Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
bhobhy

ECS P45T-A... [overclock]

Recommended Posts

Configuração:

ECS P45T-A Black Series FSB 1333MHZ DDR2-667/800 MHZ

Intel Dual Core E2180 2.0GHZ - L2 1mb

[Zalman CNPS9500AT]

Kit 2x1 Geil EvoonE DDR2-800MHZ [Dual Channel]

PowerColor ATI Radeon HD4850 [Clock (GPU/Memory) 625/993 MHZ]

HD Samsung 250GB Sata II

Corsair VX Series VX450W

OS - Windows Xp Sp2

Antes de mostrar o problema são necessárias algumas explicações:

A placa-mãe ECS P45T-A possui uma deficiência, na parte responsável por controle do clock, na BIOS. Apesar de ter um range de FSB alto ,que vai de 200 até 700 MHZ, a BIOS não permite ao usuário configurar o multiplicador da memória RAM.

Existem apenas 3 opções. São elas: Auto, 800 MHZ, 667 MHZ. A partir da escolha de umas dessas 3 opções a BIOS configura o multiplicador das memórias levando em conta os valores de fábrica do sistema. Por exemplo:

No meu caso, o computador, configurado no padrão, tem os seguintes Clocks:

Processador - 10x200MHZ

Placa-Mãe - 4x200MHZ

Memória - 2x400MHZ

a relação FSB: DRAM é 1:2 ( memória configurada como AUTO ou 800MHZ na BIOS ).

Se eu configurar as memórias como sendo 667MHZ fica assim:

Processador - 10x200MHZ

Placa-Mãe - 4x200MHZ

Memória - 2x333MHZ

a relação FSB: DRAM é 5:3

Até esse ponto, tudo normal.

O problema começa ao tentar atribuir valores maiores para o FSB. O certo seria a BIOS configurar a memória de acordo com o FSB que você colocou e de como suas memórias estão configuradas. Um exemplo disso seria colocando o FSB em 400 MHZ. A relação com a DRAM ( para memória setada em 800MHZ ) deveria ser 1:1.

Mas o que acontece é que a relação permanece inalterada o que acarreta ( involuntariemente ) um overclock nas memórias ( que com FSB 400MHZ chegariam à 800MHZ de clock [100% de over], no meu caso).

Agora as configurações que consegui com a placa:

obs: A placa tem 2 slots PCI-E 2.0 ( 1x16 e 1x8 ).. Os testes foram feitos com a placa de vídeo no slot x8

Editado por bhobhy
valor errado da frequência da memória

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legenda - CP - Clock do Processador | CM - Clock da Memória | VP - tensão do Processador | VM - tensão da Memória | F: D - FSB: DRAM

Teste 01

CP - 200 MHZ | CM - 400 MHZ | VP - 1.28 V | VM - 1.9V | F: D - 1:2

41e5e18509c335812fa6800a7bab3fca2g.jpg

Teste 02

CP - 220 MHZ | CM - 440 MHZ | VP - 1.28 V | VM - 1.9V | F: D - 1:2

5c73e998d435188ec6f016300ec46fcd2g.jpg

Teste 03

CP - 240 MHZ | CM - 480 MHZ | VP - 1.28 V | VM - 1.9V | F: D - 1:2

1d06b5361e3b4cb19e1b247a62c9aade2g.jpg382dc9d9ce52ca790bceb70019be7ade2g.jpg

Teste 04

CP - 260 MHZ | CM - 433 MHZ | VP - 1.32 V | VM - 1.9V | F: D - 5:3

33e67517c110dc81927d09c0dab89f402g.jpgc7228a8c32f8c3ec4f84a1564686ff392g.jpg

Teste 05

CP - 280 MHZ | CM - 466 MHZ | VP - 1.32 V | VM - 1.9V | F: D - 5:3

c6b0e78187554323672d5b50d64e34d12g.jpg0f81fee0741d4806f99c68ffa09f9d4f2g.jpg

Teste 06

CP - 300 MHZ | CM - 500 MHZ | VP - 1.38 V | VM - 1.95V | F: D - 5:3

f9efc35ada63842302e598f57faee3522g.jpg75702d9e7219b4ccc51599c1758504e62g.jpg

Ao fazer os testes com a vga no slot x16 ocorreu algo estranho. O computador ficava instável tal qual com a configuração: Vga x8 Processador 3.0GHZ

Não precisa nem dizer que o desempenho com o FSB 260 e x16 foi igual ao desempenho com o FSB 220 e x8...

O que aconteceu nesse caso? Falta energia ? A memória não aguenta mais ?

A placa-mãe não faz mais que isso ? O processador eu sei que aguenta...

Editado por bhobhy
Imagens não apareciam

Compartilhar este post

Link para o post

você já procurou por uma atualização para o seu bios? Pode ser que a ECS tenha disponibilizado alguma atualização que apresente mais opções de overclock ou corrija esses problemas q você está enfrentando.

Compartilhar este post

Link para o post
você já procurou por uma atualização para o seu bios? Pode ser que a ECS tenha disponibilizado alguma atualização que apresente mais opções de overclock ou corrija esses problemas q você está enfrentando.

