Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4870x2 + Q9450 + Rampage Formula = algum gargalo?


Posts recomendados

um Q6600 em 4GHz ainda dá gargalo em 9800Gx2, imagine em HDx2 que tem o dobro da potência do Gx2... ;)

acredito que a melhor compra seria o q9450 mesmo, é um ótimo processador e o custo/benefício é muito bom

voce tem um teste que pra mim ver ? ;)

Esse negocio de gargalo ta virando paranoia ja. Eu duvido que um Quad a 3.6ghz não consiga tirar 98% de qualquer vga top. Por que se for pensarmos sempre assim,o processador ideal teria que ter 6ghz para ganharmos 5 fps :huh:

Para mim gargalo é coisa grande ( mais de 10% de diferença no desempenho ). Um Q9450 a 3.6ghz vs um Q6600 a 3.6ghz fazendo o mesmo serviço ( talvez pese para o Q9450 devido ao cache ) mais isso não faz dele um custo/benefício como você disse. Proc muito caro ainda, fazendo o que o Q6600 tambem faz custando bem menos.

Continuo com a opinião de que você deve esperar os Nehalem ou o Q9550 baixar de preço.

Esperando os Nehalem, claro, tu vai esperar um pouco, mas daí tu vai ter um processador melhor (é o que dizem), mas econômico, mesmo preço. E como você vai ter que comprar uma mobo X58 tu já vai ter ela pra próximos upgrades de processador.

Mais ai espera seria de muitos meses. Primeiro esperar lançar e comprar depois de um tempo ( porque comprar no lançamento é perder dinheiro ). Fora que como é uma arquitetura nova, ng garante que nao venha com bug e uma futura revisão é inevitavel. O certo e compra um proc bom é barato pra revender fácil depois que os nehalem tiverem estabilizados.

Será que é tão difícil comprar uma placa-mãe que não seja top de linha com DDR3???

Existe varias, ainda mais se for usar em single ( sem cross ) recomendo P43 ( boa e super barata ) ou P45 ( pouquinho mais cara ).

Aqui tem varias. so mandar importar

http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=40000280&Description=DDR3&bop=And&Order=PRICE

Opa.... perai você disse que ja tem o Q6600???? então mete over nele!!! e economiza essa grana para um cooler que ainda te sobrara e mete over para 3.6 ghz!!

100% apoiado. Num fica devendo em nada para o Q9450 / Q9550 ( somente em consumo ^_^).

Mas para migrar pro Nehalen, terei que trocar de memória e placa-mãe?

Terá. Mais ja foi anunciado que o X58 vai custar um ruim, um figado mais o olho da cara :lol: ! Vai ser caro demais. O segredo desses itens ta na compra. Se pagar caro, é certeza de prejuizo (ainda mais no lançamento )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To motando um pc parecido. Q9450+Rampage Formula+4GB Dominator+4870x2+raid0.

To nem ai se vai sair nanhalen (sei lá se escrevi certo AHSUhuas).

1° Comprar lançamento no caso de processador é ruim, pois muda toda a aquitetura... placa-mãe nova... memoria nova... dai lançam as peças reba, que sempre dão incompatibilidade... etc. No meu caso pensei, vou comprar o que for melhor para over, plataforma ddr2.

Próxima geração Nanhalem + DDr3 + não sei o que pci-e 3 ou 4 sei la ***. uhASUHash deixa abaixarem os preços e os produtos ficarem estáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem um teste que pra mim ver ? ;)

Esse negocio de gargalo ta virando paranoia ja. Eu duvido que um Quad a 3.6ghz não consiga tirar 98% de qualquer vga top. Por que se for pensarmos sempre assim,o processador ideal teria que ter 6ghz para ganharmos 5 fps :huh:

Para mim gargalo é coisa grande ( mais de 10% de diferença no desempenho ). Um Q9450 a 3.6ghz vs um Q6600 a 3.6ghz fazendo o mesmo serviço ( talvez pese para o Q9450 devido ao cache ) mais isso não faz dele um custo/benefício como você disse. Proc muito caro ainda, fazendo o que o Q6600 tambem faz custando bem menos.

