Ir ao conteúdo

Tela azul sem motivo aparente

rxrocha

Posts recomendados

Postado

Meu problema é o seguinte: meu pc trava sem explicação nas mais variadas tarefas. Hoje fui jogar Warhammer 40000 e após uns minutos apareceu uma mensagem de "erro de execução de dados". Sempre que isso aparece o processo explorer.exe é reiniciado.

Até aqui tudo bem, o pior são as telas azuis: às vezes aparecem quando estou ouvindo música, jogando, mas já aconteceu apenas porque o PC estava ligado (sem nenhum programa rodando, só os do systray). Na mensagem de erro diz pra verificar hd, bios, memória, etc. Depois aparece as informações técnicas, com uns números assim: 0x0000008e (0xc0000005, 0x8057d0aa, 0xb6e619fc, 0x00000000). e aparece "despejo de memória física". Parece que esses números mudam em cada erro. E algumas vezes aparece nessa mensagem algo sobre problemas com o win32k.sys.

Ainda não descobri um padrão pra esses erros, parece ser aleatório. Meu computador é bem novo, a configuração é essa:

Windos xp sp3

directx 9.0c

proc. Athlon 64 x2 dual core 5200+ (2700 mhz)

placa mãe asus m2a-vm hdmi

vídeo GeForce 9600 gt 512mb gigabyte

ram 2gb kingston

hd samsung hd250hj (250 gb)

fonte vx450w corsair

quanto à temperatura, uso o everest pra monitorar, nesse momento tá assim:

volt. núcleo cpu: 1.4

cooler processador: 3.1

temp hd: 29

temp gpu: 50

temp cpu núcleo 2: 18

temp cpu núcleo 1: 12

temp processador: 25

temp placa mãe: 34

E o meu case indica uma temperatura interna de 27 graus.

Ah, um detalhe: eu uso o windowblinds, meu primo me disse que já leu em vários fóruns dizendo que ele gera muita incompatibilidade e pode ser responsável por esses erros.

Também já rodei o memtest e não deu problema.

Agradeço desde já e espero que alguém possa me ajudar!

Pelo que percebi, sempre que uso o winamp junto com outro programa (msn, firefox, qualquer um) o pc trava e aparece a tela azul. Mas ainda não descobri os outros motivos. E sobre o windowblinds, já desinstalei e continua travando.

Postado

Estou quase no mesmo barco, memorias boas.. mas a maldita tela azul não para de aparecer.

Me responde uma coisa.. essa tela azul começou depois que você comprou essa placa mãe?

Postado

foi depois da placa-mãe. O pc é novo, antes era outro computador. não fiz um upgrade, simplesmente comprei outro pc novo. só que não tenho sossego por causa dessa tela azul.

Postado

Depois que você trocou o placa mãe você instalou o windows ou ja pegou ele instalado?

Mas pode ser a placa mãe.. algo erro no controlador de memoria dela

Postado

meu primo montou o computador todinho (ele fez faculdade de informática, não é "curioso") e aí peguei um cd do xp professional pt-BR que já veio com o sp3. Meu primo disse que no pc dele nunca deu problema. Mas nem ele tá sabendo resolver meu caso.

Li em alguns lugares que era só baixar a frequência da memória (acho que é esse o termo correto). A minha tava tudo no Auto (olhei na BIOS) aí mudei pra Manual e selecionei 533 MHz, mas aí o pc nem completou o boot, então voltei pro Auto porque fiquei com medo de mexer demais e estragar de vez.

Postado

informações importantes: quando meu primo montou o meu pc ele não passou a pasta térmica no processador. Meu processador é box, e segundo o manual ele já vem com uma pasta "pré-aplicada". O cooler do processador tb é o que veio com ele (da AMD), não comprei outro.

Rodei o teste de estabilidade do everest e no teste do processador deu "hardware failure".

Me disseram que eu deveria trocar o cooler do processador por um melhor, tipo Zalman e acrescentar mais uma ventoinha na minha case.

Postado

passei a pasta térmica, mas não mudou nada. Já ocorreram várias bsod diferentes: irql not less or equal, page fault on non paged area, e as vezes simplesmente diz que o windows teve um erro e parou de funcionar, sem especificar nada.

Olhando no relatório de eventos, aparece um monte de erros no explorer.exe (de vez em quando minha barra de tarefas "some e aparece de novo" sem explicação) e muitos erros com aplicativos diferentes, como media player e outros programas simples.

Tô ficando maluco, são vários erros diferentes, não sei mais o que fazer... :(

Postado

update: o memtest achou 0 erros. creio que a memória está intacta.

estou usando o windows no modo de inicialização seletiva e aparentemente o sistema ficou bem mais estável, até agora só uma tela azul - testei abrindo vários programas ao mesmo tempo, jogando, e por enquanto tá tranquilo.

