Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões e dúvidas com cooler para CPU e Chipset


Mozts

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tive problemas de refrigeração com a placa mãe. Então, mãos na masssa, vou trocar o dissipar dela por um cooler que seja suficiente - passivo ou não. E aproveitando o embalo do overclock na CPU, vou trocar o cooler dele também.

E aí que entram as dúvidas, como saber se o cooler é compatível com a placa mãe? Ele vai na northbridge ou na southbridge? Seria necessário uma pasta térmica de maior qualidade?

Será que cooler mais baratos seguram numa boa a temperatura de uma Gigabyte GA-MA69VM-S2 (chegou a alarmantes 73ºC, a Idle fica em 40ºC)?

Em pensei nesses a seguir, qual deles seria mais recomendável? Agradeço qualquer sugestão.

Para chipset:

AKASA AK-210

AKASA AK-VCX-01

Para CPU (AM2 Brisbane):

Extream CPEX-8AL1 (Será que segura o brisbane melhor que o cooler box?)

Thermaltake TMG A3

Agradeço a ajuda desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Creio que seu problema de temperatura está mais ligado a ventilação do

gabinete e ao cooler do processador do que aquecimento ocasionado pelo

dissipador do chipset. voce tem que pensar no espaço para instalar uma

vga no slot PCI-E x16 com um dissipador maior que o original da placa e,também que o fabricante quando dimensionou o dissipador deve ter

considerado que o dissipador receberia uma corrente de ar oriunda de um

ou mais coolers com ventoinhas e mesmo montadas no gabinete, assim,

pensaria muito antes de mexer com o dissipador do chipset dessa placa, trabalharia em cima de uma ótima ventilação do gabinete e instalaria um

cooler decente no processador, no mínimo um CoolerMaster Hyper TX 2,

daí para cima.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bem vamos lá... como voce pode ver na figura abaixo a pinagem do dissipador do seu chipset NB e SB é a mesmo e é padrão, logo qualquer cooler de chipset vai ser compatível com ele...

13-128-043-04.jpg

voce não precisa trocar o dissipador da seu SB, só trocar a pasta termica dele, mas do seu NB se está quente assim voce deve sim trocar... coloque um com heatpipes, eu recomendo o HR-05 SLI, que funciona com fans de 70mm, ou HR-05 SLI/IFX que funciona com coolers de 80mm, o bom deles é que voce vai poder usar coolers largos com eles, pois eles ficam em forma de L... e cooler de processador eu sempre recomendo o iCEAGE 120 plus é tão bom como os coolers tops do mercado e só custa a metade deles...

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-120-plus/548173

eu recomendo também voce comprar uma boa pasta termica para por nos chipset e processador, pega uma dessas 3: Thermalright Chill Factor, OCZ Freeze Extreme, Noctua NT-H1.

E um se possível não coloque o fan de 120mm que vem no iceage, ele é bom mas é barulhento, coloque 2 desses daqui, um na frente e outro atras dele...

http://forum.clubedohardware.com.br/review-fan-coolermaster/554073

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

PistolãoBR, agradeço muito a ajuda e a explicação. Perguntei sobre as pontes para saber aonde iria o cooler, se fosse na SB, não caberia pois o dissipador stock já está espremido junto com a VGA.

Tenho certeza que os produtos recomendados são grande custo/benefício e ótimos para overclock. Mas eu não pretendO fazer overs agressívos com overvolt e coisa tal. Meu negócio é simples (até porque minha MB é de baixo custo e não permite mudança de voltagens), então creio que não sejam necessário um cooler de valor relativamente elevado como o Ice Age ou o TT HR-05 SLI/IFX.

Desculpe se não informei isso antes, mas não pretendo gastar mais do que 100 no preço dos produtos somados e se for o caso, abro mão do cooler do processador (já que o processador ainda nem esquentou com o box).

Eu gostei muito do AKASA AK-VCX-01 pois já acompanha um tubo de pasta térmica Akasa 456 e dois dissipadores de alumínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...