esses testes foram feitos por um membro daqui do forum, o guru do gargalo, o nick dele eu não estou lembrado, deixa vê se o Gorilão aparece aí que ele sabe, foi por ele que eu vi essa informação...

concordo com você quando tu fala que 2% de gargalo não influe em nada, mas o q6600 à 4GHz deve dá uns 2% de gargalo no 9800Gx2, a HD4870x2 tem o DOBRO da potência do Gx2 gente, esse gargalo seria bem mais significativo, com certeza passaria dos 10% consideráveis "essenciais para gargalo"... mesmo o q9450 vai precisar de um bom over pra não passar esses 10% de gargalo... ;)

cinceramente, acho que o dono do tópico deveria procurar ajuda na parte de overclock pra obter mais informações, só que eu realmente acredito que não há overclock possível num PC doméstico capaz de fazer o gargalo de um q6600 deixar de ser "considerável" em cima de uma HDx2, se a grana tá curta monta algo mais balanceado, é loucura usar um q6600, processador quad-core mais fraco da Intel, com uma HD4870x2, até então em seu lançamento a VGA mais potente já vista até hoje... potência de SLI de GTX280 é muito gente...:wacko:

aah, e ficar nessa de "daqui a pouco sai algo melhor" é furada, a não ser que a compra seja feita depois ao lançamento, afinal sempre vai ter algo melhor na informática, e se agente for esperar os preços baixarem ou os lançamentos sairem agente num compra nunca... :D

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cinceramente, acho que o dono do tópico deveria procurar ajuda na parte de overclock pra obter mais informações, só que eu realmente acredito que não há overclock possível num PC doméstico capaz de fazer o gargalo de um q6600 deixar de ser "considerável" em cima de uma HDx2, se a grana tá curta monta algo mais balanceado, é loucura usar um q6600, processador quad-core mais fraco da Intel, com uma HD4870x2, até então em seu lançamento a VGA mais potente já vista até hoje... potência de SLI de GTX280 é muito gente...:wacko:

abraçzz

não é que a grana está curta, é que como eu disse que já tenho o Q6600, o pessoal falou que é a mesma coisa que o Q9450. Por isso é que perguntei, se é a mesma coisa, seria uma dor de cabeca a menos para mim. Mas eu posso pegar agora o Q9450 sem chorar muito, se ele for realmente o melhor. :P:p:p

Abraços :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é que a grana está curta, é que como eu disse que já tenho o Q6600, o pessoal falou que é a mesma coisa que o Q9450. Por isso é que perguntei, se é a mesma coisa, seria uma dor de cabeca a menos para mim. Mas eu posso pegar agora o Q9450 sem chorar muito, se ele for realmente o melhor. :P:p:p

Abraços :)

a diferença de um q6600 pra um q9450 é bem considerável sim, concordo que o q6600 @ 3.6GHz essa diferença diminue bastante, o gargalo dele nesse clock é quase inperceptível na Gx2, mas o q9450 em stock dá gargalo quase imperceptível na Gx2 tambem, ou seja, o q6600 @ 3.6GHz concorre diretamente com o q9450 em stock, e eu estou dizendo pra você pegar um q9340 pra dá um bom ver nele, em stock acho que até o C2E Qx9770 (até então o melhor processador) dá um pouco de gargalo (aqueles 2% :D)... o q9450 em stock concorre diretamente com o q6600 em over forte, e o q9450 em over forte concorre diretamente com o Qx9770 em stock....

mesmo que você possa pagar, a intenção de ninguem aqui é "queimar" o seu dinheiro, agente tenta ao máximo economizar mantendo o desempenho, mas com q6600 a HDx2 não rola...

espero que tenham intendido !!!

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o q6600 @ 3.6GHz concorre diretamente com o q9450 em stock... o q9450 em stock concorre diretamente com o q6600 em over forte, e o q9450 em over forte concorre diretamente com o Qx9770 em stock....

