Ir ao conteúdo

Dúvida sobre Arruela isoladora na placa mãe

erdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, após pesquisar sobre instalações de pcs, me deparei com uma informação que me deixou "bolado". Muitas pessoas dizendo que não se deve usar a arruela isoladora nos encaixes metalizados da placa-mãe, pois assim não haverá aterramento da placa mãe. Só que eu nao sabia disso, e quando montei minha máquina eu coloquei a arruela entre os parafusos e os buracos metalizados na placa mãe.

Antes de abrir meu pc e remover as arruelas, eu queria saber o seguinte: Que diferença faz o fato da placa mãe estar ou não estar aterrada? Pode ocorrer algum problema com o meu pc por a placa não estar aterrada? Minha rede elétrica não é aterrada, então é melhor eu deixar as arruelas ou é melhor retirá-las?

Postado
Nunca uso as arruelas. A placa deve estar em contato para segurança.

Então é perigoso usar as arruelas nos buracos metalizados, mesmo minha rede elétrica não sendo aterrada?

Postado

Ninguém pra me ajudar? :(

É recomendável não usar as arruelas dos furos metalizados, mesmo minha rede elétrica não sendo aterrada?

• Membro VIP
Postado

Já perdi um bom tempo pensando e pesquisando sobre as arruelas de fibra que acompanham os parafusos para fixar a placa mãe ao chassis (gabinete)e cheguei a conclusão que sua principal finalidade é amortecer a pressão do do aperto do parafuso sobre sobre a placa mãe pois a deformação da arruela absorve parte da pressão exercida sobre a placa podendo danifica-la. Não sei se consegui externar meu pensamento corretamente, mas creio que da para entender.

adcarvalho

• Membro VIP
Postado
Ninguém pra me ajudar? :(

Mas o amigo NASCARBR te ajudou rapaz...

O perigo existe a partir do momento em que a montagem está fora do que é recomendado pelo fabricante, isto é: A parte metálica é para aterrar por alguma necessidade ou motivo, e se você não aterra, está contrariando o modo de uso do equipamento segundo quem fabricou e testou, e isso é “perigoso”, se não para seu físico, sim para seu bolso.

Retire as arruelas e durma em paz:D.

Boa sorte

-----------------------------------------------------------------------

PS: Fiquei conversando e nem vi que o amigo adcarvalho tinha postado, mas vamos lá com minha opinião sobre essas arruelas.

adcarvalho essa arruelas que vem com os parafusos, é para ser usada entre o chassi e a placa mãe.

è para usar em algumas placas que não podem, ou não devem, ter contato direto com metal. Geralmente são placas que tem de um lado o metal para contato e do outro, só verniz e trilha, as arruelas são úteis nessa parte.

Postado
Já perdi um bom tempo pensando e pesquisando sobre as arruelas de fibra que acompanham os parafusos para fixar a placa mãe ao chassis (gabinete)e cheguei a conclusão que sua principal finalidade é amortecer a pressão do do aperto do parafuso sobre sobre a placa mãe pois a deformação da arruela absorve parte da pressão exercida sobre a placa podendo danifica-la. Não sei se consegui externar meu pensamento corretamente, mas creio que da para entender.

adcarvalho

Entendi o que você quis dizer, então pra você é melhor deixar as arruelas mesmo nos buracos metalizados para não danificar a placa mãe?

Postado
Mas o amigo NASCARBR te ajudou rapaz...

O perigo existe a partir do momento em que a montagem está fora do que é recomendado pelo fabricante, isto é: A parte metálica é para aterrar por alguma necessidade ou motivo, e se você não aterra, está contrariando o modo de uso do equipamento segundo quem fabricou e testou, e isso é “perigoso”, se não para seu físico, sim para seu bolso.

Retire as arruelas e durma em paz:D.

Boa sorte

-----------------------------------------------------------------------

Pois é, isso é que a maioria das pessoas falam.

Fiz a mesma pergunta em outro fórum e me responderam isso:

"nao tire as ruelas, sem elas seu PC esta + exposto a eletricidade estatica, e com isso pode estragar com MUITO mais facilidade"

Faz sentido o que ele diz?

• Membro VIP
Postado
Pois é, isso é que a maioria das pessoas falam.

Fiz a mesma pergunta em outro fórum e me responderam isso:

"nao tire as ruelas, sem elas seu PC esta + exposto a eletricidade estatica, e com isso pode estragar com MUITO mais facilidade"

Faz sentido o que ele diz?

