro até 7500W só que 110V. Nunca use fio 2,5mm pra chuveiros, a não ser que ele só use no morno, abaixo de 4000W.

Aqui faço uma pausa pra explicar um coisa. O chuveiro ou os chuveiros da casa, cada um tem que ter um disjuntor só pra eles e um circuito dedicado ou seja, do disjuntor até o chuveiro, a fiação não deve ter nada pendurado nela, nem tomadas, nem interruptores de energia, nada! Pra 110V você deve usar os seguintes disjuntores:

40A pra até 4400W @ 110V

50A pra até 5500W @ 110V

60A pra até 6600W @ 110V

...

Pra 220V você usa:

20A pra até 4400W

25A pra até 5500W

30A pra até 6600W

...

Obs: Nunca aumente o disjuntor sem aumentar tb a bitola da fiação, os dos caminham juntos. Se você botar um disjuntor forte demais numa fiação fina, em uma sobre-carga o fio vai aquecer tanto que pode pegar fogo. e o disjuntor não vai cair pra proteger o fio.

Gostaria de lembrar também que o fio neutro da rede, precisa ser no mínimo da mesma bitola das fases, mas o principal, o que volta pro poste de luz, pode e deve ser um pouco mais grosso.

Uma instalação com fiação fina pode inclusive levar à incêndios. O fio esquenta demais e o seu isolamento começa a derreter e quando os fios sem isolamento se tocam, acontece um curto circuito e se o disjuntor não desarmar logo, aí já viu.

Se você não tem experiência com instalações elétricas, recomendo contratar um eletricista de confiança, dê uma olhada nos classificados. Mas cuidado que tá cheio de picaretas por aí, pedreiros que se dizem eletrecistas. Esse site pode te ajudar:

http://www.encontreseueletricista.co...php?s=pesquisa

Bem, sobre sua pergunta. Um nobreak aí, no estado que estão as coisas, pode fazer com que ele passe pra bateria toda vez que ligar o chuveiro. Como sua autonomia é curta, cerca de 10min a 20min, dependendo do nobreak e sua config, a bateria pode não aguentar e desligar o PC.

No seu caso, se mesmo com estabilizador acontece esses problemas, minhas suspeitas recaem em cima da fiação elétrica da sua casa que está precárias e com ligações erradas. Provavelmente o fio da tomada do seu PC está ligado no fio que vai pro chuveiro ou o fio do telefone passa perto da fiação do chuveiro ou as duas coisas.

Ao invés de gastar 250 reais num nobreak, eu gastaria em fios bons (PIRELLI - hoje se chama PRYSMIAN), faria as modificações e instalaria um bom sistema de aterramento, se possivel. Pra usar tanto nos chuveiros como pros PCs.

Recomendo que você leia esse manual da PRYSMIAN, se te interessar:

http://www.br.prysmian.com/pt_BR/cables_systems/energy/prysmian_club/manual_eletrica_br.jhtml?s1=25800005&s2=25800009&s3=6800004&s4=-1

EDITADO:

Algumas correções.

Postado

Faller?? :D

O link é esse:

http://www.br.prysmian.com/pt_BR/cables_systems/energy/prysmian_club/manual_eletrica_br.jhtml?s1=25800005&s2=25800009&s3=6800004&s4=-1

E o técnico não é em eletrônica, mas sim um eletrecista, ramos diferentes... Eletrônica mexe com placas, componentes eletrônicos, TVs, DVDs, etc... um eletrecista entende de cabeamentos elétricos, normas de instalações elétricas, etc. Mas um eletrecista tb pode entender de eletrônica, nada impede...

Indico mais um link, onde tem outros com alguns artigos interessantes pra se observar na suas instalações elétricas:

http://www.programacasasegura.org/br/noticias.php?conteudo=289

• Membro VIP
Postado
Faller?? :D

O link é esse:

E o técnico não é em eletrônica, mas sim um eletrecista, ramos diferentes... Eletrônica mexe com placas, componentes eletrônicos, TVs, DVDs, etc... um eletrecista entende de cabeamentos elétricos, normas de instalações elétricas, etc. Mas um eletrecista tb pode entender de eletrônica, nada impede...

Indico mais um link, onde tem outros com alguns artigos interessantes pra se observar na suas instalações elétricas:

http://www.programacasasegura.org/br/noticias.php?conteudo=289

Tens razão...confundi ^^

Esse link já conhecia é bom, mas a pessoa tem que saber o que está fazendo.

Postado

Fiz técnico e tecnológico em mecatronica então base em elétrica e eletrônica eu até tenho, mas acho que quando alguém for ir tomar banho eu vou mudar a tomada do PC da que esta atualmente (cat) e colocar na tomada "certa".

Pode fechar o tópico :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...