Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porta serial detectar sensor de presença


marcossnp

Posts recomendados

Estou fazendo minha monografia e estou desenvolvendo um software na area educacional em JAVA e preciso saber quando algum se aproxima do computador então resolve fazer uma adaptação de um sesor de presença ligada a porta serial do micro..

Más não foi tão simples assim, pois o sensor tem 4 bornes é alimentado com 12V (pos e neg) e sobram 2 bornes (curto aberto ou fechado).

Vi que irá haver a necessidade de montar um circuito com microcontrolador PIC, más ai que esta o problema não sei nada sobre eletronica..

Queria saber se alguem já converteu o sinal de curto aberto ou fechado de um sensor de presença em dados validos para o cumputador usando a porta serial DB9.

Se alguem puder ajudar com o circuito, o resto dou um jeito de comprar os componentes e montar com ajuda de um amigo que conhece um pouco sobre eletronica..

Se alguem tiver alguma dica podem postar aqui ou me enviar email para [email protected]

Desde já obrigado....

Att.: Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

só pra detectar aberto ou fechado não precisa de circuito. Procure por inpout32.dll que é um componente que dá acesso às portas (serial ou paralela) do pc de forma fácil. Você pode implementar em VB, Delphi, C++ builder e etc. Tenho alguns fontes se quiser...

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

só pra detectar aberto ou fechado não precisa de circuito. Procure por inpout32.dll que é um componente que dá acesso às portas (serial ou paralela) do pc de forma fácil. Você pode implementar em VB, Delphi, C++ builder e etc. Tenho alguns fontes se quiser...

abraço...

Cara eu quero sim.....

tem como enviar para [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá. fico feliz por teres resolvido!! Li seu post no outro forum. Só tomar cuidado com aqueles níveis de tensão que mencionou. Pode estar "forçando" a serial. Como sugestão: mantenha 1 dos bits de SAÍDA em 0 e ligue seu contado entre ele e um de ENTRADA. Com a dll é fácil fazer, desde que conheças 1 pouco do hw.

Veja um trexinho de com li um bit da serial há alguns anos em vb.

Option Explicit

'Declaração das funções da DLL

Private Declare Sub Out32 Lib "inpout32.dll" (ByVal PortAddress As Integer, ByVal PortData As Byte)

Private Declare Function Inp32 Lib "inpout32.dll" (ByVal PortAddress As Integer) As Byte

Const TXB = &H3F8

Const RXB = &H3F8

Const DLL = &H3F8

Const DLM = &H3F9

Const IER = &H3F9

Const IIR = &H3FA

Const LCR = &H3FB

Const MCR = &H3FC

Const LSR = &H3FD

Const MSR = &H3FE

Const SCR = &H3FF

...

...

Do

DoEvents

Cells(12, 3) = Inp32(MSR) //vai direto pra célula do excel (Inp32 está na inpout32.dll encontrada na net facilmente!)

Loop Until tb1.Value = False

...

...

Se não serve pra voce, pode servir pra alguém....

Orientei-me em

http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/excel/introducao_macros.html

abraço e sucessos!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...