Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido]Dúvidas - Memórias DDR2


marcbauer

Posts recomendados

Boa Noite

Estava pensando em adquirir mais memória para o meu PC, seria 2x1GB DDR 2 800 (para fazer dual channel) ou 1 2GB DDR2 800 (pensando em fazer dual channel no fututo).

Li este tópico http://forum.clubedohardware.com.br/coloco-2x1gb-1x2gb/521762 e fiquei com algumas dúvidas.

1- Conforme Eduardo_SC escreveu, dual channel realmente não faz tanta diferença assim? (eu utilizo o PC para jogos, Photoshop, CorelDraw e outros aplicativos meio pesados).

2- Como o Sistema operacional ou a placa-mãe administra o acesso aos 4 GB de ram sendo que o Sistema operacional (32 bits) só vai "enxergar" 3 ou 3,5 GB?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Não, não faz.

2 - Ele pega esses 1gb/500MB para endereçamento e o que sobra é para o usuário. Lembre-se, o processador de 32 bits encherga 4 GB e o chipset também. O que acontece é que esse pedaço roubado pelo S.O. é para administração ( o chamado VAS = virtual address space ) + o kernel. Em sistemas 64 bits, o mesmo irá ocorrer, mas você poderá aumentar a memória para mais de 4 GB.*

*OBS.: é possível aumentar a memória para sistemas de 32 bits, usando a técnica chamada PAE. No entanto, esse recurso é somente usado por sistemas voltados para servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não que o Dual Channel não faz diferença, o problema é que o pessoal acha que porque a técnica dobra a largura de banda da memória RAM na teoria, o desempenho geral do pc vai dobrar também, mas não é assim que funciona na prática.

Em determinadas ocasiões, onde tem-se que optar entre o Dual e aumentar a quantidade de memória, a segunda opção é mais vantajosa, mas no seu caso, que além de aumentar a memória agora, ainda tem a vantagem de expandir no futuro e formar o Dual, então aumente a quantidade e deixe o Dual para o futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!