Não, não faz o mínimo sentido; principalmente se for levar em consideração à estática, como motivo do porque não... Em poucas palavras, aquelas arruelas passam longe de evitar algum tipo de estática, é até sem lógica; quem te passou essa informação também explicou o por quê?

Todos que opinaram tentaram ajudar, agora cabe a você pesquisar mais a fundo sobre o assunto e tirar suas próprias conclusões.

Eu não conheço nenhum material a respeito para te passar mas, creio que alguém do fórum tenha e passa.

Boa sorte na pesquisa.

Postado

Monto computadores a 20 anos, sempre usei essas "arruelas" isoladoras, inclusive ja resolvi problemas de esgotamento da bateria interna com elas, sem as aruelas a bateria interna não mantinha tensão para armazenamento das informações da CMOS, quanto a "eletrecidade estática" ele se descarega por inúmeros pontos na placa, inclusive o painel traseiro (conector de teclado, mouse, serial, audio etc.), mas esse isolamento por arruelas só irá funcionar se for colocado nos dois lados da placa, se você verificar a "resistencia eletrica" com um multímetro todos os pontos de parafusos em ambos os lados da placa apresentarão continuidade comum inclusive com o painel traseiro. DURMA TRANQUILO!!! se houver SOBRE TENSÃO na sua placa, não serão as arruelas que irão impedir qualquer dano nela.

BOA SORTE

Postado

Essas arruelas de cartolina só devem ser usadas se a placa mãe NÃO possuir orifícios metalizados, nesse caso servem para não danificar o PCB da mobo. Mas não use... e quanto ao fato de danificar a placa apertando os parafusos, somente um leve aperto para fixar a placa, nada de brutalidade!

• Moderador
Postado
Essas arruelas de cartolina só devem ser usadas se a placa mãe NÃO possuir orifícios metalizados, nesse caso servem para não danificar o PCB da mobo. Mas não use... e quanto ao fato de danificar a placa apertando os parafusos, somente um leve aperto para fixar a placa, nada de brutalidade!

Sempre que monto, uso parafusos diretos nos orifícios metalizados. E nos que não possui, uso aqueles pinos plásticos.

Postado
Pessoal, após pesquisar sobre instalações de pcs, me deparei com uma informação que me deixou "bolado". Muitas pessoas dizendo que não se deve usar a arruela isoladora nos encaixes metalizados da placa-mãe, pois assim não haverá aterramento da placa mãe. Só que eu nao sabia disso, e quando montei minha máquina eu coloquei a arruela entre os parafusos e os buracos metalizados na placa mãe.

Antes de abrir meu pc e remover as arruelas, eu queria saber o seguinte: Que diferença faz o fato da placa mãe estar ou não estar aterrada? Pode ocorrer algum problema com o meu pc por a placa não estar aterrada? Minha rede elétrica não é aterrada, então é melhor eu deixar as arruelas ou é melhor retirá-las?

dizemmmmmmmmmm, q sem a arruela o gabinete da choque, os furos metalizados sao justamente pra nao usar as arruelas!

minha placa também tem furo metalizado mas eu nem liguei, meti a arruela na placa e ja era !!!:D

• Membro VIP
Postado

Pois é, existem tantas questões, indagações, defeitos incomuns, contradições... etc, referentes a informática que não chama tanto a atenção como essas comuns arruelas hehe. Informática é realmente algo intrigante e estimulante para mim...

Creio eu (EU ribeirocross, curioso em informática) que se os furos metalizados tem ligação comum com todos os pontos de aterramento da placa mãe com a carcaça do gabinete é até ilógico tentar isolar alguns deles, ou se isola todos os pontos ou nenhum; pela própria lógica, é até primário, infelizmente...

Se existem esses pontos comuns, entre os furos metalizados e os outros pontos que ficam em contato direto com a carcaça fazendo aterramento, é por uma necessidade de aterrar de forma árdua, porém, com tudo, entretanto, pode ser, que cada ponto de aterramento tem funções distintas; um exemplo disso é o caso do amigo que teve de usar arruela para resolver um problema ("isolado") com a bateria...

De todo modo, não creio que esses pontos metalizados existam para serem isolados; talvez para algum problema de anormalidade da placa mãe até funcione quando isolados, mas, para fazer sentido, não devem ser isolados.

Como já disse acima, sou um curioso e quanto mais questionarem "mais eu e o pessoal vamos aprender".

Abraços para os amigos.