A minha BIOS é a mais atualizada que a ECS oferece pra minha placa-mãe... Inclusive reparei que a BIOS da x48 resolve esse problema satisfatoriamente mas eu to com medo de passar pra Bios Mod... apesar de ser o mesmo fabricante as duas Bios e de eu achar que não tem tantas mudanças assim (pelo menos até onde vi só a parte da multiplicador da memória)... Inclusive mandei 2 e-mails pra ECS ainda sem resposta...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, infelizmente essa placa é péssima para overclock, dê uma olhada nestes reviews:

http://www.overclockersclub.com/reviews/p45ta/

http://www.hardwarelogic.com/news/132/ARTICLE/4135/2008-08-07.html

A única solução é esperar que a ECS solte uma atualização de BIOS para resolver este problema, ou vender a placa para alguém que não pretenda fazer overclock e pegar uma que seja boa de overclock. Veja se você consegue trocar com a loja, tipo, você dá a diferença em outra placa e tal.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, infelizmente essa placa é péssima para overclock, dê uma olhada nestes reviews:

http://www.overclockersclub.com/reviews/p45ta/

http://www.hardwarelogic.com/news/132/ARTICLE/4135/2008-08-07.html

A única solução é esperar que a ECS solte uma atualização de BIOS para resolver este problema, ou vender a placa para alguém que não pretenda fazer overclock e pegar uma que seja boa de overclock. Veja se você consegue trocar com a loja, tipo, você dá a diferença em outra placa e tal.

O único problema dela é a BIOS sem trocar a informação de multiplicador das memórias... Eu acho que é isso que ta dando pau... As memórias chegaram em 1000 MHZ e eu fiz 50% de over no E2180... Ruim pra over ela não é não... Mas tem essa Bios desgraçada... O problema pode ser a fonte também... afinal com a vga em x16 ele (processador) não pega mais que 35% de over o.O e isso é muuuuito estranho =P

Mas eu tenho pra mim que é uma mistura dos problemas de Bios com Fonte... nesse caso, só esperando... Por enquanto o computador ta bom e estável em 40%.. Da pra esperar um pouco... Caso em 2 meses não venha nada da Ecs eu troco a placa mãe e o processador =P

Compartilhar este post

Link para o post
A minha BIOS é a mais atualizada que a ECS oferece pra minha placa-mãe... Inclusive reparei que a BIOS da x48 resolve esse problema satisfatoriamente mas eu to com medo de passar pra Bios Mod... apesar de ser o mesmo fabricante as duas Bios e de eu achar que não tem tantas mudanças assim (pelo menos até onde vi só a parte da multiplicador da memória)... Inclusive mandei 2 e-mails pra ECS ainda sem resposta...

Tbem tenho problema com a BIOS pra over.

você já viu alguém trocar pela BIOS da x48?

Tem algum link dessa mudança?

Att.

Compartilhar este post

Link para o post
Tbem tenho problema com a BIOS pra over.

você já viu alguém trocar pela BIOS da x48?

Tem algum link dessa mudança?

Att.

Não aconselho que você faça isso, velho...

Mas é só você baixar a Bios da x48 no site

e fazer mod da Bios...

Bios Mod

tu procura no Google e vai ter algumas coisas relacionadas

mas vale salientar que tu pode perder a placa...

Compartilhar este post

Link para o post
Não aconselho que você faça isso, velho...

Mas é só você baixar a Bios da x48 no site

e fazer mod da Bios...

Bios Mod

tu procura no Google e vai ter algumas coisas relacionadas

mas vale salientar que tu pode perder a placa...

Tem razão, melhor não arriscar, até porque nunca fiz mod bios.

O que tava me travando nessa mobo era o E2160, não passava de 2700MHZ com as memórias a 500MHz (divisores 2:1 e 3:5).

Agora com esse ES abriu o divisor 1:1 e 5:6 e dá pra chegar até 500 de FSB.

4250uk2.jpg

Antes não chegava nem perto de 400 FSB

valeu.

Editado por Tinhog

Compartilhar este post

Link para o post

Esta mensagem é em resposta ao user luciano1986, que me enviou uma MP, e como NÃO POSSO RESPONDER por lá, espero que ele veja a resposta por aqui. (lamentável esse forum fazer isso :confused: )

Pra deixar a essas velocidades que você pretende, você não vai encontrar dificuldades.

O slot é perto, mas não chega a tocar não, fica tranquilo.

E qto ao CF tem espaço sim.

Boa sorte.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando...

tenho um e4300 (200x9), a MB em questão e 2gb kingston 667.

fiz um pequeno over mudando o fbs para 240 e a tensão das memorias para 2.0, como consequencia as memorias foram para 800.

O sistema ficou bastante estavel, testei o orthos e o memtest86, só que depois de umas 5h de uso, o windows da tela azul (eu acho q é por causa das memorias q não da pra aumentar a tensão para 2.05 ou 2.1)

como posso fazer como o Tinhog, q colocou o FSB:DRAN de 1:1 ????

Me corrija se eu estiver errado, porque ai eu poderia colocar por exemplo 333x9 e as memorias permaneceriam em 667.

Valeu :D

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos, estou com um problema que eu desconfiava desde quando eu comprei esta placa, de que a memória não está funcionando em dual channel, tive a certeza ontem quando ao dar o Boot, e desabilitei a logo da placa, foi quando apareceu que estava trabalhando em single channel, alguém já passou por isso, eu tenho 2 corsair de 2gb, estão encaixadas nos slots de mesma cor, já troquei para outras posições, e nada, será que alguém sabe o que fazer.

Agradeço desde já.

minha configuração:

E8400

2x2gb corsair

Mobo: P45T-A.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais