Ir ao conteúdo

Meu primeiro Note - Duvidas basicas?

gamalazer

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Ganhei de presente meu primeiro Note. E estou super contente, pois considerei uma excelente maquina (qualquer coisa ganha é muito bom). Vou listar a configuração para que vocês possam me ajudar nas duvidas basicas de alguem que nunca usou ou trabalhou com um note.

Dell Inspiron 1525

Celeron 2Ghz / 2GB DDR2 / HD Sata 5400rpm 120GB / Gravador DVD 8x / WebCam integrada / Placa wireless Dell 1490 / BlueTooth 2.0 / leitor de cartao 8 em 1 / Bateria de 9 celulas / Vista 32bits + 4 anos de garantia total Dell

Vamos iniciar com o meu perfil de uso e depois algumas duvidas sobre a maquina (estou comparando com o uso do meu desktop):

Usarei a maquina apenas para trabalho. Meu trabalho pede navegação simples na internet e uso de word e excel. Terei nele tb minha agenda e calendario, para ter sempre em maos emails e telefones (função de agenda mesmo). Logico que de vez enquando assitirei alguns filmes (funçaõ de um DVD portatil) e usarei ele para projetar apresentações. Nao usarei nada para jogos ou programas que precisem de CPU veloz e video parrudo.

As duvidas são:

1. É normal o note ter mais processos ativos do que um desktop? O meu desktop tem em media 45 processos, o note sem ter nada aberto tem 75 processos! O Vista ativa mais processos que o XP?
  2. Meu note, simplesmente com o windows aberto faz com que o CPU seja utilizado em 10 a 12%. Sem nada rodando! Meu desktop fica como XP aberto em 1 a 5%. É normal, devido a ser Vista e a ser um celeron (o CPU acaba precisnado ficar mais tempo em uso para rotinas simples)?
  3. É fácil fazer upgrade em um note (especificamente o meu)? Se mais pra frente desejar aumentar HD (colocar um de 7200rpm), mais memoria e outro CPU é possivel?
  4. No meu caso a placa de video é integrada. Mas ele tem um slot de express card disponivel. Posso usar uma placa de video mais potente nesse slot, caso queiro um note pra jogar ou trabalhar com graficos mais pesados?
  5. Teclado de note quebra fácil? Tenho lido muitos post que orientam a usuarios de note que digitam bastante a comprarem teclados. Mito ou verdade?
  6. Posso virar o note de cabeça pra baixo com ele ligado? Isso danifica algum hardware?

Bem essas sao minhas duvidas inicias. A configuração do meu desktop segue em minha assinatura. Irei aos poucos, colocandomais duvidas e relatando minha experiencia ao usar pela primeira vez um Note.

• Membro VIP
Postado

Primeiramente, bela maquina. :)

Cara, para suas tarefas ele da e sobra.

1- é normal, o vista usa mais processos mesmo. Tem mais gerenciamentos de hardwares e programas.

2- Sim normal ele ficar oscilando em processamento do SO, o vista fica checando o que tem na memoria, testando hardwares, vendo conectividade sem fio ou com fio e outros.

Mais recomendaria você a colocar XP sp3, ficaria mais leve e melhora o desempenho.

Postado
Primeiramente, bela maquina. :)

Cara, para suas tarefas ele da e sobra.

1- é normal, o vista usa mais processos mesmo. Tem mais gerenciamentos de hardwares e programas.

2- Sim normal ele ficar oscilando em processamento do SO, o vista fica checando o que tem na memoria, testando hardwares, vendo conectividade sem fio ou com fio e outros.

Mais recomendaria você a colocar XP sp3, ficaria mais leve e melhora o desempenho.

Valeu! Vou usar mais o vista pra poder aprender algumas coisas novas. Depois posso voltar pra XP nele e colocar o vista no desktop.

Se você puder, olhe o primeiro post, que quando estava editando você acabou respondendo o topico. Se puder me jaudar nessas tb, fico agradecido.

Tenho feito algumas das dicas colhidas aqui no forum para deixar o vista mais leve. As que consegui fazer senti efeito. E tb tenho seguido o conselho de nao colocar nada de pesado instalado. To usando o OfficeBR, retirei o PDF da Adobe e coloquei um muito, mas muito mais leve. Nao tenho o windows mwdia player..uso o sistema que a Dell oferece (Dell media direct) e tenho gostado.

De qualquer maneira, to parendendo e com o tempo irei descobrindo as melhores formas de usar. To pesquisando dicas e topicos sobre cuidados com a bateria. Depois vou postar aqui um resumo do que achei pra ver se todos concordam e se ira surgir alguma dica nova.

Postado

Cara to querendo pegar um inspiron com uma configuração muito parecida ou igual a sua

qual preço conseguiu nele??

se puder falar tranquilo se nao puder nao tem problema também

abraçoss

Postado
3. É fácil fazer upgrade em um note (especificamente o meu)? Se mais pra frente desejar aumentar HD (colocar um de 7200rpm), mais memoria e outro CPU é possivel?

4. No meu caso a placa de video é integrada. Mas ele tem um slot de express card disponivel. Posso usar uma placa de video mais potente nesse slot, caso queiro um note pra jogar ou trabalhar com graficos mais pesados?

5. Teclado de note quebra fácil? Tenho lido muitos post que orientam a usuarios de note que digitam bastante a comprarem teclados. Mito ou verdade?

Posso virar o note de cabeça pra baixo com ele ligado? Isso danifica algum hardware?

Vamos lá:

3. É fácil fazer upgrade de HD e RAM no note, mas confirme com a DELL se você não perderia a garantia deles caso trocasse, por exemplo, o HD ou CPU (RAM eu tenhon quase certeza que não perde garantia).

4. São raríssimas e caríssimas as placas de vídeo externas para notebook. Elas são mais caras do que um computador novo. Ou seja, não vale a pena.

5. Teclado não quebra fácil. Mas pode haver desgaste com o tempo (teclas apagadas ou a tecla de espaço ficando muito "brilhosa"). Se você digitar muito, mas muito mesmo, eu recomendaria um teclado.

6. Eu não faço a menor ideia se você pode virá-lo de ponta cabeça.

Na dúvida, não faça isso. Imagino que, em razão de os discos do HD trabalharem a uma distância mínima, virá-lo dessa forma pode vir a prejudicá-lo.

Postado
Valeu! Vou usar mais o vista pra poder aprender algumas coisas novas. Depois posso voltar pra XP nele e colocar o vista no desktop.

Se você puder, olhe o primeiro post, que quando estava editando você acabou respondendo o topico. Se puder me jaudar nessas tb, fico agradecido.

Tenho feito algumas das dicas colhidas aqui no forum para deixar o vista mais leve. As que consegui fazer senti efeito. E tb tenho seguido o conselho de nao colocar nada de pesado instalado. To usando o OfficeBR, retirei o PDF da Adobe e coloquei um muito, mas muito mais leve. Nao tenho o windows mwdia player..uso o sistema que a Dell oferece (Dell media direct) e tenho gostado.

De qualquer maneira, to parendendo e com o tempo irei descobrindo as melhores formas de usar. To pesquisando dicas e topicos sobre cuidados com a bateria. Depois vou postar aqui um resumo do que achei pra ver se todos concordam e se ira surgir alguma dica nova.

Olha, existem tópicos "quilométricos" aqui no Fórum sobre o Inspirion 1525 e, se não me engano, uns 2 ou 3 reviews.

Você já deu uma lida neles ?

• Membro VIP
Postado

Opa,

3- Memoria e hd é traquilo e barato, desde que não compre direto da dell porque é muito caro. Processador, é mais caro mas tocar é bem simples.

4- Sim tem algumas gpus em express card, não sei se o desempenho é satisfatorio, mais com certeza deve melhorar um pouco.

5- do teclado é mito, o que acontece é desgastar as letras ou ate mesmo a pintura. Mais isso varia de modelo para modelo, e também porque é mais fácil um teclado externo por ter teclado numerico e coisa e tal.

6- o maior cuidado é com hd, porque ainda é uma parte mecanica, movimentos bruscos ou impactos podem danificalo. Mas claro isso varia também de modelo de note, marca de hd.

Postado

Discordo completamente de comprar um teclado pro notebook. Perde-se a mobilidade desejada.

Sem falar que pra quebrar um teclado, mesmo esses de "15 reau" de desktop tem que ter cascos no lugar de dedos...

