Ir ao conteúdo

Placa mãe aceita essa memória?

milo

Posts recomendados

Postado

Placa mãe: P5N-D

http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=627&l4=0&model=2033&modelmenu=2

Memória: OCZ SLI Ready Edition 4GB (2 x 2GB) DDR2 800Mhz

https://www.pluginformatica.com/loja/produto.php?loja=10&IdProd=5338

Lá no site tem um asterisco falando sobre um manual QVL de memórias, dei uma olhada no manual e essa memória não estava lá, gostaria de saber se essa memória funcionaria tranquilamente nessa placa mãe?

O que seria bem esse manual QVL?

Postado

bom, na especificação da placa-mãe diz:

"4 x DIMM, Max. 8 GB, DDR2 800/667/533 Non-ECC,Un-buffered Memory

Dual Channel memory architecture"

então, a princípio, ela suporta módulos de memória de 2gb 800mhz trabalhando em dual channel.

quanto a nao ter essa memória na QVL, talvez seja porque ela foi lançada depois do manual... geralmente os principais problemas de incompatibilidade ocorrem com memórias 1066mhz que acabam rodando a 800mhz (sabe Deus o porque); esta incompatibilidade é algo que me preocupa, uma vez que estou procurando memórias também de preferência 2x2gb 1066mhz :D

Postado

olá,

seguinte o qvl (Qualify Vendor List)citado aí, somente uma lista de marcas e modelos que a Asus recomenda, caso você compre algo fora da lista e por sua conta em risco, pelo padrão de memória deverá aceitar sim, como já foi dito aí em cima. agora lembre-se que você vai usar mem´rias de 2gb cada, isso obriga você a usar sistema 64b, caso contrário vai ler somente 1gb cada....... para ver a lista QVL, baixe o manual olha na página 36,37,38 ou itens 2-15,2-16,2-17 seria a mesma coisa.........

espero ter ajudado..........

• Membro VIP
Postado
olá,

seguinte o qvl (Qualify Vendor List)citado aí, somente uma lista de marcas e modelos que a Asus recomenda, caso você compre algo fora da lista e por sua conta em risco, pelo padrão de memória deverá aceitar sim, como já foi dito aí em cima. agora lembre-se que você vai usar mem´rias de 2gb cada, isso obriga você a usar sistema 64b, caso contrário vai ler somente 1gb cada....... para ver a lista QVL, baixe o manual olha na página 36,37,38 ou itens 2-15,2-16,2-17 seria a mesma coisa.........

espero ter ajudado..........

De onde você tirou essa informação? Um sistema operacional de 32 bits , na reconhece 4 GB. OK, isso é que sempre dizemos, no entanto, não quer dizer que ele irá ler a metade de cada pente. O sistema irá reconhecer 3 GB e alguns quebrados ( ou dependendo de quanto ele tem a endereçar )

E essa lista QVL está sempre desatualizada, não a siga, pois muitas memórias foram lançadas depois desse manual. O que é interessante fazer é pesquisar sobre a memória + o modelo de sua placa mãe nos fórum, para ter certeza que mais gente não teve esse problema...OU, melhor ainda, levar o pc junto para testar a memória.

Postado
De onde você tirou essa informação? Um sistema operacional de 32 bits , na reconhece 4 GB. OK, isso é que sempre dizemos, no entanto, não quer dizer que ele irá ler a metade de cada pente. O sistema irá reconhecer 3 GB e alguns quebrados ( ou dependendo de quanto ele tem a endereçar )

E essa lista QVL está sempre desatualizada, não a siga, pois muitas memórias foram lançadas depois desse manual. O que é interessante fazer é pesquisar sobre a memória + o modelo de sua placa mãe nos fórum, para ter certeza que mais gente não teve esse problema...OU, melhor ainda, levar o pc junto para testar a memória.

O problema é que não terei como testar, até por que pretendo comprar as memórias depois. O fato é que minha amiga ta no canadá e compraria a placa pra mim por lá, sendo que por aqui a placa custa em volta de R$ 650 + frete, e por lá sairia por R$ 250 sem frete e imposto.

Mas se todos estão dizendo que aceita, então vou levar essa placa mãe mesmo :D

Postado

Pesquisei um pouco mais sobe o assunto, conversei com um amigo que é MCP 2003. Seguinte, me equivoquei, por que no começo tinha umas placas mãe da Gigabyte que fala que ia ler somente a metade, ele me explicou que seria por limitação de chipset, não de sistema, eu estava errado, mas nosso querido moderador também está errado (porém menos errado do que eu), sistema de 32 bits le é usa os 4gb sim independente de ser em dois pentes ou 4 pentes.

Mas ele realmente mostra somente 3,2gb mas usa os 4gb sim, inclusie quem tiver maior interesse no assunto pesquise nos documento da microsoft sobre /pae no boot.

O que pra mim foi lgl saber disso, pois vou colocar 4gb na minha máquina usa windows 32b.

• Membro VIP
Postado
mas nosso querido moderador também está errado (porém menos errado do que eu), sistema de 32 bits le é usa os 4gb sim independente de ser em dois pentes ou 4 pentes
Sim, eu sei disso Zeponi, mas não há como usar esses, digamos, 750 MB. Por esse motivo, disse que essa memória roubada é usada pelo sistema, para endereçamento.

Outra, esse recurso, o PAE, eu omiti, pois não cabe escrever aqui nesse tópico, já que a dúvida do usuário é outra e, além disso, é uma técnica usada para servidores ( eles necessitam de muita memória) e não para usuários finais ( gamers ). Tome cuidado ao mexer com isso, muita gente acabou tendo tela azul, pois essa área é uso exclusivo do Kernel.

O recomendado é deixar como está, mas se tem interesse, posso ajudá-lo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...