Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar os seus MP3


Visitante

Posts recomendados

E ai amigos do fórum!!!

Como sei que todos gostam de Mp3 é claro decidi colocar umas dicas de como melhorar seus Mp3's!!!

Antes vou falar um pouquinho do mp3!!!

Desenvolvido e lançado em 1987 por Fraunhofer-Gesellschaft, utiliza um banco de filtros e algoritmos de compactação para reduzir os arquivos de músicas, que no seu formato original, 1 minuto de áudio ocuparia em torno de 12 MB, em mp3 cai para 1 MB, ou seja, uma taxa de compactação de 12:1, com pouca perda de qualidade. Ai você se pergunta, como isso é possível? Simples, o algoritmo de compactação do mp3 corta as freqüências altas, acima dos 20 kHz, que não são audíveis por nós (nossos ouvidos captam freqüências entre 20 Hz e 20 kHz), nisso o arquivo já fica bem menor. Ai lá vem outra pergunta, oras, senão podemos ouvir porque colocam essas freqüências? Bem, isso é mais complicado, primeiro porque alguns especialistas afirmam que embora não podemos ouvir tais freqüências, podemos senti-las, agora, não fique se lamentando por todas as sensações que você perdeu ouvindo seus mp3, pois apenas aparelhos de som profissionais com resposta a uma grande faixa de freqüência podem reproduzi-las.

Conjuntamente a isso é usado o sistema Perceptual Noise Shaping, que utiliza o banco de filtros para pegar amostras do sinal, e através do algoritmo de compactação gera um novo sinal, menor em tamanho, mas com o mesmo som perceptível aos nossos ouvidos, porque quando duas freqüências muito próximas são executadas ao mesmo tempo, somente percebemos o mais forte, é ai que entra o outro corte, o mp3 diminui o número de bits do sinal mais fraco e mantém o forte, que é o que ouvimos, por isso não percebemos diferença, e o arquivo ficou bem menor, com pouquíssima perda de qualidade.

Bom, agora já sabemos como um arquivo de 12MB vira um de 1MB com o mesmo som, então vamos dar uma pincelada na língua do mp3, pra você não ficar perdido quando entrar num grupo de discussão de mp3.

1. O que é esse tal de bitrate? (Umas das dúvidas mais comuns!)

É a taxa de compactação, geralmente usa-se 128 kbps, ou seja, são processados 128 kb por segundo, o que gera um arquivo com um bom tamanho, aproximadamente 1 minuto=1 MB, e qualidade próxima de CD, pode-se usar outros bitrates (taxas), quanto mais baixo o bitrate, menor será o tamanho e a qualidade do áudio, caso queira uma qualidade melhor, recomendo que se use no máximo 160 kbps, pois acima disso o ganho de qualidade é imperceptível e o tamanho do arquivo ficará enorme.

2. Bem...

No resto é melhor não mexer, como a taxa de amostragem, a que é usada nos CDs é 44.1 kHz, ou seja, 44100 amostras por segundos, que é o que forma a música digital. E 16 bits, que é a quantidade de bits necessários para obter a melhor qualidade possível.

Agora você terá a configuração ideal para seus mp3, 128 kbps, 44.1 kHz e 16 bits. Agora é só ripar seus cds! Voc~E não sabe o que é ripar?

Tudo bem, nínguem nasce sabendo mesmo!!!

Vamos para um vocabulário básico:

Ripar - É o processo de extrair o áudio do CD para o computador, pode-se ripar para WAV, que é formato padrão de música do windows e depois com a ajuda de um encoder (calma! A gente chega lá) converter para mp3, ou já ripar direto para mp3;

Encoder - Converte WAV para mp3;

Decoder - Faz o contrário. De mp3 para WAV (claro né!);

Codec - COder, DECoder, são algoritmos que o windows usa para decifrar (tocar) os arquivos.

Bem agora você pode conversar de mp3 com qualquer um, mais vamos deixar de lado essa coisa toda e vamos logo para prática!

Um dos problemas que se encontra com facilidade é aquelas músicas ao vivo que no final dela fica aquela galera gritando e de repente acaba a música, fica meio estranho, uma boa solução é aplicar um fade-out (aquele efeito que o som vai diminuindo devagar até chegar ao silêncio), um programinha pequeno e fácil de usar é o Mp3Trim, onde você escolhe a faixa de tempo do final (geralmente uns 10 segundos) que quer aplicar o efeito, o ritmo que o som vai diminuindo e pode dar uma escutada antes para ver se está certo, e pronto é só salvar.

Outro problema comum é um tempo muito grande de silêncio antes ou depois da música, para isso use o Mp3DirectCut, ele mostra o gráfico da música, dai fica fácil, é só escolher o intervalo, como se estivesse selecionando um texto e clicar no botão "cut", escute a música, se estiver bom, salve, pronto acabou o problema.

