Ir ao conteúdo

rede entre 2 micros

nikrock

Posts recomendados

Postado

Boa Noite. Eu tenho uma rede domestica por cabo cross [2pcs]

No servidor tem a internet [VIRTUA 2mb] por USB, e a rede com outro pc pelo cabo cross.

Eu fiz a rede e funcionava tudu certinho até ontem a noite. Parou de funcionar a internet no cliente, e no servidor ainda funciona!...Pensei q era o cabo ou a rede...+ ainda consigu transferir arquivos entre os computadores! eu consigu acessar o cliente e o cliente consegue me acessar...

Formatei as 2 maquinas e ainda nada! Ainda consigu trocar arquivos entre os PCS + a internet só funciona no servidor!

a configuração da rede ta assim:

[sERVIDOR]

Endereço IP: 192.168.0.1

Máscara de sub-rede: 255.255.255.0

[Cliente]

Endereço IP: 192.168.0.2

Máscara de sub-rede: 255.255.255.0

Gateway Padrão: 192.168.0.1

Estava funcionando e parou do nada!

Por favor ajudem! pois necessito dessa internet nos 2 pcs!

Grato desde já.

Níkolas

Postado

Já que você formatou as máquinas, vamos fazer isso passo a passo.

Servidor:

- Na placa de entrada de internet coloque o IP, máscara de rede, gatway e os DNS do seu Provedor.

- Clique agora em configurar uma rede doméstica. Ignore hardware desconectado. - -

- Selecione este computador se conecta à internet... e na tela seguinte selecione a placa que dá acesso à ela.

- Dê um nome à este micro. Ex. SERVIDOR, e deixe o grupo de trabalho como mshome.

- Ao fazer as configurações clique no último tópico eu não preciso... e dê ok.

Confira agora que a placa de entrada de internet já aparece como compartilhada e a placa de saída já há o IP 192.168.0.1 com a máscara de rede 255.255.255.0

Assim, o seu servidor já está configurado.

Estação:

- Vá em meus locais de rede e coloque no Protocolo TCP/IP:

IP: 192.168.0.2

MÁSCARA DE REDE: 255.255.255.0

GATEWAY: 192.168.0.1

DNS PRIMÁRIO: 200.xxx.xxx.xxx Aqui é o IP servidores de DNS do seu Provedor.

DNS SECUNDÁRIO: idem o outro logo abaixo.

Para verificar estes dois IPs vá no servidor e digite no executar cmd e no prompt, digite ipconfig /all

Quase ao final dessa telas aparecerão dois IPs Servidores de DNS.

Vá agora em Configurar uma rede doméstica e coloque este computador se conecta à internet através de um outro computador... dê um nome à este computador. Ex. ESTAÇÃO, mantenha o grupo de trabalho como mshome e conclua da mesma forma que foi feito no anterior.

Pronto! Sua rede está configurada.

Abraços!

Postado

Meu modem está conectado na porta USB como estabeleço estas configurações: Na placa de entrada de internet coloque o IP, máscara de rede, gatway e os DNS do seu Provedor. Seria em opções de intenet, aba conexões, configurar (abre o assistente de novas conexões), seleciona configurar uma rede doméstica ou de uma pequena empresa, avançar > concluir, é aberto então o assistente para configuração de rede. Neste ponto continua sua explicação: Clique agora em configurar uma rede doméstica. Ignore hardware desconectado.

O próximo passo descrito: Selecione este computador se conecta a internet...; mas qual opção seleciono: 1 Este computador se conecta diretamente à internet. Os outros computadores da rede se conectam à internet por meio deste computador. ou 2 Este computador se conecta a intenet por um gateway residencial ou por outro computador da minha rede. O que é gateway?

O próximo passo descrito: Dê um nome à este micro. Ex. SERVIDOR, e deixe o grupo de trabalho como mshome. Na opção 1 aparece uma lista de conexões, na 2 aparece descrição do computador e nome do computador, onde eu escrevo SERVIDOR e onde escrevo o grupo de trabalho mshome. Depois apareceu sobre compartilhamentos de impressora, depois apareceu: Você precisa executar o assistente para configuração ...em cada computador... O que deseja fazer? o que escolho? Você refere-se: Ao fazer as configurações clique no último tópico eu não preciso... e dê ok. seria: Apenas concluir o assistente ; não preciso executa-lo em outros computadores e avançar > concluir

E como faço os passos seguinte:

Confira agora que a placa de entrada de internet já aparece como compartilhada e a placa de saída já há o IP 192.168.0.1 com a máscara de rede 255.255.255.0

Assim, o seu servidor já está configurado.