Agora entendi certinho. :aplausos:

Então, como o Q9450 em stock é igual o Q6600 com over, e o tio aqui não sabe fazer over ainda. Fico com o Q9450 que vai ter a mesma potencia sem o over, e com o tempo eu vou estudando para conseguir da um ovezinho nele. :D:D:D:D:D:D

Abraçosssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi certinho. :aplausos:

Então, como o Q9450 em stock é igual o Q6600 com over, e o tio aqui não sabe fazer over ainda. Fico com o Q9450 que vai ter a mesma potencia sem o over, e com o tempo eu vou estudando para conseguir da um ovezinho nele. :D:D:D:D:D:D

Abraçosssssss

éé, mas pra segurar uma HD4870x2 tu vai ter que fazer é um overzão, tem que colocar pelo menos uns 3.2/3.5GHz pra fugir do gargalo... :D

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta, qual é a base para se dizer que o processador da gargalo ou não?

Porque todos os tópicos que vejo alguém diz que o E8400 da gargalo em uma GTX 280 9800 GX2 e até mesmo em uma 4870 ...

Agora dizem que o Q9450 vai dar gargalo nas placas de nova geração como a 4870x2, qual artigo, teste, calculo utilizado para definir ou embasar este gargalo que falam tanto ....

Acho estranho porq o jogo mais poderoso (pesado) hoje é o Crysis, e ele pede como como configuração recomendada (não minima, recomendada!!!) um processador single de 3.0 GHZ ou um 2DUO de 2,4 GHZ ........ SENDO assim queria muito ver um artigo oficial e testes que mostre isso .... e como dimencionar o tal "gargalo" ...Que é estranho é, já que as VGA hoje são praticamente um sistema independente c/ processador ou processadores proprios, memória propria e etc ... Acredito que o processador não seja tão exigido assim ...para rodar um jogo ...

Alguém se habilita a me explicar ou mostrar testes que expliquem o tal gargalo? Testes oficiais hein!! Nada de acho que vai dar ou vai dar gargalo minimo ...rsrs

valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a diferença de um q6600 pra um q9450 é bem considerável sim, concordo que o q6600 @ 3.6GHz essa diferença diminue bastante, o gargalo dele nesse clock é quase inperceptível na Gx2, mas o q9450 em stock dá gargalo quase imperceptível na Gx2 tambem, ou seja, o q6600 @ 3.6GHz concorre diretamente com o q9450 em stock, e eu estou dizendo pra você pegar um q9340 pra dá um bom ver nele, em stock acho que até o C2E Qx9770 (até então o melhor processador) dá um pouco de gargalo (aqueles 2% :D)... o q9450 em stock concorre diretamente com o q6600 em over forte, e o q9450 em over forte concorre diretamente com o Qx9770 em stock....

abraçzz

Cara, infelizmente tenho que discordar de você.

Um Q6600 a 3.6ghz atropela uma Q9450 em stock. Do jeito que falou, parece que o processo de fabricação de 65nn para 45nn trouxe um revolucionario aumento de desempenho em torno de 35% ( 3.6ghz = 2.6ghz 45nn ). Um Q9450 a 3.6ghz equivale a um Q6600 a 3.8ghz ( diferença referente ao cache, processo de fabricação etc )

Aqui tem um teste de ambos em 3.6ghz

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=173287

A diferença é pequena.

Aqui tem um teste que mostra uma Q9300 (mesma processo de fabricação do Q9450 com metade do cache ). Veja que ambos tem o mesmo desempenho com diferença de 0.1ghz no clock ( porém o Q6600 ainda leva pouquissima vantagem em alguns caso ). Se ali fosse o Q9450 seja o praticamente o mesmo resultado, e se fosse o Q9450 em stock a diferença seria maior.

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core2quad-q9300_9.html

Agora tratando de stock, essa review mostra que o Q6600 perde ( pouco, ate porque em stock ele trabalha mais lento 2.4ghz contra 2.6ghz do Q9450) e mesmo assim ele nao fica muito atrás. Agora imagina ele com um over de 50% (3.6ghz). Com certeza quem ficaria pra traz é o Q9450.Esse teste mostra que nao existe esse abismo de performace entre eles como você disse.

http://www.overclockersclub.com/reviews/intel_q9450/8.htm

Cumpz[]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é apenas na litografia que o q9450 supera o q6600, o FSB e o cache são fatores importantes que devem ser analisados!!! ;)

minha opnião é essa, não vou ficar aqui discutindo com você!!! se quer ir nessa ideia...

abraçzz

Concordo que o Q9450 é bastante superior ao Q6600, TANTO é que o em breve muito breve o Q6600 vai ser descontinuado, vide o preço de ambos hoje ...