Postado

Boa RIBEIROCROSS, concordo com você apesar de ja ter resolvido algums problemas de descaregamento de baterias isolando a placa "em determinados pontos" pois para isolar a placa completamente do gabinete é praticamente impossivel, e em se tratando de computadores pela minha experiência sempre gosto de analisar dessa maneira "O ilógico pode tornar-se lógico, e o óbvio impossível".

Porém nunca conecte as voltagems diretamente na carcaça, o resultado será perigoso e desastroso, no restante com um pouco de raciocionio e bom senso sempre se acha a solução, o resto é SDS. "SÓ DEUS SABE", porque as vezes nem o engenheiro que projetou sabe.

UM ABRAÇO.

• Membro VIP
Postado
"O ilógico pode tornar-se lógico, e o óbvio impossível".

Esta sua frase Luiz é perfeita para definir as aberrações ou as perversões dos desarranjos lógicos que caem sobre a informática. Very good brother.

Espero que a dúvida do rapaz que abriu o tópico seja sanada com as informações que foram passadas por todos os colegas.

Abraços a todos.

• Membro VIP
Postado
Esta sua frase Luiz é perfeita para definir as aberrações ou as perversões dos desarranjos lógicos que caem sobre a informática. Very good brother.

Espero que a dúvida do rapaz que abriu o tópico seja sanada com as informações que foram passadas por todos os colegas.

Abraços a todos.

ribeirocross

Creio que a explicação que dei sobre a aplicação das arruelas entre a placa e a cabeça do parafuso, não tenha sido bem compreendida, pois infelizmente cometi um erro quando

escrevi " pois a deformação da arruela absorve parte da

pressão exercida sobre a placa podendo danifica-la" ,quando o

correto seria "pois a deformação da arruela absorve parte da

pressão exercida sobre a placa evitando danifica-la" ou seja

evita que um aperto excessivo do parafuso possa danifica-la comprimindo-a contra a porca castelo que é aonde a placa se apoia. Pelo que ficou constatado elas não servem para nada,

salvo evitar ocasionalmente problemas com a bateria da placa mãe.

Abraços do velho ranzinza.

adcarvalho

Postado
Não, não faz o mínimo sentido; principalmente se for levar em consideração à estática, como motivo do porque não... Em poucas palavras, aquelas arruelas passam longe de evitar algum tipo de estática, é até sem lógica; quem te passou essa informação também explicou o por quê?

Todos que opinaram tentaram ajudar, agora cabe a você pesquisar mais a fundo sobre o assunto e tirar suas próprias conclusões.

Eu não conheço nenhum material a respeito para te passar mas, creio que alguém do fórum tenha e passa.

Boa sorte na pesquisa.

Não, o cara não explicou o porquê da eletricidade estática sem as arruelas.

Postado

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que postaram nesse tópico, com certeza a ajuda de vocês foi muito útil...Mas caramba, essas arruelinas são bem polêmicas hein :D

Bom, após analisar com calma, decidi que vou mesmo retirar as arruelas. Agora foi interessante saber que elas são úteis para resolver problema de esgotamento da bateria.

Só mais uma dúvida, o fato da minha rede elétrica não ser aterrada vai influenciar ou atrapalhar em alguma coisa esse aterramento da placa mãe ao gabinete?

• Membro VIP
Postado
ribeirocross

Creio que a explicação que dei sobre a aplicação das arruelas entre a placa e a cabeça do parafuso, não tenha sido bem compreendida, pois infelizmente cometi um erro quando

escrevi " pois a deformação da arruela absorve parte da

pressão exercida sobre a placa podendo danifica-la" ,quando o

correto seria "pois a deformação da arruela absorve parte da

pressão exercida sobre a placa evitando danifica-la" ou seja

evita que um aperto excessivo do parafuso possa danifica-la comprimindo-a contra a porca castelo que é aonde a placa se apoia. Pelo que ficou constatado elas não servem para nada,

salvo evitar ocasionalmente problemas com a bateria da placa mãe.

Abraços do velho ranzinza.

adcarvalho

Que isso amigo adcarvalho, se tu é ranzinza, o que não é, imagine eu que sou chato por natureza:D. Pouquíssimos são os que me toleram por eu ser direto e não passar mel no dizer...

