Ir ao conteúdo

qual programa mede certo a temperatura

wpspoi

Posts recomendados

Postado

pessoal, tenho um core 2duo e4500, e, no everest ultimate edition marca a temp de 60 ° nos 2 núcleos. no teste de instabilidade usando 100 % dos núcleos, mas ao mesmo tempo no pc wizard marca 75 ° nos núcleos. qual ta medindo certo ? visto que na tabela aqui no forum ele marca que sua temp max é de 73,2 ° , se ta 75 ° no pc wizard, e é ele que ta certo, ele ja ta torrando

Postado

rapaz, falo sem base concreta mas... na minha opinião esse lance de programa que lê a temperatura incorretamente é meio furada... acho até que esses programas pegam a temperatura pelas mesmas vias que BIOS pega.

quer uma "prova"? se o seu PC tiver speaker (buzzer), configura o setup da BIOS pra alertar quando a temperatura chegar a um certo valor (no seu caso bota 60graus), e roda um programa desses, você vai ver que quando o programa acusar os 60graus o computador vai fazer o barulho do speaker, ou seja, a temperatura que o programa está mostrando é a mesma que a BIOS tá acusando.

no seu caso, essa diferença do Everest pro PC Wizard, se você estiver stressando o processador por um e por outro, é natural que haja diferença de temperaturas, pois cada programa tem um forma própria de usar a CPU. Se for o stress por um programa e simultaneamente as temperaturas estão diversas.. bom, pode ser que um pegue a informação pelas vias da BIOS e outro não [nao sei nem se tem outra forma] ... ou então a informação de um dos dois é desatualizada devido à perda de prioridade do programa que não está fazendo o stresstest... [creio que isso seja mais provável]

fica aí minha opinião....

editado:

de toda forma acho q tem alguma anormalia no seu PC, checa a velocidade do cooler, se está sujo, a pasta foi aplicada corretamente?, foi feito overclock? a tensões da fonte tão ok? é bom conferir essas coisas.

abraço.

Postado

bem, na bios ta marcando 20° , só que na bios não marca dos núcleos.

no everest tbem marca 20 °. e nos núcleos 30 °.

no pc wizard tbem marca 20 °, só que nos núcleos 45 °. ai que ta , a diferença é de 15 ° nos núcleos , e pelo que sei é essa temp que vale.

essa temp é sem fazer teste de stress, e tbem sem over

• Membro VIP
Postado

wpspoi, qual a temperatura ambiente ai? A propósito, ignore a temperatura dos núcleos.

bcfreitas, o Everest e PCWizard lêem informações da BIOS para saber a temperatura, mas essas informações não estão em um formato padronizado, cada placa mãe mostra de um jeito e até diferentes versões de uma BIOS usam formatos diferentes, tanto o Everest e o PCWizard possuem uma tabela com o máximo de modelos possíveis e como é o formato, o problema é que essa tabela cobre poucos modelos e normalmente esta desatualizado, ai quando pegam uma mobo/BIOS/versão que eles não conhecem procuram o mais próximo e usam, isso é o chute, o resultado disso da para ver no post acima, um dizendo que o núcleo ta a 30 graus o outro dizendo que ta 45 e os dois provavelmente estão errados.

Postado

Eduardos. a temp aqui ta 25°,o engraçado é que em todos programas mostram a temp da mobo , vga e cpu temp iguais, só no núcleo que ta dando de 15° a 20 ° de diferença. não entendi tu falar em "ignore os núcleos"

• Membro VIP
Postado

Tente atualizar a BIOS, tem algum erro na medição, não tem como a temperatura do processador ou de qualquer outro componente ficar abaixo da temperatura ambiente.

Quanto ao "ignore os núcleos" é "ignore a temperatura dos núcleos", não da para confiar, com cada programa dizendo uma coisa e a BIOS não dizendo nada não da para confiar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!