Mas ainda tem o problema do alerta de prevenção de execução de dados, que do nada fecha minha barra de tarefas, mas ela volta ao normal na hora e não interfere nos programas abertos.

Postado

Bom vamos lá..

1 - No cd da placa mãe vem um programa chamando AsusProbe, instala ele e verefica as temperaturas do Processador e da placa mãe e depois me fala

2 - Se possivel tirar uma foto da tela azul e postar aqui para ficar mais fácil te explicar.

3 - Você tem alguma placa ligas nos PCI da placa mãe? Tipo rede, som algo assim?

Na bios você não vai mexer na frequencia e sim na tensão do processador que deve ser 1.30 você pode abaixar ele para 1.25v para ficar instavel. Mas antes cheque com o programa que te falei ele vai dizer a quanto esta sua tensão do processador e se ele esta esquentando mesmo.

Postado

dados do PC Probe:

Vcore - 1.36v

+3.3 - 3.26v

+5.0 - 4.89v

+12.0 - 12.16v

CPU - 36°C

MB - 31°C

O cooler do CPU tá rodando numa média de 3080 a 3090 rpm.

a única placa que tá ligada na MB é a de vídeo (GeForce 9600GT).

Há dois dias eu fiz uma restauração do sistema por causa de um software que travou meu pc - restaurei para o dia 18 - e desde então não vi mais telas azuis. Mas acho que é coincidência, pois as BSODs aconteciam desde a primeira vez que liguei o computador. Na próxima, posto uma foto aqui.

enviei duas imagens: a primeira ocorreu agora, a segunda foi no início do mês.

post-366085-13884948348504_thumb.jpg

post-366085-1388494834915_thumb.jpg

Postado

verifique todos os drivers existentes para constatar se há algum não assinado digitalmente, clique em Iniciar > Executar digite sigverif e tecle ENTER. Esse arquivo

win32k.sys é do windows mesmo, se possivel reinstalar o windows formantando o micro. Mas pode ser algum driver ou programa que está "zuando" esse arquivo de sistema do windows.

PS: Já passou MEM TEST para descartar as memorias?

Se você preferir abaixe a Vcore para 1.30 ou 1.25 para realmente ficar estavel o processador.

Postado

Já executei o Memtest durante 10 horas seguidas, o número de erros foi zero...

Tem um driver não assinado: icwhelp.dll - c:\arquivos de programas\internet explorer\connection wizard. Não sei se tem importância, mas só uso o firefox.

Mudei a tensão da CPU pra 1.30 e o PC Probe tá mostrando 1.33. Vou fazer alguns testes, se não der certo, mudo pra 1.25. Depois posto os resultados aqui.

P.S.: gostaria de agradecer de uma vez a ajuda de todos.

Tá cada vez mais difícil... mais uma BSOD, há 10 minutos atrás. E é diferente das outras. segue foto (ficou ruim, mas dá pra ler - foi mal...)

Mais uma diferente, ocorrida agora. Detalhe: minha fonte é uma Corsair VX450W, será que ela não tá dando conta da minha configuração? (postei a config na primeira msg do tópico)

P.S.: peço a algum moderador que junte meus últimos posts em um só, não sei como fazer isso por causa das imagens... me desculpem

Hoje ocorreram mais umas três BSODs aí fui verificar a BIOS e vi que ela está desatualizada. Mas no site da fabricante tem várias versões mais atuais, então eu fiquei na dúvida: posso atualizar direto pra última versão ou devo passar por todas elas? A última versão engloba as correções das outras tb?

post-366085-13884948358704_thumb.jpg

post-366085-1388494836008_thumb.jpg

Postado

A BIOS você pode atualizar para a ultima versão direto

Peço por gentileza que procure este arquivo no seu PC nv4_disp.dll

esse arquivo está acusando em uma dessa da tela azul, as vezes é esse mesmo que está com problema... ve de qual programa ele é e me informa.

Postado

achei dois arquivos com o mesmo nome:

um tá na pasta c:\windows\system32 e é um driver da minha placa de vídeo (versão 6.14.11.7798)

o outro tá na pasta c:\windows\system32\ReinstallBackups\0001\DriverFiles - é uma versão mais antiga desse mesmo driver (6.14.11.7516).

Postado

Tá, agora vamos analisar o problema na placa de video. Tente reinstalar o driver ou pegar um mais novo para ver se resolve o problema. Pode ser também problema de alimentação de energia para sua placa de video.. 9600 consome mais ou menos uns 140w.

Postado

o driver da placa de vídeo é a versão mais nova e a fonte tá tranquila. Acho que vou voltar pro SP2 mesmo, tá difícil ficar sem poder usar o PC.

Peço a algum moderador pra encerrar o tópico. Se eu precisar depois, abro outro. Obrigado a todos que me ajudaram.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...