Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de cabo flat IDE em gravadora de DVD


S3Tech

Posts recomendados

Estou com uma maquina AT para fazer manutenção que não possiu CD-ROM, e encontrei um problema na hora de instalar o meu gravador de DVD meu cabo flat não entra na IDE da placa porque meu cabo flat é modelo novo. Minha duvida é que se eu usar o cabo flat antigo no meu gravador de DVD o pc reconheceria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de esclarecer alguns pontos,até aonde o meu conhecimento me permite.

Os FLAT CABLES(cabos planos ou achatados) utilizados para HD's e DVD's na atualidade são de 80 vias.Os HD's ATA/66(UDMA66) que já deixaram de existir,ATA/100(UDMA100) e a ATA133(UDMA133),utilizam cabos com 80 vias.O padrão ATA/33(UDMA33) utiliza cabos de 40 vias.Tanto o cabo de 40 vias como o cabo de 80 vias,possuem conectores e encaixes com 40 pinos.Os leitores de DVD'S e os leitores de CD'S se estagnaram no ATA/33(UDMA33),até a minha última verificação,que já se faz um tempo.peço aos meus colegas do fórum que me corrijam se existir um leitor de CD ou DVD ATA/66(UDMA66) ou superior.Mas mesmo que o leitor de CD ou DVD seja ATA/66(UDMA66) ou superior,a "A PINAGEM PERMANECERÁ 40".

Conhecí uma IDE que possuia 44 pinos.Era uma HD de 2.5" da Toshiba que utilizei para um notebook.Mas era uma exceção,pois eram para notebooks e não sei se ainda estão sendo fabricados(foi em meados de 1992 se não me engano).

Como o seu caso é uma leitora de CD ou DVD,fica aqui a minha pergunta:

Como seria o modelo novo do seu flat cable?

Você poderia por gentileza colocar uma ilustração(foto) da mesma?Pois para mim seria muito didático pois só conheço até agora IDE com 40 pinos e 40 vias ou 80 vias.E aproveito para agradecer antecipadamente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de esclarecer alguns pontos,até aonde o meu conhecimento me permite.

Os FLAT CABLES(cabos planos ou achatados) utilizados para HD's e DVD's na atualidade são de 80 vias.Os HD's ATA/66(UDMA66) que já deixaram de existir,ATA/100(UDMA100) e a ATA133(UDMA133),utilizam cabos com 80 vias.O padrão ATA/33(UDMA33) utiliza cabos de 40 vias.Tanto o cabo de 40 vias como o cabo de 80 vias,possuem conectores e encaixes com 40 pinos.Os leitores de DVD'S e os leitores de CD'S se estagnaram no ATA/33(UDMA33),até a minha última verificação,que já se faz um tempo.peço aos meus colegas do fórum que me corrijam se existir um leitor de CD ou DVD ATA/66(UDMA66) ou superior.Mas mesmo que o leitor de CD ou DVD seja ATA/66(UDMA66) ou superior,a "A PINAGEM PERMANECERÁ 40".

Conhecí uma IDE que possuia 44 pinos.Era uma HD de 2.5" da Toshiba que utilizei para um notebook.Mas era uma exceção,pois eram para notebooks e não sei se ainda estão sendo fabricados(foi em meados de 1992 se não me engano).

Como o seu caso é uma leitora de CD ou DVD,fica aqui a minha pergunta:

Como seria o modelo novo do seu flat cable?

Você poderia por gentileza colocar uma ilustração(foto) da mesma?Pois para mim seria muito didático pois só conheço até agora IDE com 40 pinos e 40 vias ou 80 vias.E aproveito para agradecer antecipadamente.

Abraços.

o cabo flat que se encontra na maquina em uso é um cabo flat que não utiliza esse pino do meio bloqueado (como se estivesse um faltando), quando citei pinos me expressei mal, os pinos que eu estou tentando explicar são as cavidades na ponta do cabo. Minha duvida seria se eu utilizasse o gravador de DVD neste cabo flat q é o unico aceitado pela IDE da placa, se funcionaria?

a foto aí essa diferença que estou falando espero ter ajudado seu entendimento .. desde já muito obrigado

post-425712-13884948610875_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pino que está sem o orifício no conector,é o pino 30 que corresponde ao terra.Algumas mobo's antigas e placas controladoras de ide que eram soquetadas em slot ISA possuiam este pino.Sobre o "guia de encaixe" do flat cable,que fica quase no centro do conector,não são todos os cabos que possuem esta guia.Elas servem para orientar a posição que o cabo deve ser conectado.Mas se o seu cabo não possui este "guia",sem problemas,poderá ser utilizado,porém,não se esqueça do posicionamento correto e da orientação da pinagem que citarei logo abaixo.

Quanto a sua dúvida,parto do princípio de que a sua leitora de DVD não possua este pino 30 e o seu cabo deva ser de 80 vias(utilizadas atualmente).

Não haverá problema em utilizar cabos de 40 vias no seu leitor de DVD.Existem alguns relatos de que algumas mobos não conseguem reconhecer o dispositivo soquetado no cabo de 40 vias.Particularmente,não tive este problema,porém vale lembrar que como o cabo de 40 vias é normalmente utilizado em UDMA33,se caso você conectar uma HD IDE neste cabo fazendo conexão primária/secundária,a taxa de transferência cairá drasticamente.Não sei quantas entradas IDE a sua mobo possui,e nem tão pouco se a HD a ser utilizada nesta mobo é SATA ou IDE.Mas recomendo soquetar somente o dispositivo de leitora de DVD neste cabo.

Vale lembrar:Posicione corretamente a pinagem.Pino 01 da leitora deve corresponder ao pino 01 da mobo.A orientação do cabo de IDE que indica a posição do pino 01 é uma coloração diferenciada na extremidade do cabo(geralmente de cor vermelha,azul ou cinza).

Como você irá utilizar somente a leitora de DVD neste cabo,não se esqueça de colocar o jumper no MASTER.

Muitíssimo obrigado pela foto.

Espero ter ajudado.

Se tiver mais algumas dúvidas ou outras novas,poste para os nossos amigos poderem ajudar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos aqui para ajudar.Me desculpe se faltou alguma informação.

samirsantiago,aproveitando,gostaria de lhe pedir um favor.Por gentileza,poderia mandar uma mensagem pedindo para os moderadores encerrarem o tópico caso a sua dúvida já esteja sanada?Muitíssimo obrigado.

Qualquer nova dúvida,poste.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!