Ir ao conteúdo

M2N4-SLI só liga quando quer [+YOUTUBE]

Lepri

Posts recomendados

Postado

Primeiramente vou explicar o problema desde o começo.

A config é:

ASUS M2N4-SLI

Athlon x2 4200+

2X 1GB DDR2 667 Markvision

eVGA 7900GS KO

160GB SATA2 SAMSUMG

DR HANK 500W REAL (ja testei outra fonte, mas o problema continuava)

Depois de mais ou menos um ano depois de comprar o computar e nunca ter tido problemas ou feito overclock, desliguei ele numa noite e fui religar no dia seguinte, mas ao ligar ele ligava os coolers (da CPU e da PV), ficava cerca de 3 segundos ligado e desligava ou as vezes ele ligava, mas a luz verde do Power ficava APAGADA com os coolers girando e nada acontecia.

Mas ao ficar algum tempo "forçando" ele a ligar, eu apertava o botao Power, o cooler rodava "ao maximo" como se ainda nao tivesse ativado o controle de velocidade e então o giro "acerta" e o computador começa a funcionar e roda o quanto precisar SEM PROBLA ALGUM.

Depois de um mes com esse problema resolvi levar num tecnico. Ele testou fonte e memorias. Nenhum com problemas.

Como onde moro é uma cidade MUITO pequena, nao tem com quem trocar peças para testar.

Agora ontem estava jogando GTA e de repente a tela travou (ps: a musica continuou tocando) e reiniciei. Mas ao aparecer a tela do boot da asus ficava cheio de pontinhos na tela, como se fosse problema na placa de video. Depois tirarei uma foto, quando conseguir fazer o traste ligar.

O que eu poderia fazer? NINGUEM tem uma plataforma AM2 aqui na minha cidade para que eu teste.

Atualizaçao: comprei uma 7300LE pra testa no lugar da 7900GS, mais agora o micro nao ta afim de liga de vez.

Video:

Postado

bom dia ...

não conheço a sua cidade mas seguinte não tem nenhuma cidde mais próxima para você levar seu micro em uma loja mais especializada ? qto ao seu problema pode ser fonte como tambem a placa de video ... se proximo a sua cidade não tiver nenhuma loja grande recomendo você comprar peças caso tenha $ e tempo em S.P na Sta Efigenia ..

beleza

Postado

veja se não há sujeira na fonte e no cooler, pois provávelmente o cooler deve esta com aquelas bolotas de sujeiras q não está deixando ele fazer sua rotação normal e isso faz com q a pl. não inicie direito..

então se você souber mexer limpe o cooler e abra a fonte para ver se tem muita sujeira dentro

depois posta aqui o resultado

abraço !!!

• mês depois...
Postado
se seu cooler for BOX troque por outro pra ver se resolve

e

veja se os pinos do painel frontal estão ligados corretamente

O problema é compra o cooler box e nao ser ele, vou tenta arruma um emprestado

Os pinos estão ligados certinhos, eu acho. Tanto é que o reset funciona, pois quando ligo e antes dele desliga, se eu aperto o reset ele fica ligadao sem faze nada. Power led funcionando, só nao da pra se o HDD Led ta certo, pois nem chega nele~

desculpa ter abandonado o topico, mais é q isso me extresso muito

O problema continua.

Comprei uma 7300LE pra ve se ele ligava com ela, nada, mesma coisa.

Alguem com problema parecido, solução? :mad:

Postado

naw acredito q seja cooler, pelo contrário diria q cooler naw é.

Teste outra fonte ai, já vi fonte ruim fazer exatamente isso.

Pode ser seu processador tb q foi de fumo. abs

Postado
naw acredito q seja cooler, pelo contrário diria q cooler naw é.

Teste outra fonte ai, já vi fonte ruim fazer exatamente isso.

Pode ser seu processador tb q foi de fumo. abs

você tem problemas pra escreve NAO?

qual o problema

Ja testei 3 fontes, e como ja disse quando liga funciona sem problemas, então nao é o proc. Ja testei ele

Postado

É Lepri, problema meio chato aí prá resolver e também pela dificuldades de peça para fazer os testes, pelo vídeo não dá prá dizer nada não, até porque, aqui a imagem tá meio escura e trêmula.

Sei que você disse já ter desmontado o micro todo e montado novamente, trocou placa de vídeo, emfim, já fez uma série de procedimentos e não resolveu, mas faz isso novamente e tenta ligar o micro com o mínimo de peças necessária para o funcionamento, tipo:

Placa mãe, processador com pasta térmica nova, apenas um pente de memória e HD.

Se a placa mãe tiver vídeo onboard, não coloque a placa de vídeo avulsa, habilite o vídeo onboard, não ligue mais nada: CD/DVD, drive de disquete (se tiver), qualquer outra placa de expansão (PCI), emfim; tenta ver se funciona apenas com as peças que te falei, se não funcionar, aí meu camarada, eu já passo a suspeitar de problemas com a placa mãe.

Obs. Tenta com um pente de memória e depois com o outro e não se esqueça de limpar bem os contatos da memória e placa de vídeo (se usar ela).

Outra coisa, veja se a placa mãe não está encostando no chassi.