Ranzinza e resmungão eu encontrei uma vez trocando o estepe de um carro importado e a rosca era esquerda e o camarada tentando a todo custo apertar para direita... Falei com ele que estava errada a forma de apertar e ele me disse: Moleque, dirijo a mais de trinta anos e você quer me ensinar a trocar um estepe!!!! Ficou resmungando... Fiquei meio sem jeito depois do que ele disse, sai fora e fiquei olhando de longe sem ele me ver hehe. Adivinha só como ele conseguiu apertar a roda???

Voltando ao foco.

Há sim, então me desculpe por eu ter entendido erradamente atrás...

Eu tinha entendido que você mencionou usar as arruelas na parte metálica e não na parte que você esclareceu agora, assim sim hehe.

O que você esclareceu agora não só tem sentido, como também é exatamente a forma que entendo da função dessas benditas arruelas.

Imagine um aperto, nem tão excessivo, na placa (onde deve usar arruela) sobre aquelas porcas castelo (que as vezes vem até com rebarba) e sem a proteção das arruelas, é apertar e fechar curto nas trilhas levando tudo por água abaixo...

Você sabe que tenho grande respeito e grande admiração por você e eu já disse isso a muito atrás no fórum de dissipadores...:)

No mais desejo boa sorte e um grande abraço para você.

Postado

He... He... He... Não vou chamar ninguém mais de "ZÉ RUELA". O!!! Treco que gerou polêmica, mas uma explicação mais detalhada sobre "Eletricidade estática" esta nesse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Electricidade_est%C3%A1tica#A_electricidade_nos_diversos_materiais, Em uma PCI (Placa de Circuito Impresso) não é o "slot PCI" da MB dos computadores, ou PCB em inglês (Printed Circuit Board), existem capacitores para prevenir ou atenuar esse fenômeno.

Quanto ao "aterramento" existente, ele serve para proteger a rede elétrica pública, não os equipamentos eletro-eletrônicos à ela conectados, existe o "aterramento padrão" estabelecido pela operadora da rede elétrica de cada estado, é aquele bastão (geralmente de cobre) que fica enterrado junto ao seu medidor de eletricidade, se alguém desejar efetuar esse aterramento em sua residência, deverá contratar um eletrecista credênciado (CUSTO), comprar os equipamentos necessários (+ CUSTO), após tudo instalado haverá um "3º fio" na sua residência então é so ligar as "carcaças metálicas" dos equipamentos a ele.

- É uma explicação bastante resumida, mas a grosso modo parece ser assim que funciona, levando em conta esses custos e a probabilidade de descargas elétricas danosas, isso torna-se ecônomicamente inviável. Salvo casos onde existem equipamentos de ALTO CUSTO, esse procedimento se torna necessário.

- Portanto se seu computador esta funcionando, continue usando ele como esta, "Em time que esta ganhando, não se mexe" he... he... he...

UM ABRAÇO

Postado

na verdade é o que o adcarvalho falou:

"sua principal finalidade é amortecer a pressão do do aperto do parafuso sobre sobre a placa mãe pois a deformação da arruela absorve parte da pressão exercida sobre a placa podendo danifica-la."

não há diferença alguma com ou sem, desconfio que seja bom usar ela se você não tem aterramento ou tem o "terra eletrônico" e liga fase e neutro invertivos, aí o Terra vai estar com fase, e vai dar os "choques" na CPU. Isso pode queimar a Mobo.

mas nem sei se aquilo realmente isola.

Postado
na verdade é o que o adcarvalho falou:

"sua principal finalidade é amortecer a pressão do do aperto do parafuso sobre sobre a placa mãe pois a deformação da arruela absorve parte da pressão exercida sobre a placa podendo danifica-la."

não há diferença alguma com ou sem, desconfio que seja bom usar ela se você não tem aterramento ou tem o "terra eletrônico" e liga fase e neutro invertivos, aí o Terra vai estar com fase, e vai dar os "choques" na CPU. Isso pode queimar a Mobo.

mas nem sei se aquilo realmente isola.

Eita! então pra quem não tem rede aterrada é melhor colocar as arruelas!!!:wacko:

Postado

não, acho que você não endendeu direito.

Usar arruela é, teoricamente, bom quando o seu PC fica dando choquinhos quando escosta no gabinete, isso ocorre se ligar os pinos de Fase e neutro virados.

Se não estiver, ta na boa.

Essas arruelas são boas pra quem tem o costume de apertar bem os parafusos da Mobo, se fizer muitas vezes vai "descascar" ao redor, e isto não é bom, pois pode causar uma reação em cadeia corroendo a placa "por dentro" e oxidando trilhas. Já vi acontecer algumas vezes, depois de uns anos de uso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!