Estação:

Para verificar estes dois IPs vá no servidor e digite no executar cmd e no prompt, digite ipconfig /all

Quase ao final dessa telas aparecerão dois IPs Servidores de DNS.

Vá agora em Configurar uma rede doméstica e coloque este computador se conecta à internet através de um outro computador... dê um nome à este computador. Ex. ESTAÇÃO, mantenha o grupo de trabalho como mshome e conclua da mesma forma que foi feito no anterior.

Pronto! Sua rede está configurada.

Abraços!

Me ajude pois sou leigo em redes.

Postado

Meu acesso TIM Web usa protocolo IP DNS e WINS dinâmico, como configuro:

Estação:

Postado

Rapaz! Que resposta complicada, hein? ... rs

Mas tudo bem! Vou tentar elaborar um tutorial passo a passo pra você. Já que você tem acesso a net por uma máquina, só preciso que você digite no executar dessa máquina (que recebe a internet) cmd e a seguir, no prompt, digite ipconfig /all e me informe por MP os dados de IP que começam com 200.xxx.xxx.xxx (são dois) que estão lá. O primeiro e o segundo.

Fico no aguardo.

Abraços!

Postado

VEINHO!

preciso da sua ajuda:

quero ter acesso aos arquivos e impressora do outro computador da rede, é um win xp e o meu é um vista. a internet funciona legal, td pelo hub.

eu visualizo ele na rede mas não consigo acessar

obrigado!

Postado

Olá, alanleon! Vamos tentar solucionar o seu problema.

Então, vamos lá!

1. No micro onde a impressora está instalada, faça o compartilhamento dela, clicando com o mouse direito sobre o ícone.

2. No outro micro, faça a instalação de uma nova impressora em rede. Basta localiza-la na rede e dar ok.

Quanto ao compartilhamento de arquivos é preciso ir no Windows Explorer e fazer o mesmo procedimento e compartilhar as unidades de disco existente. É importante dizer aqui que não é aconselhável habilitar as duas caixas. Habilite somente a primeira para copiar e não alterar.

No XP, vá em propriedades de meus locais de rede e crie uma rede doméstica como o grupo de trabalho que já está no Vista (workgroup) e não mshome. Você não diz aqui em qual dos sistemas estão os IPs de acesso à net, mas isto não importa. O importante é que o que recebe a internet seja configurado como "este computador se conecta à internet..., o que automaticamente gerará o IP 192.168.01 e máscara de rede 255.255.255.0 na placa de saída (isto no XP)

No Vista é um pouco mais complicado, pois tem que se localizar e detectar a conexão local e no TCP/IPv6 colocar os IPs com o DNS.

Veja se com isto você consegue resolver. Se não conseguir, me informe qual deles é o servidor e o seu IPs e DNS.

Abraços!

Postado
Olá, alanleon! Vamos tentar solucionar o seu problema.

Então, vamos lá!

1. No micro onde a impressora está instalada, faça o compartilhamento dela, clicando com o mouse direito sobre o ícone.

2. No outro micro, faça a instalação de uma nova impressora em rede. Basta localiza-la na rede e dar ok.

Quanto ao compartilhamento de arquivos é preciso ir no Windows Explorer e fazer o mesmo procedimento e compartilhar as unidades de disco existente. É importante dizer aqui que não é aconselhável habilitar as duas caixas. Habilite somente a primeira para copiar e não alterar.

No XP, vá em propriedades de meus locais de rede e crie uma rede doméstica como o grupo de trabalho que já está no Vista (workgroup) e não mshome. Você não diz aqui em qual dos sistemas estão os IPs de acesso à net, mas isto não importa. O importante é que o que recebe a internet seja configurado como "este computador se conecta à internet..., o que automaticamente gerará o IP 192.168.01 e máscara de rede 255.255.255.0 na placa de saída (isto no XP)

No Vista é um pouco mais complicado, pois tem que se localizar e detectar a conexão local e no TCP/IPv6 colocar os IPs com o DNS.

Veja se com isto você consegue resolver. Se não conseguir, me informe qual deles é o servidor e o seu IPs e DNS.

Abraços!

valeu vou tentar!

Postado

Ok. Este é o Servidor.

