Ir ao conteúdo

Sugestões e dúvidas com cooler para CPU e Chipset

Mozts

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tive problemas de refrigeração com a placa mãe. Então, mãos na masssa, vou trocar o dissipar dela por um cooler que seja suficiente - passivo ou não. E aproveitando o embalo do overclock na CPU, vou trocar o cooler dele também.

E aí que entram as dúvidas, como saber se o cooler é compatível com a placa mãe? Ele vai na northbridge ou na southbridge? Seria necessário uma pasta térmica de maior qualidade?

Será que cooler mais baratos seguram numa boa a temperatura de uma Gigabyte GA-MA69VM-S2 (chegou a alarmantes 73ºC, a Idle fica em 40ºC)?

Em pensei nesses a seguir, qual deles seria mais recomendável? Agradeço qualquer sugestão.

Para chipset:

AKASA AK-210

AKASA AK-VCX-01

Para CPU (AM2 Brisbane):

Extream CPEX-8AL1 (Será que segura o brisbane melhor que o cooler box?)

Thermaltake TMG A3

Agradeço a ajuda desde já.

• Membro VIP
Postado

Creio que seu problema de temperatura está mais ligado a ventilação do

gabinete e ao cooler do processador do que aquecimento ocasionado pelo

dissipador do chipset. voce tem que pensar no espaço para instalar uma

vga no slot PCI-E x16 com um dissipador maior que o original da placa e,também que o fabricante quando dimensionou o dissipador deve ter

considerado que o dissipador receberia uma corrente de ar oriunda de um

ou mais coolers com ventoinhas e mesmo montadas no gabinete, assim,

pensaria muito antes de mexer com o dissipador do chipset dessa placa, trabalharia em cima de uma ótima ventilação do gabinete e instalaria um

cooler decente no processador, no mínimo um CoolerMaster Hyper TX 2,

daí para cima.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

muito bem vamos lá... como voce pode ver na figura abaixo a pinagem do dissipador do seu chipset NB e SB é a mesmo e é padrão, logo qualquer cooler de chipset vai ser compatível com ele...

13-128-043-04.jpg

voce não precisa trocar o dissipador da seu SB, só trocar a pasta termica dele, mas do seu NB se está quente assim voce deve sim trocar... coloque um com heatpipes, eu recomendo o HR-05 SLI, que funciona com fans de 70mm, ou HR-05 SLI/IFX que funciona com coolers de 80mm, o bom deles é que voce vai poder usar coolers largos com eles, pois eles ficam em forma de L... e cooler de processador eu sempre recomendo o iCEAGE 120 plus é tão bom como os coolers tops do mercado e só custa a metade deles...

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-120-plus/548173

eu recomendo também voce comprar uma boa pasta termica para por nos chipset e processador, pega uma dessas 3: Thermalright Chill Factor, OCZ Freeze Extreme, Noctua NT-H1.

E um se possível não coloque o fan de 120mm que vem no iceage, ele é bom mas é barulhento, coloque 2 desses daqui, um na frente e outro atras dele...

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

• Membro VIP
Postado

PistolãoBR, agradeço muito a ajuda e a explicação. Perguntei sobre as pontes para saber aonde iria o cooler, se fosse na SB, não caberia pois o dissipador stock já está espremido junto com a VGA.

Tenho certeza que os produtos recomendados são grande custo/benefício e ótimos para overclock. Mas eu não pretendO fazer overs agressívos com overvolt e coisa tal. Meu negócio é simples (até porque minha MB é de baixo custo e não permite mudança de voltagens), então creio que não sejam necessário um cooler de valor relativamente elevado como o Ice Age ou o TT HR-05 SLI/IFX.

Desculpe se não informei isso antes, mas não pretendo gastar mais do que 100 no preço dos produtos somados e se for o caso, abro mão do cooler do processador (já que o processador ainda nem esquentou com o box).

Eu gostei muito do AKASA AK-VCX-01 pois já acompanha um tubo de pasta térmica Akasa 456 e dois dissipadores de alumínio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...