Boa sorte.

Postado

Obrigado pela resposta.

Notei que sempre que ele "pega no tranco", a rotaçao do cooler é diferente, nao sei se mais rapida ou mais lenta, so noto diferença no ruido.

Pode ser problema com ele tambem?

--fazendo outro video--

Postado

Cara, com relação a velocidade de rotação do cooler, existem determinados modelos de placas mãe que vão ajustando essa velocidade automaticamente, a medida em que o processador vai aquecendo, então essa velocidade aumenta quando o processador aquece e a velocidade diminui quando a temperatura baixa.

Com relação ao novo vídeo, não acho muito necessário, pois dificilmente pelo monitor dá prá ver quando um capacitor está estufado ou vazando o líquido, veja aí você mesmo se isso está ocorrendo.

Obs. Não esqueça de que se o micro funcionar, ver como está a temperatura do processador e placa mãe, o everest te dá essas informações e a bios (setup) também.

Abraço.

Postado

Libra, quando ele ligava, proc fikava entre 35~50 idle/full, mobo 30~50

Quanto aos capacitores, vi um por um, nenhum estufado, nenhum vazado ou com aparencia estranha, estão todos iguais, vou tirar 4 fotos da placa-mãe em 1600x1200 em diferentes locais para você examinar.

Postado

Boa, a temperatura está boa, está dentro do normal, agora, será que esse problema dele não querer ligar, só ligar depois de muito insistir, será que não é problema no botão power ou no conector desse botão que é ligado na placa mãe?

Obs. Retire esse conector da placa mãe e coloca novamente, pode ser algum mau contato.

Postado
Boa, a temperatura está boa, está dentro do normal, agora, será que esse problema dele não querer ligar, só ligar depois de muito insistir, será que não é problema no botão power ou no conector desse botão que é ligado na placa mãe?

Obs. Retire esse conector da placa mãe e coloca novamente, pode ser algum mau contato.

Ja tentei também, ja montei a placa-mãe fora do pc (em cima de uma espuma daquelas que vem embaxo delas na caxinha) e liguei usando uma chave de fenda dando um "curto" nos 2 pininhos onde encaxa o power, ele ligava mais do mesmo jeito, desligava depois de algunns segundos.:(

To postando as fotos dos capacitores, a qualidade nao é das melhores devido falta de luz dentro do gabinete, mas acho que da pra te uma noção, tirei de todos os capacitores possiveis em diferentes angulos.

dsc00398db7.jpg

dsc00399cf6.jpg

dsc00400ix9.jpg

dsc00682fy4.jpg

dsc00683pl0.jpg

dsc00684xw2.jpg

dsc00685mg1.jpg

dsc00686gf2.jpg

dsc00687ro4.jpg

Postado

Pelo que deu prá observar nas fotos, não tem nenhum capacitor estufado.

Mesmo não tendo feito nenhum tipo de overclock, você já olhou no setup prá confirmar se as configurações de clock do processador estão corretas, de acordo com o seu processador? Hum! Pior que nem dá prá você ver isso agora, já que o micro não liga.

Bom Lepri, não sei mais o que te dizer já que não tem como você conseguir as peças para teste.

O ideal seria se você tivesse algum colega com um micro compatível com o seu, aí você levava as suas peças para testar no micro desse colega.

Boa sorte aí.

Postado
Pelo que deu prá observar nas fotos, não tem nenhum capacitor estufado.

Mesmo não tendo feito nenhum tipo de overclock, você já olhou no setup prá confirmar se as configurações de clock do processador estão corretas, de acordo com o seu processador? Hum! Pior que nem dá prá você ver isso agora, já que o micro não liga.

Bom Lepri, não sei mais o que te dizer já que não tem como você conseguir as peças para teste.

O ideal seria se você tivesse algum colega com um micro compatível com o seu, aí você levava as suas peças para testar no micro desse colega.

Boa sorte aí.

cara, por incrivel que pareça, to no meu X2 agora e funcionando desde ontem as 10 da noite. Ta funcionando perfeitamente. Sim, as configuraçoes estão normais, tensão todas em auto, multiplicador 11x200.

Já cheguei com meu x2 windsor a 2700 com memorias emprestadas, mas esquentava muito e nao tive paciencia pra fica testando.

To com ele ligado aqui, você nao sabe como foi a emoçao de quando ele bipo, parecia Brasil ganhando a copa \o/.

Ele ligo depois de eu ficar forçando ele daquele jeito.

Obrigado pela paciencia. Vou dar um jeito de pegar algumas peças com alguem.

PS: Temp ambiente tá no minimo uns 30º aqui agora.

Agora queria saber sobre minha 7900GS, ela ligava com umas imagens meio estranhas, com uns ricos na vertical, mas depois faço um topico na area correta para isto.

Agradecido. :)

post-318738-13884948736054_thumb.jpg

Postado

Cara, desculpe a demora em responder, mas é que fiquei dois dias sem internet por conta da operadora.

Estou muito feliz que tenha conseguido resolver o problema, bom, vou trancar o tópico como resolvido, qualquer copisa é só pedir para reabrir.

Abraço

Libra.

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!