Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

assembler puro


vitor_cunha1985

Posts recomendados

chamada de atençao pela escola acerca deste postBoa noite,

já consegui resolver a situação da media, eu estava a somar todos os valores e so depois dividia pelo numero deles, acabei por fazer o inverso . a cada valor obtido da conversão , dividi pelo numero total de variaveis, e so depois somei cada valor. acabei por ober o valor da media e ficou muito mais simples.

por outro lado agora não estou a conseguir fazer activar as saidas gpio 0 e 1. não sei se será da configuração inicial, pois tenho defenido gpio 0 e 1 como saidas e a gpio2 como entrada analogica. a minha tensão de referencia será de 5dvc. vou por aqui a configuração inicial para ver se alguem me dá uma dica se esta correcto ou errada a configuração. estou a utilizar o comando bsf GPIO, 0 ou bcf GPIO, 0 para tentar activar e desactivar as saidas.

codigo de configuração inicial-:

__CONFIG _CP_OFF & _CPD_OFF & _BODEN_OFF & _MCLRE_OFF & _WDT_OFF & _PWRTE_OFF & _INTRC_OSC_NOCLKOUT

;------------------------------------------------------------------------------

; parametros de configuração

;------------------------------------------------------------------------------

;banco 1 de memoria

bsf STATUS, RP0 ; COMUTA PARA O BANCO 1, ONDE ESTA O REGISTO ANSEL

movlw b'00010100' ; 8*Tempo_oscilaçao , coloca a entrada AN2 como analogica (valor a testar),

movwf ANSEL ; Move a configuração para o registo ANSEL

movlw b'00000100' ; Coloca a entrada 2 como entrada e as restantes como saidas

movwf TRISIO ; Move a configuração para o registo TRISIO

; bsf WPU, GP1 ; ACTIVA A RESISTENCIA INTERNA DE SAIDA - PARA LED (JA NAO PRECISA DE RESISTENCIA EXTERNA)

; bsf WPU, GP2 ; ACTIVA A RESISTENCIA INTERNA DE SAIDA - PARA LED (JA NAO PRECISA DE RESISTENCIA EXTERNA)

; banco 0 de memória

bcf STATUS, RP0 ; COMUTA PARA O BANCO 0, ONDE ESTA O REGISTO ADCON

movlw b'01001001' ; Alinha a esquerda (Bit7=0), Valor de referencia externo vref (bit6=1) terminal 6,

; define o canal AN2 como valor de teste (bit2,3=10) terminal 5,

; por agora nao erxecuta conversao (bit1=0), conversor encontra-se a trabalhar (bit0=1)

movwf ADCON0 ; Move a configuração para o registo ADCON

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde pessoal,

agradecia uma ajudita , ja esgotei tdx as ideias....

tenho tentado utilizar o comando:

- "bsf GPIO, 0"

para tentar activar a saida sem sucesso (estou a utilizar o banco zero que é onde se encontra este registo).

agora tentei utilizar um outro comando..., tentei mover directamente a saida para gpio:~

- " movlw b'000001' "

- " movwf GPIO "

mas continua a não aparecer nada no registo gpio.

estou a fazer alguma coisa mal?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!