Desta forma, o IP da estação ficará assim, que deve ser inseridos manualmente após a criação da rede doméstica com o mesmo nome, nos dois micros:

Máscara: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.0.1

DNS Primário: 189.40.238.6

DNS Secundário: 189.40.238.7

Lembre-se de que é necessário que o grupo de trabalho tem que ser o mesmo, uma vez que não apareceu ainda com esse comando os IPs internos, os quais são criados automaticamente ao configurar a rede doméstica (IP 192.168.0.1 e máscara 255.255.255.0). Aqui eles irão ser inseridos na Conexão Local.

Faltou você informar em qual deles é que há o acesso à internet. Se é com o XP ou com o VISTA.

Abraços!

Postado

Bem... Criada a rede no XP, vamos para o 98.

Certifique-se de que placa de rede esteja instalada no Gerenciador de Dispositivos (Painel de Controle / Sistema).

Agora vá no Painel de Controle / Rede.

1. aba configuração

Deve ter instalado Cliente para rede Microsoft; Logon de Produtos Microsoft; Placa de Rede; Protocolo IPX/SPX relativo a placa de rede; e TCP/IP relativo a placa de rede. O que não tiver, adicione.

Dê dois cliques no TCP/IP relativo a placa de rede. Coloque o ip 192.168.0.2 e máscara de rede 255.255.255.0

Clique em seguida na aba Gateway, insira o IP 192.168.0.1 e adicione. Na aba DNS coloque os IP nesta ordem: 189.40.238.6 e adicione. A seguir coloque o outro, 189.40.238.7 e adicione. Quanto aos nomes solicitados, no do lado direito coloque familia.com.br e no outro à esquerda, qualquer nome. Dê ok.

Nesta mesma tela do ambiente de rede, no Logon primário de rede selecione Logon do Windows (isto para não ficar dando enter no logon toda vez que ligar o micro para se acessar a área de trabalho).

Mais abaixo clique em Habilitar compartilhamento de arquivos e impressora. Habilite as duas caixas.

2. aba identificação

Dê um nome ao micro. Ex. Estação1, mas pode ser qualquer nome. Abaixo digite o grupo de trabalho mshome, que é o mesmo do XP.. Descrição do computador pode deixar em branco.

3. aba controle de acesso

Tem que estar habilitado controle de acesso em nível de compartilhamento.

Dê ok. Se houver instalador o sistema buscará automaticamente os arquivos na pasta, que via de regra tem o nome de WIN98 ou WIN98SE. Se por acaso não houver esta pasta será solicitado o cd de instalação do Windows 98.

Reinicie.

Não esqueça de compartilhar a unidade C: de preferência com uma senha para evitar acesso de estranhos pela rede.

Atualize o seu Internet Explorer para a versão 6 e não se esqueça também de instalar um antivírus, o qual está sendo difícil encontrar para esse tipo de particionamento, pois a maioria requer plataforma NT. Um dos únicos ainda disponíveis que encontrei foi o Avast que é free.

Se a sua máquina for pelo menos um K6 500 com 128 de memória, instale o Windows 2000 em NTFS para ter outras opções de programas.

Veja aí se funcionou. Havendo algum problema, faça um print de cada aba do ambiente de rede e poste aqui.

Abraços!

Postado

ó veinho! heheeh

cara não consegui não... aparece o ícone do outro pc aqui mas dá acesso negado

se você puder me ajudar novamente, desde o início, quem sabe eu tenha feito alguma CAGADA hehee

abç

Postado

Desculpe-me, pois tive um dia bem atarefado. Mas se deu acesso negado, você está à um passo de solucionar isso.

Faça um print das configurações de rede dos dois micros o post aqui para eu analisar e te sugerir como solucionar isto.

Esse acesso negado aparece quando você executa o quê? Os arquivos do outro PC? E internet? Também nada?

Fico no aguardo.

Abraços!

Postado
Desculpe-me, pois tive um dia bem atarefado. Mas se deu acesso negado, você está à um passo de solucionar isso.

Faça um print das configurações de rede dos dois micros o post aqui para eu analisar e te sugerir como solucionar isto.

Esse acesso negado aparece quando você executa o quê? Os arquivos do outro PC? E internet? Também nada?

Fico no aguardo.

Abraços!

Tranquilo! desculpe a ignorância, mas como eu faço esse "print"?

Esse acesso negado é quando tento acessar o ícone do outro pc na rede, pelo meu note.

a internet funciona normal.

