Ir ao conteúdo

PC não reconhece boot XP

mathiasummer

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de uma ajuda de vocês.

Comprei um PC Desktop que veio com o Ubuntu instalado, até aí sem problemas.

Como quem vai usar o pc não manja nada de Linux, pediu pra eu instalar o XP, até aí sem problemas também. Porém quando eu coloquei o cd do XP e mudei a sequência de boot, surpresa... ele fica carregando o boot e pula direto pra carregar o Grub, como se no cd não tivesse boot. Vou listar os procedimentos que encontrei como dica e que também não funcionaram.

Obs: Quando coloco algum cd de Linux, ele reconhece o boot na hora, então isso elimina a possibilidade de o drive de CD estar com problema. E esse PC não tem entrada floppy para usar um boot de Win 98.

-Troquei o cd do XP pra garantir que o problema não estava no cd.

-Usei o LiveCD do Kurumin pra particionar e formatar o HD em NTFS.

-Instalei o Kurumin e apaguei o Ubuntu, para ver se não era alguma configuração específica do Ubuntu que impedia o boot.

Se possível, gostaria de uma explicação bem detalhada, pois não sou um expert em Linux.

Agradeço qualquer resposta!

• Membro VIP
Postado

O linux instalado não tem nada a ver com o CD não dar boot, o boot é dado antes de carregar o que está no HD, então se ele está carregando o que está no HD é porque não achou nada pra dar boot pelo CD.

Você disse que ele reconhece o boot, como assim?

Postado

Bom, primeiramente obrigado pela ajuda!

Isso mesmo, ele carrega o boot do cd do linux, porém o do XP não, sendo que o cd que eu tenho de XP, não está com problemas, porque usei um dia antes.

Mesmo assim, testei com outro cd de XP de outra pessoa, e mesma coisa.

É como se o hardware fosse feito pra não reconhecer windows.

Grato.

Postado

Bom Grande........

Pelo que você colocou aí acho que posso te ajudar, mas preciso de mas umas explicação:

você configuro o setup para da boot pelo cd.......?

Postado

É o seguinte:

Eu tinha usado o mesmo cd para formatar o antigo computador no dia anterior, e teste o CD do XP em outro PC, eliminando a possibilidade de ser o cd.

Configurei o advanced setup da bios para cdrom como primeiro boot, sem problemas. O mais engraçado é que quando insiro um cd de linux, ele faz boot pelo cd na hora, mas quando coloco o cd de linux, fica a frase dizendo que está carregando o boot no cd, mas não aparece a frase aperte qualquer tecla para iniciar do cd...

Fiquei sabendo que o processador de Core 2 quad é 64 bits, será que tem algo a ver?

Grato pelas tentativas de ajuda.

Postado
É o seguinte:

Eu tinha usado o mesmo cd para formatar o antigo computador no dia anterior, e teste o CD do XP em outro PC, eliminando a possibilidade de ser o cd.

Configurei o advanced setup da bios para cdrom como primeiro boot, sem problemas. O mais engraçado é que quando insiro um cd de linux, ele faz boot pelo cd na hora, mas quando coloco o cd de linux, fica a frase dizendo que está carregando o boot no cd, mas não aparece a frase aperte qualquer tecla para iniciar do cd...

Fiquei sabendo que o processador de Core 2 quad é 64 bits, será que tem algo a ver?

Grato pelas tentativas de ajuda.

bits de processador não tem nada a ver com boot e instalação. só vai fazer diferença no sistema operacional instalado, mas isso não é o seu problema.

você diz q ele não reconhece o cd do xp... o que acontece realmente? a tela fica preta, não aparece nada?

geralmente os cds do xp pedem pra você apertar qualquer tecla em alguns segundos pra que ele continue o boot do cd. se você não apertar, ele ignora o cd e dá o boot pelo próximo dispositivo.

Postado

então, quanto ao processador, obrigado por tirar essa dúvida...

já no caso do boot, o computador se comporta assim... ele carrega os ides, vai pra próxima tela que seria pra carregar o boot do cd... fica uma mensagem e o cursor piscando do lado... escrito: boot cdrom:, aí fica uns 5 segundos nisso e já pula pra carregar o Grub.

Eu já formatei vários pcs, mas nunca com linux. Acredito que fiz tudo certo... mas realmente isso é estranho demais...

Grato.

Postado

Pessoal, agradeço as tentativas de ajuda mas arrumei uma solução.

O CD do Win Vista funcionou no boot, pelo que pude perceber, o problema é só com o XP.

Menos mal né...rsrs...

Mas mesmo assim é muito estranho, se alguém tiver a explicação, gostaria de saber.

Muito Grato.

Postado
Pessoal, agradeço as tentativas de ajuda mas arrumei uma solução.

O CD do Win Vista funcionou no boot, pelo que pude perceber, o problema é só com o XP.

Menos mal né...rsrs...

Mas mesmo assim é muito estranho, se alguém tiver a explicação, gostaria de saber.

Muito Grato.

já peguei na mão tb cds do xp q pra instalar tem q digitar mesmo. "instalar.exe" por exemplo, vai ver era esse o teu problema.:rolleyes:

• Membro VIP
Postado

CASO RESOLVIDO

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!