Postado
Cara to querendo pegar um inspiron com uma configuração muito parecida ou igual a sua

qual preço conseguiu nele??

se puder falar tranquilo se nao puder nao tem problema também

abraçoss

Falo tranquilo: Como ganhei de presente, meu tio pagou R$ 2.500,00. Mas nao se assuste! Ele me mostrou um email de propaganda que a Dell mandou pra ele (ele compra muitos micros na Dell para a empresa) com uma promoção desse note por R$1.600,00 divididos em ate 12x no cartao. Mas ele quis melhorar a maquina e colocou a bateria de 9 celulas + 4 anos de garantia total + placa de rede sem fio top (nao é a quem vem de fabrica) + tela especial (tb nao e a que vem de fabrica). Tirando tudo isso você leva um note desse por R$1.600,00 fácil. Ta ate tendo propaganda na televisao. Como tenho filho pequeno e uso o note numa bolsa pra cima e pra baixo precisei dessa garantia contra liquido no teclado, riscos na tela, vazamentos do LCD e etc. Agora a decisão é sua. Boa sorte!

Vamos lá:

3. É fácil fazer upgrade de HD e RAM no note, mas confirme com a DELL se você não perderia a garantia deles caso trocasse, por exemplo, o HD ou CPU (RAM eu tenhon quase certeza que não perde garantia).

4. São raríssimas e caríssimas as placas de vídeo externas para notebook. Elas são mais caras do que um computador novo. Ou seja, não vale a pena.

5. Teclado não quebra fácil. Mas pode haver desgaste com o tempo (teclas apagadas ou a tecla de espaço ficando muito "brilhosa"). Se você digitar muito, mas muito mesmo, eu recomendaria um teclado.

6. Eu não faço a menor ideia se você pode virá-lo de ponta cabeça.

Na dúvida, não faça isso. Imagino que, em razão de os discos do HD trabalharem a uma distância mínima, virá-lo dessa forma pode vir a prejudicá-lo.

Valeu pelas dicas. Irei checar com a Dell e posto aqui as recomendações sobre garantia.

Olha, existem tópicos "quilométricos" aqui no Fórum sobre o Inspirion 1525 e, se não me engano, uns 2 ou 3 reviews.

Você já deu uma lida neles ?

To pesquisando todos eles. Mas o que desejo com esse topico e tentar ajudar outros usuarios de primeiro note. Normalmente com essas duvidas iniciais, do tipo: se pode fazer upgrade, se e normal ter mais processos ativos, se pode funcionar com o note virado, se o teclado quebra fácil....coisas basicas que acabam chegando na gente. E como nunca usamos um note, podemos achar que é verdade. Mas valeu pelas dicas.

Opa,

3- Memoria e hd é traquilo e barato, desde que não compre direto da dell porque é muito caro. Processador, é mais caro mas tocar é bem simples.

4- Sim tem algumas gpus em express card, não sei se o desempenho é satisfatorio, mais com certeza deve melhorar um pouco.

5- do teclado é mito, o que acontece é desgastar as letras ou ate mesmo a pintura. Mais isso varia de modelo para modelo, e também porque é mais fácil um teclado externo por ter teclado numerico e coisa e tal.

6- o maior cuidado é com hd, porque ainda é uma parte mecanica, movimentos bruscos ou impactos podem danificalo. Mas claro isso varia também de modelo de note, marca de hd

Valeu pelas dicas!

Discordo completamente de comprar um teclado pro notebook. Perde-se a mobilidade desejada.

Sem falar que pra quebrar um teclado, mesmo esses de "15 reau" de desktop tem que ter cascos no lugar de dedos...

beleza, mas que pode faciliatr na hora de digitar muito pode. Tem uns teclados que dobram, sendo vendidos por ai. Sera que presta? Eles iriaam manter a portabilidade do note.

Postado

Pessoal,

Nao sei se sao duvidas do note ou do vista32, mas se puderem me ajudar:

No meu micro tem um arquivo chamado "digital line detected" na pasta iniciar. Isso seria util para alguma coisa? Posso retirar de la e ate mesmo desinstalar ele?

Outro arquivo que nao entendo é o: "Net Waiting". Pra que serve? Posso desinstalar ele tb? To perguntando, pois como o micro é da dell pode vir muitos arquivos e programas que nunca usarei e acabam ocupando memoria e fazendo meu micro ficar lento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!