Postado

Boa tarde, alanleon!

O que está faltando é apenas o compartilhamento de arquivos e impressoras.

Para facilitar, eu fiz os prints da configuração do meu micro que é o servidor de internet. No entanto, como nele há três placas de rede (onboard e 2 pci), quando do compartilhamento o sistema automaticamente cria a ponte de rede com o IP 192.168.0.1 com a máscara 255.255.255.0 e esta por sua vez os distribui para as duas placas de rede. No seu caso não vai haver ponte por ter somente 2 placas: uma para entrada e outra para a distribuição de internet.

Siga os passos abaixo para fazer o compartilhamento no micro:

rede.jpg

Indo em propriedades do ícone Meus locais de rede, clique em configurar uma rede doméstica...

rede2.jpg

Habilite a caixa ignorar hardware se o seu laptop estiver desconectado e em avançar. Se estiver, esta mensagem não aparecerá.

1-2.jpg

Habilite este computador se conecta diretamente à internet... e em avançar.

3-1.jpg

Selecione a placa que tem conexão com a internet e clique em avançar.

4-1.jpg

Aqui você desabilita a placa de conexão com a internet.

5-1.jpg

Aqui você dá o nome aos "bois" rs, quer dizer, o nome do micro. A descrição não é necessário, mas pode ser colocada.

6-1.jpg

Aqui é importante. Todas as estações deverão ter o mesmo nome no grupo de trabalho. Não precisa ser especificamente o sugerido. Pode ser qualquer um outro, desde que seja o mesmo em todos.

7-1.jpg

Aqui ative o compartilhamento de arquivos e impressoras.

8-1.jpg

Nesta imagem, o sistema fazendo as configurações.

9.jpg

Ao término, habilite a última caixa e clique em avançar.

E por último, clicar em concluir.

Verifique agora que na descrição da sua placa de rede da internet já tem o texto "compartilhada e protegida por firewall".

A seguir, aperte simultaneamente as teclas Windows+PauseBreak para acessar o Windows Explorer. Clique na unidade C com o mouse direito e vá em compartilhamento. Clique nesse monte de letrintas azuis e aparecerá uma outra tela. Haverá nela duas caixas para serem habilitadas. Habilitando a primeira, as estações apenas abrem ou copiam os arquivos. Habilitando as duas caixas voê estará dando poderes para as estações abrir, copiar, alterar e deletar arquivos. No meu caso, eu só habilito a primeira caixa para que ninguém modifique ou deletem meus arquivos.

No laptop você faz o mesmo processo, alterando apenas este computador se conecta à internet através de outro computador, o nome e coloque o mesmo grupo de trabalho do micro. Para compartilhar a unidade C o processo também é o mesmo.

Ufa! Tá aí então o processo a ser feito.

Qualquer outra dúvida, volte a postar. Para fazer o print basta apertar abrir a imagem e apertar a tecla PrintScreenSysRq e colar no Paint ou qualquer outro programa de imagem e salvar como JPEG. Eu uso o Photoshop e recorto somene o que interessa da imagem.

Abraços!

Postado

dae veinho!

então, o que acontece de estranho aqui no xp, é que ao tentar repetir esse seu procedimento, algumas coisas "não acontecem" aqui:

1)Habilite a caixa ignorar hardware se o seu laptop estiver desconectado e em avançar. Se estiver, esta mensagem não aparecerá. Isso não aparece...

valeu

Postado

amigo, não sei como, mas tá dando certo agora...

eu tive que formatar o xp por outros problemas, dei uma mexida básica lá ontem a noite

e hj tô mexendo no meu note, consegui clicar no ícone do outro pc, e aparece até a impressora dele

só resta saber se tá funcionando, qquer coisa eu dou um grito aí

Falou

Postado

Meu companheiro!

Isso tem que dar certo, não resta a menor dúvida, pois é um padrão. Se algo der errado, você é que deve ter feito alguma coisa de errado. Mas acredito que tudo tenha dado certo.

Sabe como é... Ao vivo e a cores é uma situação. Fiz tudo que foi possíel para que você tivesse a sua rede funcionando de forma correta, como funciona aqui com três placas: Uma que recebe a net. Uma para distribuir para o laptop da "polícia"... rs... E outra para a minha bancada de manutenção. E tudo funciona perfeitamente.

Qualquer coisa, volte aqui que vamos ver onde está o erro.

Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!