Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Tipo... Há alguma diferença entre Bios e Post? Os dois têma  mesma função? Desculpe-me a minha ignorância mas estou aqui o final de semana estudando pois tenho um seminário para apresentar na próxima quarta-feira e estou meio confuso.

O lance é o seguinte.... O papel do BIOS não é fazer todos os testes no pc pra verificar se o mesmo tem problemas de video, teclado entre outras coisas mais? Se for isso então o porque do POST? O POST também não testa a memória, ele não verifica algum erro que possa conter na memória, nos dispositivos de entrada e saída como o teclado e mais?

Eu imaginava que o BIOS, por causa de seu nome, verificava todos os dispositivos de entrada e saída do computador e o POSt verificava outras coisas... Estou meio confuso... Alguém pode esclarecer essa dúvida pra mim por favor?

Valeu pessoal,

Obrigado,

Thiago

Postado

Olá Thiago,

Veja bem. BIOS (Basic Input Output System) nada mais é do que um programa gravado em ROM (memória apenas de leitura) cuja função essencial é controlar todo o hardware. Mal comparando, podemos dizer que é o "cérebro" do computador e tão importante ao seu funcionamento como o Processador (que nesta analogia tosca seria o coração). Desculpe se pareço simplista, é apenas para deixar tudo o mais claro possível.

Já o POST (Power On Self Test), é uma das rotinas realizada pelo BIOS, enquanto software que é. E tem a função de testar se o hardware está em perfeito funcionamento. Portanto, podemos dizer:

BIOS - é um software

POST - é uma das rotinas deste software.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Postado

Entendi mais ou menos Mina mas valeu pela tentativa.. É que estou lendo tantos artigos de tantas fontes e tantos livros que acabo me enrolnado mais ainda pois por incrível que pareça tem muitos livros por aí que não explicam muito bem e deixam muita coisa no ar... Agora por exemplo acabei de ler um artigo dizendo que o BIOS, POST e SETUP são 3 programas. E você me disse que o BIOS que é o programa não é? Pois bem...

Outro exemplo....

O BIOS é um programa, no caso um FIRMWARE, que pode ser do tipo ROM BIOS ou FLASH BIOS, instalado na memória ROM, certo? Mas eu li hoje que o BIOS é um software gravado em um chip da PLACA-MÃE....? Esse chip seria o que? Desculpe-me a minha ignorância... Eu não tive essa aula.. O professor, com toda sua experiência, achaou melhor agente mesmo estudar uma matéria que não foi dada, fazer um seminário e dar uma aula para os outros alunos e contar isso como prova e matéria dada para a última verificação.. aí eu tô correndo com as coisas aqui e tentando aprender tudo na marra!

Então voltando.... Aí tudo bem.. no caso o BIOS é um programa e o POST é uma rotina dele certo? O BIOS em si não faz nada... na verdade quem faz é o POST, né? E o SETUP? Ele é um programa de verdade gravado na placa ROM como o BIOS?

Pô.. eu tô por fora legal mesmo.....

T.C

Postado

É o seguinte:

Na placa mãe existe um chip ROM (Read only memory - memória somente leitura) chamado Bios, este pode ser soldado na placa ou encaixado em um soquete e pode ser do tipo MASKROM, PROM, EPROM, EEPROM e FLASHROM, cada um com sua caracteristica.. Este chip é colocado pelo fabricante da placa-mãe e contem as caracteristicas do modelo da sua placa.... atá agora falamos da parte fisica do Bios...

Agora vamos falar da parte soft do Bios: Dentro deste chip Rom é gravado um programa controlador da sua placa mãe, este programa é somente leitura, pois sua modificação deixará sua placa sem utilidade, este é chamado de Bios... Junto da Bios há mais dois programas somente leitura, o POST e o SETUP... vamos falar deles agora:

SETUP é um programa para alterar/fazer configurações sobre o hardware de seu pc, e as configurações deste programa, alterado pelo usuário será armazenado numa memória RAM especial chamada CMOS, esta por ser uma memória RAM perde os dados ao desligar o pc, então é acoplado uma bateria (geralmente de Litium) para manter esta memória ativa..Esta memória também armazena as configurações do relógio do pc...

POST é um programa que irá checar o hardware instalado em sua placa mãe e checar as configurações feitas no Setup, caso há algo de errado ou mau configurado, este irá avisar..

Espero ter sido claro e objetivo

Um baraço,

Anderson Hoffmann

:bandeira:

• 13 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!