Quando você tiver uma certa quantidade de mp3's, irá perceber que alguns são mais altos ou mais baixos que outros, para resolver isso é só normalizar (deixar no mesmo volume) com o Mp3Gain, é só escolher a música ou pasta onde estão, mandar ele analisar (radio analysis), escolher o volume que você quer que fique, geralmente usa-se entre 93 e 95 dB que é a média dos cds originais, ai fica a seu gosto, e aplicar o volume escolhido (radio gain). Vale ressaltar que tem vários programas que fazem isso, mas alguns normalizam pelos picos de volume, outros, como esse, fazem pela média, o que no final gera um resultado melhor. Outra vantagem do Mp3Gain que ele tem linguagem para o português junto do programa, ou seja, da para deixar ele em português depois de instalado!

Pronto, você já pode fazer uma faxina nos seus mp3's e deixa-los do seu gosto. Agora que você pegou gosto pelo mp3, vê aquele monte de cds e quer ripar para mp3 (é, agora você sabe o que é ripar...ehehehe), um bom programa para isso é o CDex, é só colocar o cd no drive, clicar em CDDB para ele pegar os nomes das faixas e do cd (não esqueça de colocar seu email na configuração do CDDB, senão ele não funciona), e clicar no botão MP3, ele irá copiar seu cd inteiro para mp3 direto.

Bom, agora você já é o mestre Jedi nos mp3, se tiver um gravador de cd, já vai começar passar pela sua cabeça em tirar aquele monte de mp3 do disco e colocar em cd, até ai tudo bem, mas quando você tiver algumas dezenas de cds, cada um com umas 160 músicas, vai perceber que um pouco de organização iria ajudar muito, um programa para controlar seus cds de mp3 e diretórios no disco, é o ListMaker, com ele é só colocar o cd no leitor, especificar o nome da lista, geralmente o número ou nome que você coloco no cd, e clicar em criar lista, pronto, em 1 segundo ele lê o cd e cria a lista, a mesma simplicidade é para seus diretórios, é só mostrar o caminho que ele faz a lista de tudo que tem lá, simples, rápido e fácil. Ai você me pergunta, ta, então quando quiser achar uma música tenho que ler todas as listas? Grande ajuda!..... Não, ele possui sistema de busca, é só digitar alguma coisa, como o nome da música ou do cantor ou banda, e pronto, ele te mostra em que lista que ta, e como você gravou as listas pelos números ou nome do cd, prontinho, já sabe em que cd que ta.

Agora, além disso, você também pode criar as listas e imprimir como capas para o cd, ai é só dá uma olhada na capa e você já sabe o que tem lá dentro, recomendo o CDRLabel para fazer esse serviço.

Pronto, agora é só pegar um player (programa para tocar) para ouvir seus mp3, sem erros agora. O Windows Media Player toca os arquivos mp3, porém ele é um pouquinho pesado, mas existem vários players gratuitos na internet, recomendo o Winamp, tem suporte a skins (peles), trabalha com playlists, edita tags, possui várias equalizações pré-definidas, e um monte de plugin-ins disponíveis no site do fabricante.

Eu falei que iria colocar um link bem fácil para clicar e baixar o programa mais to cansado... Nesta página você pode encontrar os programas que falei e muitos outros do gênero!!!

Espero ter ajudado vocês a mexerem melhor com seus mp3s!!! :D

Agora deixa eu escutar uma música por que eu to cansado de escrever e é claro nínguem é de ferro!!!

Obs: Eu coloquei essa dica aqui neste fórum mais não sei se é o melhor lugar para isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei esse tópico por que eu sei que muita gente gosta de Mp3, principalmente com uma boa placa de som e uma caixas massas!!! :D

Qualquer dúvida pode pargunta!!! :P

Futuramente eu coloco os links dos programas falados certinhos para maior facilidade de download!!! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse BlackIce fez um coisa legal, Atos como este valorizam o Fórum,  :-BEER , e dá-lhe mp3...

Aqui uns programas que uso:

1-extrair cd para mp3 - EAC - extract audio copy

2-editar mp3 ou wav - Cool Edit Pro

3-gravar mp3 to cda - Nero

4-ouvir música no pc - WinAmp 2.81

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Primeiro, obrigado pelas dicas - me ajudaram muito!!

Agora estou com problema pra renomear arquivos: tenho muitos cds mp3 (comprados no stand-center/paulista), alguns muito desorganizados, e quero arrumar tudo. Baixei o jj mp3 renamer e nele, após selecionar alguns arquivos, editei no id3 tag editor e no final cliquei em convert. Porém, quando eu voltei ao diretório que acabei de editar, estava tudo la, igualzinho antes.... Reabri o programa e os arquivos, e no programa as edições estavam salvas... existem diferentes formatos de tag.... Será que devo usar algum específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa pouco comum: explicações dadas por alguém que estende mesmo do assunto. Até copiei pra mandar pra minha sobrinha que acabou de instalar um gravador de CDs. Só um palpitezinho: para incluir fade-out ou fade-in eu uso o próprio MP3DirectCut, que também faz a coisa bem feita.

Parabéns - SINCEROS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

BlackIce. Seu tópico está muito bom. Eu mexo a muito tempo com MP3 e nem sabia o significado DA SIGLA Codec.

Para o nosso amigo que quer arrumar as TAGS e os nomes dos arquivos, o melhor programa que tem é o Tag&Rename. Com ele você arruma várias TAGS e nomes de arquivos ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!