Na MINHA opinião não tem como comparar são níveis diferentes, tecnologias distintas ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maximus Formula

Q9450 (Não sai de linha em agosto não Dude Perguntador --')

HD4870X2

DDR2 1066MHz - OCZ, Kingston e Corsair

Big Typhoon VX p/ Processado

@3.2GHz

Bela Máquina :D

Ótima máquina mesmo, ótimo custo/benefício... só colocaria o over @ 3.5... acho que em 3.2GHz o gargalo ainda é meio forte!!! =/

abraçzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é apenas na litografia que o q9450 supera o q6600, o FSB e o cache são fatores importantes que devem ser analisados!!! ;)

minha opnião é essa, não vou ficar aqui discutindo com você!!! se quer ir nessa ideia...

abraçzz

Não é discussão nao parceiro. È conversa. você pelo menos se deu o trabalho de olhar os testes ? voce forma sua opnião e nem ao menos se da o trabalho de orientar e fundamentar com testes e reviews. Assim você pode induzir as pessoas ao erro. Em momento algum fiz tudo isso PRA você, mais sim para users terem fundamentos e não acreditar em qualquer coisa que leem. finish. Quando um não que, dois não conversam.(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando as discussoes sem fundamento e procurando mostrar um pouquinho do entendimento de clock em "stock" e clock acima do normal.

Algumas coisas importantes devemos levar em consideração:

- Ter um processador com tecnologia de 65nm (litografia), nada impede que o mesmo tenha um desempenho inferior. Na maioria dos casos é similar.

- O cache do disco trabalhando com um chipset no northbridge para reailzar um bom overclock conta e muito na hora de mostrar desempenho, se você tem esse chipset de placas TOP certamente tera um melhor desempenho senão poderá ter um desempenho pobre e inesperado.

- Quando se pensar comparaçao de processadores, é necessário analisar o computador por inteiro, pois você pode ter um Q6600 processando mais rapidamente do que um Q9450.

Agora explicando alguns fatos que ocorrem com os processadores...

Apesar da tecnologia de fabricaçao de 45nm o que realmente mudou nesses novos processadores é que sua dissipação melhorou diminuindo seu gasto com energia e possibilitou numa mesma placa de silicio incluir transistores menores assim conseguindo um maior numero de transistores. Com isso teoricamete conseguiria um melhor desempenho.

Com essa nova tecnologia a Intel foi conservadora a ponto de deixar alguns transistores inativos para evitar interferencia direto ao processador devido ao restante do computador e com isso trabalhar com melhor eficiencia. (menor temperatura do processador)

Nesse momento o que acontece quando se há overclock dos processadores é que depende do valor de memoria cache, clock configurado e como esse mesmo overclock se comporta. É a mesma coisa que colocar motor de blazer num chevette... nunca tera o desempenho igual ao de uma blazer (certamente será superior). quando eu quis indicar overclock do Q6600 é que certamente será um bom negocio pois você ja possui esse processador. E ter ele parado para gastar mais dinheiro nao vale a pena.

Claro que um Q9450 com o mesmo valor de overclock de um Q6600 muda e para melhor porque seu cache é superior. Em compensação será um gasto muito maior para mudar pouca coisa e para ter um ganho infimo perto do custo aplicado.

Espero ter explicado um pouco para todos e indicar o porque do Q6600.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maximus Formula

Q9450 (Não sai de linha em agosto não Dude Perguntador --')

HD4870X2

DDR2 1066MHz - OCZ, Kingston e Corsair

Big Typhoon VX p/ Processado

@3.2GHz

Bela Máquina :D

ALguem sabe se existe alguma loja que tenha todas essas peças disponíveis e aceite cartão de crédito (menos a placa de vídeo)?

obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!